Buscar

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	 1a Questão (Ref.: 200602811679)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. (BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.) A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois
		
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200602325540)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como o pedagogo pode enfrentar os desafios educacionais em uma sociedade plural e contraditória e em constante transformação?
Assinale a opção que contem a resposta correta.
		
	
	Aplicando com segurança tudo o que foi capaz de assimilar dentro da empresa
	
	Seguindo as orientações de seus superiores dentro da organização
	 
	Adotando uma postura crítica e coerente com os princípios norteadores da sua prática
	
	Procurando ter experiências nos diferentes tipos de sociedade
	
	Repetindo o que deu "certo" em outra empresa com grupos de trabalho distintos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200602856897)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O fordismo, enquanto paradigma tecnológico, é um método de organização da produção do trabalho complementar ao taylorista. Assinale a alternativa que completa o pensamento acima.
		
	
	Arrumados em fileiras, os operários executam coletivamente as tarefas.
	
	O ritmo do trabalho é baseado no contato entre os funcionários,
	
	Como paradigma gerencial, o fordismo surge no setor imobiliário, setor este secundário da economia.
	 
	O fordismo caracteriza-se pelo gerenciamento tecnológico burocrático de uma mão de obra especializada.
	
	Taylor copiou os princípios de Ford.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200602352777)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Baseado no padrão de desenvolvimento fordista, assinale a seqüência com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas a) Gestão da força de trabalho compatível com as necessidades de acumulação capitalista b) Industrialização iniciante, preocupada em eliminar o desperdício e as perdas daquilo que constitui sua principal fonte de riqueza c) Níveis salariais e de consumo se tornem adequados ao padrão tecnológico e de produção industrial em grande escala.
		
	
	c) V / V / F
	 
	a) V / F / V
	
	b) F / F / V
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200602731576)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A produção flexível leva a um paradigma industrial que convive com o questionamento dos princípios fordistas de produção, com o abandono de equipamentos rígidos, voltados para a produção de produtos padronizados, e vê crescer a adoção de sistemas integrados de automação flexível. Surge então um novo modelo que operou uma revolução técnica mais radical e que causou mais impacto, uma vez que alguns de seus pontos básicos têm penetrado em escala mundial, mesclando-se ou mesmo substituindo o padrão fordista dominante.
Esse novo paradigma industrial convive com o questionamento dos princípios fordistas de produção, o abandono de equipamentos rígidos, voltados para a produção de produtos padronizados, e vê crescer a adoção de sistemas integrados de automação flexível que apresentam as seguintes características
I     A descentralização no nível interno e na subdivisão da indústria.
II   A inovação com adoção de novos processos.
III  A integração entre etapas do processo produtivo.
IV  A Linha de montagem para reduzir os custos da produção.
V   A flexibilidade nos equipamentos que garantem a variação do processo.
Após análise do texto e dos itens anteriores marque, abaixo, o único item incorreto, ou seja, aquele que não é uma característica do novo paradigma industrial.
		
	
	II e III
	 
	IV
	
	I e V
	
	I
	
	V
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200602259759)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As transformações atualmente em cursos nos cenários econômicos, político e social têm sido analisados por vários autores como fruto de esgotamento de um padrão de desenvolvimento que emergia no pós-guerra e se prolongou por mais de um quarto de século, até meados dos anos 70. Esse período, que abarca os trinta anos que se seguiram à segunda guerra mundial, foi denominado por muitos economistas de "Anos Dourados" e foi marcado por um conjunto de relações econômicas, sociais e políticas que, mediante a conquista de um nível elevado de produção, consumo, produtividade e comércio, foram eficazes durante quase 30 anos, na preservação do processo de acumulação do capital.
Esse período caracterizou-se por altas taxas de crescimento, pelo aumento da produtividade, pela elevação dos salários, pela redução da taxa de desemprego, pela ampliação do consumo e pela expansão do consumo e do bem estar dos cidadãos.
Marque o item que completa as características desse período.
		
	 
	aumento do capitalismo e revolução industrial
	 
	altas taxas de crescimento e elevação dos salários.
	
	consumo em demasia e queda da produtividade
	
	presença das pequenas empresas e incorporação de um funcionários.
	
	uma consolidação do paradigma improdutivo e estrutura oligopólica.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200602872809)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A organização hipermoderna não constitui um sistema paternal, mas um sistema maternal. A empresa é a grande mãe, a fonte de prazer e sobrevivência dos trabalhadores. Com relação aos sentimentos dos trabalhadores, podemos afirmar que:
		
	
	Para sobreviver na empresa, o trabalhador não precisa se sentir aceito, basta realizar suas tarefas de forma correta.
	
	Para ser aceito como parte da empresa, ele não precisa aderir às suas regras. O trabalho é independente do aceitamento da ideologia da empresa;
	 
	A empresa é a grande mãe, a fonte de prazer e sobrevivência dos trabalhadores.
	
	O trabalhador não é influenciado pela ideologia da empresa;
	
	Os trabalhadores não são controlados por chefes, regras ou filosofia da empresa;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200602719508)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo POMBEIRO (2006), a mediação econômica surge quando a organização promove o confronto com os privilégios oferecidos como compensação pelas exigências feitas a seus empregados, que funciona como uma forma de viabilizar suas ações de exploração e dominação em contrapartida às vantagens e benefícios oferecidos às pessoas. Saber que as organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente, de modo que os trabalhadores aceitem o trabalho excessivo, os objetivos de lucro da empresa e a própria dominação capitalista o mesmo autor cita que a dominação da organização sobre os indivíduos se consolida de tal forma que, cada vez mais, o espaço de liberdade das pessoas se estreita. A fé na organização é praticamente uma religião cultuada e referenciada todos os dias. Em saber que após a crise de 1970, o processo de reestrutura produtivo é marcado pela intelectualização das tarefasobserve que no parágrafo último do texto anterior, Pombeiro se refere a um tipo de mediação que ocorre nas organizações hipermodernas. Marque o único item incorreto considerando as mediações feitas para que o trabalhador mais qualificado possa se manter preso ao regime capitalista:
		
	
	( ) a mediação econômica
	
	( ) a mediação política
	
	( ) a mediação trabalhista
	 
	( ) a questão ideológica
	
	( ) a dominação psicológica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200602872825)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No paradigma tradicional de gestão,administrar consistia em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. Compreendia-se que a eficácia desse monitoramento do processo produtivo seria assegurada por três elementos. Assinale a alternativa que apresenta os três elementos referidos.
		
	
	Conhecimento científico, flexibilidade, instrumento de controle;
	
	Conhecimento científico, decisões coletivas, instrumento de controle;
	 
	Conhecimento científico, instrumento de controle, autoridade gerencial;
	
	Instrumento de controle; hierarquia horizontal, decisões coletivas;
	
	Decisões coletivas, conhecimento científico, hierarquia horizontal;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200602745188)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O paradigma tradicional de gestão, desenvolvido ao longo da constituição e consolidação do paradigma fordista, se caracteriza por conceber o processo de produção sob a abordagem da engenharia. Isto quer dizer que: I - Isso significa que a administração foi entendida como um ato regulatório. II - Visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo. III - Administrar consistia, em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. IV - Administrar consistia em dar voz aos funcionários e atender, na medida do possível, suas reivindicações.
		
	
	Apenas a questão II está correta.
	 
	Apenas as questões I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as questões II e III estão corretas.
	
	Apenas as questões I e II estão corretas.
	
	Apenas a questão IV está correta.

Continue navegando