Buscar

GESTÃO DO DESEMPENHO AULA 06 TELETRANSMITIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
GESTÃO DO DESEMPENHO
EAD – MARCELO FARIA 
GESTÃO DO DESEMPENHO
Aula 06
A Competitividade como Fator de Sobrevivência
1/21
*
*
Nesta aula, veremos como é importante a gestão de indicadores de desempenho tendo em vista a obrigatoriedade da organização se manter competitiva.
Essa competitividade está diretamente relacionada com o desempenho organizacional e que o mesmo, é consequência da sua eficácia e eficiência.
Veremos os conceitos desses fatores (eficácia e eficiência) como também, os conceitos de qualidade, produtividade, indicadores objetivos e subjetivos.
Finalmente, veremos também como o sistema de gestão de desempenho pode contribuir para melhorar a efetividade das organizações.
2/21
*
*
Competitividade - fator de sobrevivência
Ela significa a posição que uma organização ocupa diante das outras organizações no mesmo mercado.
Essa corrida entre as organizações fazem com que as mesmas adotem medidas que visem a ocupar a melhor posição no mercado.
3/21
*
*
O que pode ser percebido hoje, é que existe um número cada vez maior de ofertas de produtos cada vez melhores.
Em contrapartida há do lado de fora das organizações uma demanda exigente, conhecedora daquilo que deseja adquirir e com mais alternativas de escolha para compra.
As organizações só sobreviverão se forem (ou se tornarem) competitivas.
As organizações atuam em um ambiente dinâmico e complexo.
4/21
Competitividade - fator de sobrevivência 
*
*
Esse ambiente de mudanças e transformações farão com que as organizações venham a obter o sucesso esperado se tiverem a capacidade de perceber e se adequar a essa nova realidade. 
Se as organizações não tiverem essa capacidade elas fatalmente perderão a competitividade e gradativamente diminuirão a sua participação no mercado.
Para sobreviver e ter sucesso, as organizações precisam adotar ações que despertem um interesse maior dos seus clientes. 
Essas ações passam por processos de inovação contínua atraindo para si os clientes e fornecedores.
5/21
Competitividade - fator de sobrevivência 
*
*
A competitividade das organizações está associada à sua eficácia e sua eficiência operacional.
A eficácia está relacionada à capacidade de atingir objetivos ou fazer o que é certo.
Os indicadores de eficácia estão associados às metas ou aos produtos das atividades desenvolvidas na organização.
As metas podem ser associadas às rotinas ou inovações definidas pela organização.
6/21
Competitividade = Eficácia + Eficiência
*
*
Metas que fazem parte das atribuições dos cargos/funções e podem ser identificadas no instrumento de descrição do cargo. 
Cada cargo tem definido um conjunto de atividades/metas que resultam em “produtos”. 
Um Analista de Recursos Humanos pode ter como atribuição/meta fazer o fechamento da folha de pagamento, logo o produto do seu trabalho é a folha de pagamento elaborada; 
Um Analista Contábil, por sua vez, pode ter como atribuição/meta montar o balancete mensal, logo o produto do seu trabalho é o balancete montado; 
A eficácia pode ser verificada pelo resultado desses produtos. A folha de pagamento e o balancete devidamente montados e sem erros garantem a eficácia.
Eficácia - Metas associadas às Rotinas
7/21
*
*
As metas associadas às inovações são estabelecidas a partir da necessidade de mudanças/inovações identificadas pela organização.
Pode ser uma nova linha de produtos, um novo sistema de gestão, abertura de uma nova filial, criação de um sistema de vendas por computador (vendas on-line), etc.
Essas metas são desdobradas entre as diversas unidades administrativas, conforme suas atribuições. 
Por exemplo, a abertura de uma nova filial vai demandar ações de profissionais da área de logística (abastecimento da nova filial), de manutenção (instalações físicas), de RH (contratação e treinamento de pessoal), de suprimentos (aquisição de maquinários, móveis, etc.) e de operações (operacionalizar a filial).
Eficácia - Metas Associadas às Inovações 
8/21
*
*
As áreas alocam seus profissionais nas diversas atividades que lhes foram atribuída no planejamento.
Esses profissionais passam a ser responsáveis pelas atividades definidas no plano de ação da área. 
No exemplo citado, a eficácia dos profissionais envolvidos pode ser verificada pelo cumprimento das atividades previstas no plano de ação para abertura da nova filial.
9/21
Eficácia - Metas Associadas às Inovações 
*
Os indicadores de eficácia também são classificados como indicadores de qualidade.
Isso porque o produto de qualquer atividade deve atender às necessidades ou expectativas explícitas (especificações) dos usuários (clientes).
Se essas necessidades forem atendidas, a avaliação do usuário/cliente será de que o produto tem qualidade.
Lembramos que o cliente pode ser externo ou interno.
Algumas vezes o conceito de qualidade pode ser subjetivo, necessitando de um cuidado maior na sua medição.
Eficácia = Qualidade
10/21
*
*
Um indicador classificado como objetivo, quando ele é auto-explicativo. Quando a sua identificação não gera nenhum tipo de dúvidas do que está sendo medido.
Por exemplo: Quantidade de vendas por mês, número de novos clientes, quantidade de cursos oferecidos e quantidade de cursos realizados. 
Um indicador classificado como subjetivos são aqueles que precisam ser demonstrados e interpretados para que não haja dúvidas na hora da sua medição (especificação).
Por exemplo: IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (especificação = expectativa de vida + acesso ao conhecimento + PIB per capita)
Indicadores Objetivos e Subjetivos
11/21
*
Eficiência – Métodos e uso dos Recursos
Os indicadores de eficiência, por sua vez, estão associados ao como fazemos. Isto envolve a administração/uso dos recursos disponibilizados, dos processos organizacionais e dos métodos de trabalho – eficiência é fazer do modo certo.
Esses indicadores estão associados aos métodos de trabalho, que por sua vez determinam os recursos (tipo e quantidade) utilizados para realização das atividades (tempo, matéria-prima, equipamentos, ferramentas, mão de obra, etc.) e a forma como devem ser empregados (normas e procedimentos) estabelecendo o know-how (tecnologia empregada) das atividades (processos)
12/21
*
*
Os indicadores de produtividade são de natureza objetiva, normalmente traduzida em números ou percentuais, e estabelecem a relação entre produtos/insumos (quanto se gasta para fazer uma atividade/produto). 
Eles representam o quanto foi utilizado de recursos para gerar uma determinada quantidade de produtos.
13/21
Eficiência = Produtividade
*
Fatores que Influenciam a Produtividade
O método empregado - tecnologia de transformação de insumos em produtos.
O profissional responsável pela execução da atividade - domínio das competências necessárias para a execução das atividades.
Uma pessoa pode ser eficaz (o produto do seu trabalho atender às necessidades dos clientes/usuários) sem ser eficiente (gastar mais recursos do que o previsto no procedimento padrão) 
Ou pode ser eficiente (utilizar os recursos previstos ou menos) sem ser eficaz (a atividade/produto não ser concluído e/ou não alcançar o resultado esperado pelos clientes/usuários).
14/21
*
*
A busca desses resultados deve ser o foco de toda organização e isso se deve da maneira como a sua gestão atua tendo como premissas a visão e missão da mesma.
Tornar o trabalho produtivo e o trabalhador realizado é o grande desafio da administração. O homem é o mais nobre dos recursos produtivos, por sua capacidade de criar, adaptar e inovar. 
Ele representa o capital intelectual, recurso produtivo de maior valor agregado da organização. O capital intelectual é inerente ao homem. Ele agrega valor à organização quando este conhecimento se transforma em produtos, processos e políticas (capital estrutural).
15/21
*
*
Os produtos (bens ou serviços) são os resultados pelos quais as organizações
alcançam sua eficácia, que por sua vez está associada à satisfação de necessidades e expectativas dos clientes (internos ou externos) e relacionada diretamente com a manutenção ou ampliação das atividades (receita).
Através do desenvolvimento dos processos (conjunto de ações integradas direcionadas a um objetivo), as organizações alcançam sua eficiência. Eles estão diretamente relacionados ao método, à tecnologia e aos recursos empregados e são determinantes do custo de operação e sua rentabilidade (lucro)
16/21
*
*
Gestão para Competitividade
Resultados
17/21
*
*
Esses processos podem ser divididos em três grandes grupos:
Processos Meio ou de apoio que sustentam os processos fim
Processos Fim ou Primários: ligados diretamente ao produto final
Processos Gerenciais: controle e monitoramento dos demais
18/21
*
*
Em cada processo executado encontramos indicadores de desempenho. Esses indicadores são medidos periodicamente apresentando resultados. 
É através desses resultados é que se podem constatar os níveis de eficácia e eficiência. 
Aonde podemos perceber a Gestão de Desempenho? 
Um dos principais ativos das organizações são os seus recursos humanos, e para que esse ativo dê o melhor rendimento, é preciso fazer com que ele esteja motivado, preparado, organizado e alinhado ao plano organizacional.
19/21
*
*
O sistema de gestão do desempenho tem como missão avaliar a qualidade dos produtos e a produtividade nos processos de cada pessoa no exercício de um cargo/função organizacional, assim como o domínio das competências inerentes a esses cargos/funções. 
Quanto mais específico for o conjunto de parâmetros, maior será a precisão de diagnóstico e mais efetivas se tornarão as ações de manutenção ou correção de desempenho.
20/21
*
*
Praticamente a Gestão de Desempenho pode ser considerada um sistema de informações que possibilita ao gestor ter uma visão ampla e integrada e tomar decisões.
Diante da necessidade das organizações se manterem competitivas no mercado, a Gestão de Desempenho deve auxiliar na busca da excelência dos seus processos e produtos, tendo como fator preponderante a valorização dos seus recursos humanos.
21/21
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais