Buscar

EAD E A TECNOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EAD e a Tecnologia
A primeira utilização da educação a distancia foi em meados do século XIX com os correios, o uso do radio e da tv na educação foi nos ultimos40 anos e começava a combinar , velhas e novas tecnologias transformando o ensino a distancia cada vez mais presente no sistema educacional.
A educação a distancia no Brasil foi através da fundação radio sociedade no Rio de Janeiro, sucedendo vários projetos educacionais usando o radio: como a radio escola municipal no rio de Janeiro, Senac e outros.
 
Esta inciso no Art. 3º que as instituições de educação superior que atuam na modalidade EaD, respeitando a legislação em vigor e as presentes Diretrizes e Normas Nacionais, respondem pela organização acadêmica, execução e gestão de seus cursos;
§ 1º A modalidade educacional definida no caput deve compor a política institucional das IES, constando do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC)
, ofertados nessa modalidade, respeitando, para esse fim, o atendimento às políticas educacionais vigentes, às 
Diretrizes Curriculares Nacionais, ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior 
(Sinaes) e aos padrões e referenciais de qualidade, estabelecidos pelo Ministério da Educação(MEC), em articulação com os comitês de especialistas e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep.
1º As tecnologias, as metodologias e os recursos educacionais, materializados em ambiente virtual multimídia interativo, inclusive materiais didáticos, bem como os sistemas de acompanhamento e de avaliação de aprendizagem, são elementos constitutivos dos cursos superiores na modalidade EaD ,sendo obrigatória sua previsão e detalhamento nos documentos institucionais e acadêmicos, constantes do §1º, do art. 2º, respeitadas as condições materiais instaladas na sede e no(s) polo(s) de EaD.
é possível ter acesso aos conteúdos de maneira rápida, em um ambiente de aprendizagem interativo e inovador.
principais tecnologias empregadas nos cursos EAD:
1. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
. Vídeo-aulas
3. Áudio e Videoconferência
. Chats e Fóruns
Bibliotecas Virtuais
Vantagens do uso da tecnologia na EAD
A utilização destas tecnologias traz uma série de vantagens, como por exemplo:
Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, desenvolvendo a autonomia.
Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos, professores e tutores.
As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno que desejar acessá-las novamente, e, com isso, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo poderão revisá-los quando necessário.
O aluno tem a comodidade de assistir às aulas, realizar atividades, contribuir com coletas, esclarecer dúvidas e consultar materiais de estudo em qualquer horário e lugar
O desenvolvimento de novas tecnologias permite hoje ao homem desfrutar de grandes avanços nas mais diversas áreas. Essas tecnologias estão transformando os meios de se fazer negócios, o modo de trabalhar das pessoas, assim como têm conferido outros recursos para o aprendizado: propiciaram o desenvolvimento de novas alternativas de educação a distância (EAD), que vêm sendo pesquisadas e praticadas nas IES.

Outros materiais