Buscar

VAP4 - Fundamentos Teóricos da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Wallon fez um profundo e minucioso estudo da motricidade, da afetividade e da inteligência descrevendo estágios no desenvolvimento humano. As nossas crianças do Ensino Fundamental I (anos iniciais) estão classificadas em qual estágio, segundo Wallon?
Nomeie e descreva as características deste estágio, em até 10 linhas.
RESPOSTA: 
Estágio categorial :Nesse estágio a criança começa a desenvolver as capacidades da memória e atenção voluntárias.Esse estágio geralmente manifesta-se entre os seis e os onze anos de idade
No categorial (aproximadamente dos 6 aos 11 anos) que coincide com o início do período escolar, a aprendizagem se faz predominantemente pela descoberta de diferenças e semelhanças entre objetos, imagens, idéias e representações: “o que é o mundo?”.
Estágio Categorial que se da aproximadamente entre 6 aos 11 anos.
Onde predomina inteligência, focando descoberta das semelhanças de objetos imagens.
Provavelmente inicio do raciocínio simbólico O QUE É O MUNDO.
Podendo ser trabalhados jogos de cooperação, de tabuleiro com regras criadas pelos próprios alunos.
espero ter ajudado
RESPOSTA: 
A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência. Segundo Wallon, é no Estágio Categorial que se da aproximadamente entre 6 aos 11 anos, que  predomina a inteligência, focando descoberta das semelhanças de objetos imagens, a criança começa a desenvolver as capacidades da memória e atenção voluntárias, ou seja, as nossas crianças do Ensino Fundamental I, estão classificadas neste estágio. Podendo ser trabalhados jogos de cooperação, de tabuleiro com regras criadas pelos próprios alunos.

Outros materiais