Buscar

Sabor Cearense Análise Estratégica

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ATIVIDADE AVALIADA PARA A AV1
ESTUDO DE CASO: EMPRESA SABOR CEARENSE
Equipe:
Romênia de Sousa Gomes - 201407128329
Aleciana Farias Coutinho - 201301617148
Roberta Sousa Rocha - 201601625081
Professor: Sávio Barros.
Fortaleza – CE
26 de Abril de 2017
SUMÁRIO
 
 
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar um plano estratégico, desenvolvido a partir do caso concreto da empresa Ice Cream Sorvetes Artesanais Ltda, trazendo propostas e objetivos para desenvolvimento e crescimento da empresa. O plano inicia-se com uma análise dos pontos fortes e fracos da empresa, bem como das oportunidades e ameaças encontradas em seu contexto, de acordo com a matriz SWOT. Em seguida, estabelece a Missão e a Visão da empresa, como ferramentas para nortear as decisões organizacionais. Apresenta também a definição de três objetivos organizacionais e a elaboração das estratégias utilizadas para alcança-los, realizadas com base na Matriz BCG. Por último, trazendo estratégias organizacionais em cada uma das principais áreas da empresa. 
HISTÓRICO DA EMPRESA
A Indústria de sorvetes Ice Cream, é obra da visão empreendedora de Sr. José Alencar da Silva, um incansável e apaixonado pelo que faz. O início da produção de sorvetes se deu há mais de 20 anos, em uma pequena fábrica no quintal de sua casa, em um sítio da região metropolitana de Fortaleza. A excelente aceitação pelos primeiros consumidores (Familiares e amigos moradores da região) motivou-o a continuar.
Sr. José Alencar é um entre dez irmãos que trabalhavam numa pequena área de terra de propriedade de sua família no interior do Estado do Ceará, na produção de frutas que eram vendidas nas feiras das cidades vizinhas. A disciplina da cultura sertaneja, sem muitas opções, canalizava todo o esforço da família para o trabalho na agricultura de subsistência. E essa era o destino esperado para todos, em uma sequência de pai para filho, através das gerações. No entanto, o Sr. José, na época ainda adolescente, resolveu quebrar essa lógica sertaneja. Foi morar com parentes em um sítio da região metropolitana de Fortaleza. Com seu trabalho amealhou uma reserva financeira No entanto, dizia “não quero ser empregado de ninguém, quero ter o meu próprio negócio”. Com essa reserva comprou um pequeno sítio onde foi morar e ao mesmo tempo sítio onde foi morar e ao mesmo tempo desenvolveu o cultivo de frutas tropicais.
Não levou muito tempo para descobrir que a oportunidade estava mais perto do que pensava. Uma pequena estrutura desativada de processamento artesanal de frutas, localizada na região, de propriedade de amigo próximo, foi lhe oferecida. Com recursos de um empréstimo comprou a estrutura e o maquinário. Montou tudo em seu sítio. Era o início, em 1995, do sorvete Sabor Cearense.
No início, teve que buscar ajuda de pessoas mais experientes e participou de cursos técnicos sobre a fabricação de sorvetes. Seus primeiros produtos foram os picolés e copinhos de sorvetes com sabores especialmente regionais.
Com boa aceitação, buscou a profissionalização e a formalização da empresa. Em 2005, uma de suas primeiras decisões na busca de expandir o negócio, foi criar parcerias com supermercados e mercadinhos da região. O crescimento foi imediato. Com esses resultados além do esperado, teve que ampliar a fábrica a fim de atender à crescente demanda.
Em 2010, a empresa reformula suas ações estratégicas buscando acelerar seu crescimento. Ampliou sua linha de produtos com a fabricação de sorvete a granel o que possibilitou a ampliação do mercado por meio de parcerias com sorveterias que vendem sorvete self service. Os investimento vieram de financiamentos bancários.
O negócio estava em expansão. O que era um simples negócio para complemento de renda familiar, se transformou em uma rede de empresas parceiras, sendo uma rede de supermercados local, e 10 pontos comerciais representantes. Atualmente, a venda é complementada por 8 (oito) quiosques (franqueados) em pontos de grande visitação, praças e corredores de centros comerciais. 
ANÁLISE AMBIENTAL
 Matriz SWOT
A técnica SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de ambientes. É empregada em processos de planejamento estratégico, avaliação da situação da organização e de sua capacidade de competição no mercado. Essa técnica contribui para formação de estratégias competitivas através da identificação dos pontos fortes e pontos fracos, que são os fatores internos da organização, e as oportunidades e ameaças, que são os fatores externos da organização. (SILVEIRA, 2001, p. 209)
 	Partindo dessa definição e analisando a empresa Ice Cream Sorvetes Artesanais Ltda, segundo a Matriz SWOT, foram obtidas as seguintes informações:
	
	Análise Swot - Sabor Cearense
	EXTERNO
	Oportunidades
	
	 
	Descrição das oportunidades
	Prazo
	Descrição do impacto na empresa
	Grau do impacto
	
	1
	Mercado de sorvetes crescendo
	3
	Maior oportunidade de sucesso
	4
	
	2
	Enorme mercado consumidor
	3
	Grande demanda
	3
	
	3
	Rede de contatos (Supermercados, quiosques, etc)
	2
	Grande rede de divulgação e distribuição
	3
	
	4
	Produto não sazonal
	1
	Possibilidade de vendas durante todo o ano
	4
	
	Ameaças
	
	 
	Descrição das oportunidades
	Prazo
	Descrição do impacto na empresa
	Grau do impacto
	
	1
	Crise econômica grave, aumento da inflação e elevada taxa de desemprego
	4
	Impacto direto nas finanças, produção, pessoal e preço dos produtos
	4
	
	2
	Alta taxa de Juros
	3
	Barreiras para exportação, revendas, etc
	3
	
	3
	Surgimento de novos concorrentes
	3
	Possibilidade de perda de clientes
	4
	INTERNO
	Pontos Fortes
	
	 
	Descrição dos pontos fortes
	Consequência para a empresa
	Grau do impacto
	
	1
	Sabor tipicamente cearense (Diferenciado)
	Valor agregado na percepção do cliente
	3
	
	2
	Marca consolidada
	Credibilidade
	3
	
	3
	Portfólio diversificado
	Muitas opções de escolha para os clientes
	4
	
	
	
	
	
	
	Pontos Fracos
	
	 
	Descrição dos pontos fracos
	Consequência para a empresa
	Grau do impacto
	
	1
	Problemas na gestão
	Conflitos internos
	4
	
	2
	Estrutura simples com poucos níveis de decisão
	Centralização de poder
	3
	
	3
	Fábrica operante na capacidade máxima
	Demora no abastecimento dos supermercados
	4
 Conclusões da análise ambiental
O primeiro cenário percebido a partir da análise dessas informações é a existência de oportunidades que se aliam aos pontos fortes da empresa. Uma oportunidade mapeada destaca a expansão do produto (Sorvete) no mercado, seguida do aumento do público consumidor. Aliado a isso, sublinha-se o diferencial no sabor do produto, que é tipicamente cearense, e a diversidade do portfólio que possibilita mais opções de escolha para os clientes. 
Outra oportunidade levantada é a rede de contatos que a empresa possui, o que além de facilitar na divulgação dos seus produtos, pode ser relacionado a força que é a empresa ter uma marca consolidada, portanto, reconhecida pelos potenciais clientes.
Em contrapartida, a análise das ameaças apontadas como a crise econômica do país e a elevação das taxas de juros, se associadas as fraquezas identificadas na organização, devem ser sinalizadas com alerta de alta gravidade, pois existem problemas de gestão e centralização de poder que fazem com que as decisões sejam tomadas de forma mais lenta e por pessoas que por muitas vezes, estão distantes dos processos operacionais. 
Sobre a entrada de novos concorrentes no mercado, a empresa possui a vantagem de ter sua marca consolidada e um produto diferenciado, o que os sobreleva em relação aos outros. Porém, uma fraqueza também apontada na matriz, é o fato da produção operar em sua capacidade máxima, o que ocasiona atrasos no abastecimento dos supermercados que também é consequência do grave problemade gestão da organização.
PRINCIPAIS DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS
 Missão
Para Chiavenato (2005), missão significa uma tarefa que é recebida. É a razão de existência da organização. E segundo Oliveira (2005), a missão também deve satisfazer o ambiente externo, ou seja, oferecer algo que responda a sua ansiedade.
Assim, obedecendo aos princípios para a composição da missão organizacional e objetivando ter um princípio basilar para a cultura, operações e estratégias da empresa, define-se então como razão de existir da Ice Cream Sorvetes Artesanais Ltda:
“Produzir sorvetes nutritivos, de altíssima qualidade, preservando o sabor e a originalidade das frutas, gerando satisfação e prazer ao nosso público de interesse”
 Visão
Segundo Oliveira (2005), a visão representa um cenário ou horizonte desejado pela empresa para atuação. Já para Hart (1994) ela é a compilação de desejos de uma empresa a respeito do seu futuro. Enquanto para Costa (2007) “o conceito de visão é muito amplo, porém pode ser definido como um conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da organização: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista.”
Kanter, Peter e Waterman concluíram que os líderes que são capazes de oferecer uma visão clara, coerente e bem sustentada, têm poder para conduzirem os destinos da organização.
Com o objetivo de nortear o trabalho da empresa Ice Cream Sorvetes Artesanais Ltda, bem como direcionar os esforços dos colaboradores da instituiç para os próximos três anos, estabelece-se como visão organizacional:
Visão 2020: Ser líder cearense no ramo de sorvetes e tornar-se a preferida do nosso público de interesse.
 Macro objetivos organizacionais
Após a análise de ambiência da empresa, observando os problemas internos de gestão e hierarquia de decisões, produção na capacidade máxima, demora no reabastecimento dos supermercados, preocupando-se também com os fatores externos, a crise econômica no país e a alta nas taxas de juros, alinhado a visão da empresa, instituem-se os seguintes macro objetivos:
Aumentar a capacidade de produção da empresa em 30% até dezembro de 2017
Reduzir os custos operacionais em 30% até julho de 2018
Aumentar a produtividade (Resultados/Recursos) até dezembro de 2019
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DE ESTRATÉGIA
 Análise do portfólio de produtos (matriz BCG)
Segundo Kotler (2000), a Matriz BCG (BOSTON Consulting GROUP) pode ser conceituada como sendo uma ferramenta que visa classificar os produtos de uma determinada empresa, de acordo com o seu potencial.
	A partir desse conceito, utilizando a matriz BCG para a análise do portfólio de produtos da Ice Cream Sorvetes Artesanais Ltda, obteve-se o seguinte resultado:
 Conclusões da análise de portfólio
 Estratégias organizacionais
 Estratégias Funcionais
RESULTADOS ESPERADOS
Objetivos Organizacionais:
Financeiros; (arrecadação , redução de gastos ,preços competitivos), aumentar a rentabilidade em termos percentuais(%)
Clientes ( qualidade no atendimento e satisfação completa)
Aprendizado e crescimento (tecnologia e inovação) .Crescimento em faturamento , em produção , em lucro, em numero de clientes e em numero de negócios.
Expandir os negócios da empresa ( criar mais unidades , crescer)
Desempenho do administrador e da gestão 
Responsabilidade social e ambiental.
Apresentação das propostas de Estratégias 
Análise B C G
A carteira de negócio da Empresa Sabor Cearense é constituída de ; picolés , sorvete em copinhos de 50g , sorvete a granel e sorvete gourmet , que são distribuídos em supermercados , mercadinhos e quiosques e pequenos comércios locais.O mercado está ganhando amplo espaço comercial e ganham força com as parcerias de negócios e tem apoio de 5 sorveterias na própria cidade além de 3 de médio porte no interior do estado e 2 na região norte do Pais. 
ANÁLISE B C G
 ALTO
CRESCIMENTO DO MERCADO
BAIXA	
PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO
	
SORVETE A GRANEL
	
SORVETE GOURMET
	ALTO
ALTO
 
BAIXO
	
PICOLÉS
	
SORVETE EM COPINHOS DE 50G
 
Conclusões da Análise B C G
O Sorvete a granel é a estrela é preciso Investir para aumentar ganhos , capacidade de produção e de vendas melhorar qualidade e desencorajar novos ou antigos competidores. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode transformar-se numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
.
	
O sorvete gourmet é a interrogação, ou criança problema, e a decisão cabe a Investir para aumentar mercado em áreas em que tem potencial para dominar . Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento, pode se tornar um produto “estrela”.
 
Os picolés são as vacas leiteiras e com eles é necessário colher resultados dos produtos bem sucedidos e manter investimentos minimos	 . Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
 
O sorvete em copinhos de 50g é o abacaxi ou cão vira lata, só tem duas saidas , desinvestir ou liquidar. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.
Estratégias Organizacionais
De grande abrangência
Estratégia de concentração: como a ice cream é uma empresa em desenvolvimento, com grande potencial de crescimento, deve-se focar na linha de produto para poder fazer frente as grandes multinacionais que são as grandes lideres do mercado.
 De crescimento: ter uma carteira de negócios equilibrados para compensar possíveis sazonalidades mantendo a lucratividade e diminuindo os riscos de prejuízos..
 Estratégias de redução de custos: fazer pesquisas de consumo para de possíveis sazonalidades, com isso para a produção de certos produtos em determindas épocas do ano com pouca venda e diminuir custos.
Estratégias Funcionais: 
PeD: 
Um mercado que está em crescimento é de açaí e seria uma boa a empresa sabor cearense entra nesse mercado para captar novos clientes para os outros produtos.
Desenvolver a áreas de sorvetes goumert, pois essa área está em grande crescimento.
Desenvolver novos sabores para os picolés, para manter o bom faturamento do mesmo.
Pesquisar novas tendências, conhecer os adjetivos dos concorrentes
Estratégias produção 
Aumentar o número de funcionários, pois acompanhado de um crescimento uma maior demanda
Aumentar o tamanho da fabrica
Dar um treinamento bom para os funcionários para manter a qualidade que é marca registrada da empresa
Procurar manter um estoque que supra as necessidades do clientes
Manter maquinário com tecnologia atualizada .
 Estratégias financeiras
Ter controle de custos para não definha perante a crise financeira
Não manter todos os custos a curto prazo para não comprometer o faturamento
Procurar fornecedores com preços menores, sempre mantendo a qualidade.
Ter eficiência para evitar gastos
Terceirizar atividades meios para focar nas atividades fim
Estratégias de marketing
Fixar preços competitivos para os diversos mercados
Fazer uma maior divulgação do produto nas áreas de menor consumo.
Pesquisa de mercado para atender as necessidades dos clientes
Saber como se posicionar frente aos diversos concorrentes
Colocar pontos comerciais em locais com maior consumo Ex: Shoppings e praças.
Estratégias de Recursos humanos
Dar maior autonomia aos gerentes
Remuneração variáveis
Recrutamento dando oportunidades a novos talentos
Manter bons funcionários 
Fazer avaliações de desempenho para poder identificar e sanar deficiências da empresa
Resultados esperados ( Juatificativa do consultor)
Se conhecermos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer uma centena de combates. (SUN TZU)t

Continue navegando