Buscar

SANDRA LUCIA AEIXO DA SILVA [48584 901 1 717518]47172 48584AD corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância (AD)
Disciplina: Filosofia na Idade Média
Curso: Filosofia
Professor: João José Buss
Nome do aluno: Sanra Lúcia Aleixo da Silva
Data:19/10/2017
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Proposta da atividade:
Immanuel Kant, (1724-1804), foi um dos principais representantes do movimento iluminista. Propunha o domínio do pensamento racional sobre o teocentrismo (Deus no centro de todas as explicações), que predominava na Europa desde a época Medieval, período que estamos estudando. De acordo com ele e os demais pensadores iluministas, esta forma de pensamento poderia jogar luzes nas trevas em que se encontrava grande parte da humanidade. Por isso estou propondo que a nossa AD – Avaliação à Distância seja sobre o texto intitulado “O que é esclarecimento” da autoria deste grande pensador, texto que se encontra na ferramenta MIDIATECA e através do qual o filósofo expõe uma série de ideias defendidas sobre o medievo. Portanto, após leitura atenta do texto e demais pesquisas que o aluno possa entender serem necessárias, responda o que se pede abaixo: 
Questão 1: (2,5 pontos cada item)
No texto em comento Kant afirma que a Idade Média é o período da menoridade intelectual do homem e aponta dois tipos ou modalidades de menoridade. Portanto, após a tomada de conhecimento das ideias do autor sobre esta temática, responda o seguinte:
a) O que Kant entendia por menoridade intelectual e qual a relação que o mesmo faz entre a mesma e a liberdade?
b) Cite e explique as duas modalidades/tipos de menoridade existentes segundo o pensador.
Questão 2: (5,0 pontos)
A tese de que a Idade Média foi o período da menoridade intelectual do homem, defendida pelo pensador iluminista, com certeza, não alcançou consenso. Houve com discordasse. Além disso é possível afirmar que a imagem/ideia positiva ou negativa que alguém constrói sobre determinada pessoa, instituição, período, etc. quase sempre é feito a partir de uma certa ideologia, isto é, de uma certa concepção de mundo. Por isso, a partir do seu conhecimento sobre a idade média e mediante um texto/resposta de aproximadamente 20 (vinte) linhas, fundamente sua opinião em relação à tese defendida por Kant. Em outras palavras, diga se concorda ou discorda da mesma, de maneira fundamentada 
 Pensando segundo Kant.
 Segundo Kant “menoridade é a incapcidade de se servi de seu próprio entendimento sem a tutela do outro”.Para ele resulta da falta de resolução e de coragem necessárias para usar seu entedimento sem a tutela de outro.O próprio homem é culpado dessa menoridade, não por falta de entendimento,mas por falta de decisão e coragem.
 Kant afirma que todo individuo vive uma situação de menoridade em alguma ocasião da vida o que pode adivir tanto por comodismo,como por opurtunismo, medo ou preguiça.Mas que não pode acontecer é o individuo permanecer na menoridade a vida toda, renunciando esse processo a si e aos outros.
 Uma vez que não nascemos prontos a menoridade e natural,pois se confunde com imaturidade.
 As causas são a preguiça e a covardia e a maioria dos indivíduos vive sem se importar por toda a vida.É mas fácil depender do outro quando se tem alguém para responder por você, isto se torna cômodo e faz com que as pessoas pensem que não é preciso gastar energia pensando.O outro assume tudo no seu lugar,tudo que for indesejável, e assim vai passando a reponsbilidade, nada e culpa, pensar pra que? Me esclarecer pra que? Mudar pra que?Politico não e tudo igual?
 Kant afirma que para sairmos de menoridade intelectual e preciso ,ter liberdade,para de ser conduzido,buscar conhecimento , embriagar-se de esclarecimento,pois muitas situações de poder tem instrumentos para perpetuar menoridade.A limitação damesma estão por toda parte,haja visto o senado.
 Em várias situações se pode questionar, mas não podemos deixar de cumprir, exemplo disso pagamentos dos impostos: podemos sim questionar este pagamento,mas não podemos deixar de paga-los,pois acarrretam para nós muitas complicações.
 Um novo aplicativo que possa pensar pelo individuo, o pastor, um padre, que age como se fosse a consciência do individuo, são exemplos de como se pode continuar sendo “menor” e deixando de pensar por si próprio.
 Porem como afirma Kant o esclarecimento, não esta vinculado, apenas em adqurir,um profundo saber, sobre um assunto,mas adqurir autonomia,condição moral essencial exclusiva de uma minoria.
 Nesse sentido, todos potencialmente podem esclarecer-se, já que possuem capacidade de pensar.Afirma que ser esclarecido é,antes de tudo um compromisso moral com o aperfeiçoamento e o bem estar da sociedade,respeitando as hierarquias sociais existentes.
 
 O pensador iluminita defendia que na idade media foi o período da menoridade intelectual do individuo, no que tinha razão no tocante a falta de coragem, do povo de ousar,pensar,não era falta de ententendimento ,penso de corvadia,período onde predominava o pensamento cristão, que era noerteador; a própria Filosofia estava sujeita e limitada aos princípios da fé, os indivíduos eram dependentes, condusidos por dogmas e pela fé,porem,não posso concordar na intregalidade,pois neste período surgiu a arquitetura gótica,novas técnicas agrícolas,as primeiras universidades, daí o conceito de menoridade intelectual,penso não ser aplicado intregalmente, a todo o período,mas concordo com Kant que seu argumento e relevante principalmente na Filosofia e no desenvolvimento intelectual.
 Se me pergutarem será que já vivemos numa época esclarecida? Vou responder com as palavras de Kant ( ainda no século XIX) “Não vivemos em uma época de esclarecimentos,falta ainda muito para que os individuos,nas condições atuais,tomando em conjunto,estejam já numa situação,ou possam ser colocados nela,na qual em matéria religiosa sejam capazes de fazer uso seguro e bom de seu próprio entendimento,sem serem dirigidos por outrem”.
 Kant respondeu esta questão e certamente influenciou o pensamento iluminista de seu tempo.Se no seu tempo já era difícil deixar a menoridade e pensar por si próprio.Podemos firmar que os indivíduos,ainda hoje,são os próprios culpados pela sua menoridade e talvez Kant, vivesse no nosso tempo,concordasse com essa afirmativa ao analisar a questão da menoridade intelectual na atualidade.
Referencias: Kant,imnanuel.An.Answer.To The:Wat IS.enlightemmente.- Perfeição.
Kant, Immanuel .Oque é esclarecimento.
Ateus.net >>ceticismo

Continue navegando