Buscar

O que são as Virtudes Teologais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que são as Virtudes Teologais?
Virtudes Teologais são as virtudes que nos ligam diretamente a Deus. São três fundamentais: a fé, a esperança e a caridade.
As virtudes humanas se fundam nas virtudes teologais, que adaptam as faculdades do homem para participarem da natureza divina. Pois as virtudes teologais se referem diretamente a Deus. Dispõem os cristãos a viver em relação com a Santíssima Trindade e têm a Deus Uno e Trino por origem, motivos e objeto.
As virtudes teologais fundamentam, animam a caracterizam o agir moral do cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para serem capazes de agir como seus filhos e merecer a vida eterna. É o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano.
O que e fé? A fé é uma pura dádiva de Deus, que nós obtemos se intensamente a pedirmos. A fé é a força sobrenatural de que necessariamente precisamos para alcançar a salvação. A fé requer a vontade livre e a lucidez do ser humano quando ele se abandona ao convite divino. 
O que é a virtude da Esperança? A esperança é a virtude teologal (dom de Deus), que nos faz desejar como nossa felicidade o Reino dos Céus e a Vida Eterna, pondo nossa confiança nas promessas de Cristo, apoiando-nos não em nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo. A Carta aos hebreus diz: “Continuemos a afirmar nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa” São Tito disse que por Jesus Cristo, nosso Salvador, fomos justificados e nos tornamos “herdeiros da esperança da vida eterna” “Nossa esperança não pode ser incerta, pois que ela se apóia nas promessas divinas” (S. Agostinho). A virtude da esperança responde à aspiração de felicidade colocada por Deus no nosso coração e purifica-a, para ordená-las ao Reino dos Céus. Ela nos protege contra o desânimo; anima-nos diante de nossa fraqueza; faz o nosso coração desejar a bem-aventurança eterna.
 
O que é a virtude da caridade?As virtudes são as disposições habitual e firme de fazer o bem. São desejos de nossa inteligência e vontades que comandam nossos atos, ordenam nossas paixões, e nos guiam segundo a razão e a fé. A caridade é a virtude teologal (dada por Deus) que nos leva a amar a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus. Amar o próximo sem ser por amor a Deus é filantropia, mas não caridade. Jesus fez da caridade “o novo mandamento”. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” Assim, manifestou o amor do Pai que Ele recebe. Amando-se uns aos outros, os discípulos imitam o amor de Jesus que eles também recebem. Por isso disse Jesus: “Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei em meu amor” E ainda: “Este é o meu preceito: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” . Jesus insistiu com os discípulos: “Permanecei em meu amor”. São Paulo disse que: Cristo morreu por nosso amor quando éramos ainda “inimigos” . E Jesus exige que amemos como Ele, mesmo os nossos inimigos, que amemos o próximo como o bom samaritano, e amemos como Ele as crianças e os pobres.

Outros materiais