Buscar

Discursiva Didática 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Didática
Atente para a seguinte citação:
“O professor é quem seleciona, organiza e apresenta o conteúdo ao aluno, de acordo com um plano que atenda interesses e necessidades de sua classe. O tratamento de conteúdo, no planejamento de ensino, exige, cada vez mais, originalidade, criatividade e imaginação por parte do professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Pura Lucia Oliver. Didática teórica / Didática prática: para além do confronto. São Paulo: Editora Loyola, 1989, p. 40.
Considerando o conteúdo do livro-base Didática, explique como ocorrem a seleção e a organização dos conteúdos escolares, tanto na teoria quanto na prática.
Nota: 50.0
Resposta:
Pautado no Planejamento, a seleção e organização dos conteúdos escolares são selecionados de acordo com a ordem social a que a comunidade escolar apresenta e baseado em indicadores provenientes de ordem hierárquica que definem e acompanham o andamento do aprendizado. Teoricamente falando esse acompanhamento é feito de longe, pois visa somente a evolução escolar. De outro lado a prática esta centralizada no ambiente pedagógico que acompanha mais de perto a evolução da aprendizagem.
Questão 2/2 - Didática
Atente para o excerto a seguir:
“A intencionalidade educativa está presente no processo de ensino e é indicadora das concepções de quem a propõe. Assim, o fator ação-reflexão-ação se torna fundamental para a aprendizagem do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, I.P.A. Dimensões do processo didático na ação docente. IN: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P.L.O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Org.) Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004, p.13-30, v.1.
Considerando os conteúdos do livro-base Didática, responda à seguinte pergunta:
Como são organizadas as formas e práticas de interação centradas na sistematização coletiva do conhecimento, de acordo com Martins?
Nota: 50.0
Resposta:
O professor é o mediador do saber, que desenvolve meios para que aluno interaja e se integre ao meio, favorecendo que o conhecimento seja discutido, e a relação professor aluno se consolide dando espaço a prática social, buscando resultados e aprendizagem coletiva.

Outros materiais