Buscar

ética politica e sociedade avaliação I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Avaliação I - Redação Individual (398093) - Ética, Política e Sociedade (ADG18)
Prova: 5954150
QUESTÃO:
1. A ética é um conceito que foi se modificando pela história das sociedades. A cada período histórico, diferentes sociedades construíram formas de compreender a ética, cada uma a seu modo. Isto pode ser exemplificado através da comparação entre a ética medieval dos cristãos e a ética das sociedades industriais modernas. Nesse contexto, escreva uma redação com o tema: AS DIFERENÇAS ENTRE A ÉTICA DO PENSAMENTO CRISTÃO MEDIEVAL E A ÉTICA DO PENSAMENTO MODERNO.
RESPOSTA ESPERADA:
A ética na concepção cristã: domínio do cristianismo na vida das pessoas. O relacionamento estava pautado no comportamento da pessoa com Deus. A pessoa, no entanto, era parte da coletividade cristã, não existia a ideia contemporânea de indivíduo. A fé e a caridade eram as virtudes supremas. A pessoa precisa do auxílio divino para praticar o bem. Nesse caso, o conjunto de valores é determinado por mérito ou importância, levando em conta a relação entre o bem e o mal. Assim, destacam-se valores como caráter, honra e fidelidade. Faça o bem e evite o mal, era uma máxima da ética cristã que pesava sobre o papel da consciência e da relação como Deus.
A ética na concepção moderna: ela pode estar presente na ética de concepção kantiana, marxista ou relativista. Na ética kantiana, o indivíduo está influenciado pela razão humana e pelo espírito capitalista. Para Kant, o homem é, por natureza, egoísta, diferente da ética cristã. Já a ética marxista está fundada na igualdade social. Este pensador lutou contra a sociedade de classes. Na ética relativista, deve-se levar em conta a subjetividade das pessoas. A virtude estaria, então, no respeito e na tolerância às diferenças.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando