Buscar

Simulado Direito Civil 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503932469)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a opção que não indica um direito real:
		
	
	retrovenda
	
	servidão
	
	usufruto.
	
	anticrese
	
	hipoteca
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503861880)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(OAB MG 2005) No sistema do Código Civil brasileiro, não é direito real: 
		
	
	a servidão. 
	
	o penhor. 
	
	o condomínio. 
	
	a propriedade. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503799140)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Avalie as afirmações a seguir sobre a veracidade das características dos direitos reais: I- Os Direitos Reais tem como característica a oponibilidade erga omnes, significando que toda a coletividade precisa respeitar os direitos reais de alguém sobre algum bem. Ou seja, a coletividade deve reconhecer o proprietário de um bem imóvel. II- A sequela é característica dos direitos reais, diz-se direito de sequela a capacidade de não acabar o vínculo existente entre o bem e seu titular mesmo que esse objeto esteja distante. O fato de você não poder carregar sua casa junto com você não lhe retira a propriedade. O fato de um indivíduo alugar seu apartamento para alguém, também não lhe retira sua titularidade sobre ele. O vínculo do direito real se prende a coisa e dela não se desliga por meras alienações subsequentes. III- O direito real não é passível de abandono, bem como não poderá ser adquirido por usucapião. IV- O direito real tem a característica da tipicidade ou numerus clausus, estabelecido pelo código civil e leis especiais; não pode ser de livre pactuação; existe uma limitação legal, pois somente o legislador, no código ou em leis extravagantes pode cria-lo. É correto apenas o que se afirma em. 
		
	
	D) I, II, IV.
	
	II, III e IV .
	
	B) I e III.
	
	C) III e IV.
	
	A) I e II.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503863965)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(TJ/MG) Em relação à posse, assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	A posse do locatário e a do comodatário são consideradas posses precárias. 
	
	A posse nascida injusta não poderá se converter em posse justa. 
	
	A posse adquirida por ameaça, para ser considerada injusta, exige prévio ajuizamento de ação anulatória do ato, por vício do consentimento. 
	
	A posse nascida justa pode tornar-se injusta, especialmente no que se refere ao vício da precariedade. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503864043)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(XIII EXAME UNIFICADO DA OAB 2014) Ary celebrou contrato de compra e venda de imóvel com Laurindo e, mesmo sem a devida declaração negativa de débitos condominiais, conseguiu registrar o bem em seu nome. Ocorre que, no mês seguinte à sua mudança, Ary foi surpreendido com a cobrança de três meses de cotas condominiais em atraso. Inconformado com a situação, Ary tentou, sem sucesso, entrar em contato com o vendedor, para que este arcasse com os mencionados valores. De acordo com as regras concernentes ao direito obrigacional, assinale a opção correta.
		
	
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação propter rem, entendida como aquela que está a cargo daquele que possui o direito real sobre a coisa e, comprovadamente, imitido na posse do imóvel adquirido. 
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação com eficácia real, uma vez que Ary ainda não possui direito real sobre a coisa. 
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois cabe ao vendedor solver todos os débitos que gravem o imóvel até o momento da tradição, entregando-o livre e desembargado. 
	
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação subsidiária, já que o vendedor não foi encontrado, cabendo ação in rem verso, quando este for localizado.

Continue navegando