Buscar

HISTÓRIA MODERNA DA FORMAÇÃO DO SIST INTERNAl aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Jacob Burckhardt: "Graças à cultura antiga reencontrada, os italianos não tardaram a tornar-se o povo mais avançado do mundo e a sentir a sua superioridade sobre as outras nações". BURCKHARDT, Jacob. O Renascimento italiano. Lisboa: Presença, 1973,pp. 140-141. Assinale a única característica que NÃO pode ser corretamente associada ao Renascimento:
	
	Quest.: 1
	
	
	
	
	esse movimento cultural teve na Península Itálica condições históricas que possibilitaram seu desenvolvimento como a estrutura política descentralizada das cidades italianas.
	
	
	uma das principais características do Renascimento foi o Humanismo, filosofia que valorizava o estudo das humanidades como a filologia e a história.
	
	
	ao se comparar com os antigos, os renascentistas consideravam-se "anões em ombros de gigantes", pois reconheciam a superioridade dos clássicos, mas acreditavam na capacidade dos modernos para dar continuidade aquela tradição cultural.
	
	
	o pleno desenvolvimento de ideias científicas neste período pode ser justificado pela tolerância que a Igreja Católica demonstrou desde o início do movimento.
	
	
	a busca pela Antiguidade foi um importante referencial para este movimento intelectual e artístico que retomou valores clássicos como o antropocentrismo.
	
	
	2.
	Em uma Europa fragmentada, a formação de uma identidade dentro da sociedade era dada pelo :
	Quest.: 2
	
	
	
	
	Cientificismo
	
	
	Capitalismo
	
	
	Feudalismo
	
	
	Racionalismo
	
	
	Catolicismo
	
	
	3.
	O Antigo Regime, que existiu em muitos países europeus ao longo da Idade Moderna, compreende um conjunto de características econômicas, sociais, políticas e culturais. Dentre essas características, é CORRETO incluir:
	Quest.: 3
	
	
	
	
	na economia, o predomínio de relações capitalistas; e, na política, a hegemonia das ideias liberais.
	
	
	na política, o predomínio de monarquias absolutistas; e, na economia, o intervencionismo estatal (mercantilismo).
	
	
	na economia, a generalização do princípio do laissez-faire; e, na sociedade, uma hierarquia constituída segundo critérios de estamentos e ordens.
	
	
	na cultura, o predomínio do pensamento racional e científico; e na religião o enfraquecimento da influência das igrejas protestantes.
	
	
	na sociedade, uma hierarquia determinada não pelo nascimento mas pelas riquezas que o indivíduo conseguisse acumular; e, na economia, as práticas monopolistas.
intervencionismo estatal
Em economia, intervencionismo estatal refere-se à interferência do Estado na atividade econômica do país, visando a regulação do setor privado, não apenas fixando as regras do mercado, mas atuando de outras formas com vistas a alcançar objetivos que vão desde o estímulo ao crescimento da economia e à redução de desigualdades até o crescimento do nível de emprego e dos salários, ou à correção das chamadas falhas de mercado. As intervenções típicas dos governos modernos na economia ocorrem no âmbito da definição de tributos, da fixação do salário mínimo, das tarifas de serviços públicos e de subsídios.
princípio do laissez-faire
Laissez-faire é hoje expressão-símbolo do liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência e com apenas o suficiente regulamentos para proteger os direitos de propriedade.1 Esta filosofia tornou-se dominante nos Estados Unidos e nos países ricos da Europa durante o final do século XIX até o início do século XX.
estamentos
Constitui uma forma de estratificação social com camadas mais fechadas do que classes sociais, e mais abertas do que as castas, ou seja, possui maior mobilidade social que no sistema de castas, e menor mobilidade social do que no sistema de classes sociais. É um tipo de estratificação ainda presente em algumas sociedades. Nessas sociedades, do presente ou do passado, o indivíduo desde o nascimento está obrigado a seguir um estilo de vida predeterminado, reconhecidas por lei e geralmente ligadas ao conceito dehonra, embora exista alguma mobilidade social.
_1460811923.unknown
_1460811928.unknown
_1460826677.unknown
_1460826678.unknown
_1460812582.unknown
_1460826676.unknown
_1460812581.unknown
_1460811927.unknown
_1460811921.unknown
_1460811922.unknown
_1460811919.unknown
_1460811920.unknown
_1460811916.unknown
_1460811917.unknown
_1460811914.unknown

Outros materiais