Buscar

FUNÇOES DA LINGuagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMOTIVA 
Na função emotiva (ou expressiva), enfatiza-se a linguagem do emissor que expressa sentimentos, emoções, avaliações centradas no ”eu” do seu mundo interior. Predomina  nas cartas pessoais, na poesia confessional, nas resenhas críticas ou nas canções sentimentais, assim prevalece o uso da 1ª pessoa.
Temos como exemplo o seguinte poema de Fernando Pessoa:
O que penso eu do mundo? / Sei lá o que penso do mundo! / Se eu adoecesse pensaria nisso. Que ideia tenho eu das cousas? / Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos?
Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma / E sobre a criação do mundo? [...]
Apelativa (ou conativa)
O objetivo da transmissão da mensagem é persuadir ou convencer o receptor. Os textos publicitários apresentam essa finalidade: influenciar o comportamento do leitor, envolvê-lo com uma mensagem persuasiva. Normalmente, empregam-se verbos no Modo Imperativo,como pronomes e verbos na 2ª ou 3ª pessoas.
Temos, como exemplo, trechos da música de Raul Seixas:
Não diga que a canção está perdida / tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez 
Queira / Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo [...]
POÉTICA 
Quando a mensagem é elaborada de forma inovadora, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias. Desenvolve o sentido conotativo das palavras. Predomina na poesia, mas pode ser encontrada em determinadas formas jornalísticas.
Por exemplo:
Serenata sintética – Cassiano Ricardo
Rua torta
         Lua morta
Tua porta
Fática (ou de contato)
A intenção é iniciar um contato através de cumprimentos com uma abordagem coloquial - objetiva e rápida. Em textos escritos, têm muita importância os recursos gráficos. 
Como exemplo, podemos citar a música de Paulinho da Viola: “Sinal fechado”:
Olá, como vai? / eu vou indo, e você, tudo bem? Tudo bem, eu vou indo ,correndo / pegar  meu lugar no futuro. E você? [...]
METALINGUÍSTICA
Tem como fator essencial o código. São vários os exemplos como verbetes dos dicionários, um poema que fala sobre o poeta e a poesia ou definições.  O poema de João Cabral de Melo Neto é um exemplo que revela as concepções do autor sobre o ato de escrever.
Catar feijão
Catar feijão se limita com escrever:
Jogam-se os grãos na água do alguidar
E as palavras na folha de papel:
E depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel, água congelada, por chumbo seu verbo:
Pois  para catar esse feijão, soprar nele,
E jogar fora o leve e oco, palha e eco [...]
REFERENCIAL
Destaca-se, na função referencial (ou denotativa), o referente, ou seja, o objeto da mensagem. A intenção do emissor é transmitir informações objetivas sobre o referente. No texto jornalístico transcrito abaixo, o emissor transmite sua mensagem  ao receptor informando-lhe sobre lixo e consumo.
Meio ambiente e ecologia são assuntos normalmente incômodos, pois colocam em evidência a difícil relação entre a sociedade de consumo e a natureza. Com o culto ao novo , ao tecnológico, produtos que poderiam durar anos passam a ser descartados em tempos curtíssimos e de modo irregular, acelerando a geração de lixo [...]

Outros materiais