Buscar

LISTA 2 FTE III

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO 
CAMPUS DE BELÉM
Cursos: Bacharelado em Engenharia Ambiental
Disciplina: Física Teórica e Experimental III
PROFESSOR: Júlio César
LISTA 2
1. A diferença de potencial elétrico entre os pontos extremos de uma descarga elétrica durante uma tempestade é 1,2 × 109 V. De quanto varia a energia potencial elétrica de um elétron que se move entre esses pontos? Dê a sua resposta entre (a) joules e (b) elétron-volts.(Resp. (a) 1,92.10-10J (b) 1,2.109eV).
2. Na experiência da gota de óleo de Millikan (veja lista 1. Exercício 8), um campo elétrico de 1,92 × 105 N/C é mantido entre duas placas separadas por 1,5 cm. Encontre a diferença de potencial entre as placas. .(Resp. - 2,88.103V)
3. Uma placa infinita carregada tem densidade de carga σ = 0,12 μC/m2. A que distância estão as superfícies equipotenciais cujos potenciais diferem de 48 V?
4. Uma quantidade total de carga positiva Q é espalhada sobre um anel circular plano de raio interno a e raio externo b. A carga é distribuída de modo que a densidade de carga (carga por unidade de área) é dada por σ = k/r3, onde r é a distância desde o centro do anel a qualquer ponto deste. Mostre que o potencial no centro do anel é dado por: 
5. Um eletrômetro é um aparelho usado para medir cargas estáticas. Uma carga desconhecida é colocada nas armaduras de um capacitor e após isto medimos a diferença de potencial entre elas. Qual é a menor carga que pode ser medida por um eletrômetro cuja capacitância vale 50 pF e tem sensibilidade à voltagem de 0,15 V? .(Resp. 7,5.10-12pF)
6. Um capacitor de armaduras paralelas é construído com placas circulares de raio 8,22 cm e 1,31 mm de separação entre elas. (a) Calcule a capacitância. (b) Qual a carga que aparecerá nas armaduras, se aplicarmos uma diferença de potencial de 116 V entre elas?
7. Ache a capacitância equivalente à combinação na Fig. 25. Suponha que C1 = 10,3 μF, C2 = 4,80 μF e C3 = 3,90 μF. (Resp. 1,9.10-6F)
8. (a) Três capacitores estão ligados em paralelo. Cada um deles tem armaduras de área A, com espaçamento d entre elas. Qual deve ser a distância entre as armaduras placas de um único capacitor, cada uma com área também igual a A, de modo que a sua capacitância seja igual à da associação em paralelo? (b) Repita o cálculo supondo que a associação seja em série.
9. Imagine que você disponha de vários capacitores de 2,0 μF, capazes de suportar, sem ruptura dielétrica, 200 V. Como seria possível combinar esses capacitores, de modo a obter um sistema capaz de resistir à diferença de potencial de 1.000 V e com uma capacitância de (a) 0,40 μF e (b) 1,2 μF?
10. Quando giramos a chave S da Fig. ao lado para a esquerda, as armaduras do capacitor de capacitância C1 adquirem uma diferença de potencial V0. Inicialmente, C2 e C3 estão descarregados. A chave S é agora girada para a direita. Quais os valores das cargas finais q1, q2, e q3 sobre os capacitores correspondentes? 
 
Bons Estudos!

Continue navegando