Buscar

Processo do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Duplo Grau de Jurisdição
Apesar da CLT ser omissa, o duplo grau de jurisdição obrigatório será aplicado na Justiça do Trabalho por ser compatível ao Processo do Trabalho. Desta forma, o Tribunal Superior do Trabalho aditou a súmula 303 para regulamentar a sua aplicação que é idêntica àquela prevista no CPC: 
- acima de 1000 salários mínimos para União e suas autarquias e fundações; 
- acima de 500 salários mínimos para os Estados, o Distrito Federal, as respectivas autarquias e fundações de direito público e os Municípios que constituam capitais dos Estados;
- acima de 100 salários mínimos para todos os demais Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.
Recursos Trabalhistas em espécies 
1. Recurso ordinário: De acordo com artigo 895 da CLT, o Recurso Ordinário é cabível no prazo de 8 dias das decisões terminativas ou definitivas das Varas do Trabalho e dos Tribunais Regionais em sua competência originárias em dissídios individuais ou em dissídios coletivos. 
Este é o principal recurso e a última chance para as partes rediscutirem matérias de fatos e provas. 
O procedimento sumaríssimo uma vez distribuído o relator terá até 10 dias para liberar o relatório, onde a secretaria deverá colocar imediatamente para julgamento sem revisor. Na sessão de julgamento, o parecer do Ministério Público do Trabalho será oral se assim o quiser fazê-lo constando da ata a sua manifestação. Por fim, o acórdão no sumaríssimo consistirá na certidão de julgamento, quando a decisão mantiver os mesmo fundamentos da sentença de primeiro grau.
2. Recurso de revista: Prevista no artigo 896 da CLT, no prazo de 8 dias para o Tribunal Superior do Trabalho para as decisões proferidas em Recurso Ordinário, somente em dissídio individuas pelos Tribunais Regionais nas seguintes hipóteses:
a) Nos acórdãos que derem interpretação diversa da Lei Federal da que lhe houver dado outro Tribunal Regional do Trabalho, de seu pleno ou turma, ou dado pela SDI do Tribunal Superior do Trabalho, ou tenham contrariado súmula do Tribunal Superior do Trabalho, ou súmula vinculante do STF; 
b) Derem interpretação diversa a Lei Estadual, Convenção Coletiva, Acordo Coletivo, Sentença Normativa ou Regulamento Empresarial de aplicação territorial que exceda em Tribunal Regional do Trabalho nos mesmos moldes do item anterior;
c) Quando as decisões dos Tribunais Regionais do Trabalho violarem literalmente Lei Federal ou afrontarem direta e literalmente a CF.
Diante da sua natureza extraordinária, o presidente do Tribunal Regional que receberá o recurso de revista deverá fazer o primeiro juízo de admissibilidade, antes de envia-lo para o Tribunal Superior do Trabalho analisando alguns pressupostos específicos que estão descritos no parágrafo 1°-A, parágrafos 7° e 8° do artigo 896 da CLT. O artigo 896-A da CLT (alterado pela reforma) prevê mais um pressuposto específico que é a necessidade de demonstrar da transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social e jurídico. A jurisprudência criou mais outro pressuposto recursal específico admissibilidade

Outros materiais