Buscar

BDQ 4 RTM II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602009831)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Tração Manual Vertebral é um procedimento comum, utilizado pela Fisioterapia com o objetivo de recuperar os espaços fisiologicos intervertebrais, também indicado para radiculopatias. Dentre as contraindicações podemos identificar.
		
	
	Tumores em desenvolvimento.
	
	Hipertenção descontrolada.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Pânico.
	
	Osteoporose local.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601437210)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mobilização se dá por meio da osteocinemática (mobilização fisiológica) e da artrocinemática (mobilização acessória), que deverão constar, enquanto preocupação, da avaliação fisioterapêutica, a fim de facilitar a elucidação do problema e a prescrição de melhor conduta a ser realizada. Assim sendo, assinale a alternativa que evidencia essa condição.
		
	
	A artrocinemática é melhor aplicada em condições reumáticas, já que o significativo atrito gerado com essa mobilização contribui para a fluidez do líquido sinovial.
	
	A artrocinemática é enfatizada em situações articulares e/ou musculares, nas quais apresenta melhor eficácia, em virtude da alavanca gerada.
	 
	A artrocinemática pode estar presente em ganhos articulares e/ou musculares, porém a osteocinemática propicia maiores ganhos musculares, nos finais da amplitude de movimento.
	
	A osteocinemática deve ser iniciada em qualquer conduta ortopédica, priorizando-se a artrocinemática em sequência terapêutica evolutiva.
	
	A osteocinemática deve ser priorizada em pacientes que apresentam alteração exclusivamente articular, a fim de que a amplitude seja alcançada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602373389)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As mobilizações osteocinemática e artrocinemática complementam-se, na rotina de atendimentos fisioterapêuticos manuais. Ambos são fundamentais ao processo de reabilitação articular e muscular, contribuindo para amenizações dolorosas e ganhos de arco de movimento. Assim, analise as questões abaixo e marque a alternativa correta :
		
	
	A osteocinemática deverá ser enfatizada em ganhos articulares já que proporcionam menor alavanca e tensão.
	
	A artrocinemática não pode ser feita de forma passiva, cabendo apenas em condutas ativas e funcionais.
	 
	A mobilização osteocinemática poderá ser enfatizada tanto na forma passiva quanto na forma ativa na reabilitação.
	
	A artrocinemática prioriza maior alavanca e tensão nas articulações, cabendo em ganhos musculares e de amplitude de movimento.
	
	A amplitude de movimento articular enfatiza ganhos artrocinemáticos pois os osteocinemáticos acontecem sempre automaticamente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601441296)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O paciente Luís Inácio Obama de 60 anos procurou um médico por causa de dores no pescoço e no ombro direito. Ele é pintor e trabalha sete dias por semana como autônomo. O paciente reclama que vem perdendo força e tem dificuldade de fazer abdução e flexão do braço direito. Após avaliação médica, foi observada limitação funcional da osteocinemática de flexão e abdução do ombro e extensão da cabeça. O médico solicitou exame de radiografia (RX), no qual o resultado encontrado foi diminuição do espaço subacromial do ombro direito e diminuição do espaço intervertebral das vértebras cervicais. O paciente voltou ao médico para levar o exame e ver o tratamento. O médico o encaminhou para a fisioterapia e receitou um medicamento para dor. Baseado no quadro do paciente, marque qual deve ser a conduta terapêutica para esaa fase irritável.
		
	
	iniciar com técnicas de mobilização articular grau 2 e 3, seguidas de tração lombar.
	
	iniciar com técnicas de mobilização articular grau 1 e 3, seguidas de tração lombar.
	
	iniciar com técnicas de mobilização articular grau 2 e 3, seguidas de tração cervical.
	
	iniciar com técnicas de mobilização articular grau 1 e 4, seguidas de tração cervical.
	 
	iniciar com técnicas de mobilização articular grau 1 e 2, seguidas de tração cervical.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602373353)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Disfunção significa distúrbio parcial ou total, anormal de um órgão funcionante. Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que se apresentam agrupados numa mesma afecção. As disfunções da articulação propriamente e da musculatura envolvida não deveriam ser agrupadas, entretanto é impossível separá-las.Portanto a disfunção da ATM é qualquer alteração do movimento normal, com ou sem presença de dor. ( Rev. Soe. Bras. CiroPlást. São Paulo v.17 n.l p. 51-68 jan/abr, 2009) Com base no texto e em seus conhecimentos sobre disfunção e síndrome marque a alternativa correta. I) Patologias da ATM se iniciam com uma disfunção II) A síndrome é consequência de uma disfunção III) A disfunção pode fazer parte da síndrome IV) Ambas aparecem num mesmo momento São verdadeiras:
		
	
	III e IV apenas
	
	II e IV apenas
	 
	II e III apenas
	 
	I e II apenas
	
	I e III apenas

Outros materiais