Buscar

BIODIESEL( plano de marketing)

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
ESCOLA POLITÉCNICA
ENGENHARIA QUÍMICA
jULIANO PIETRUK
NATHALIA zATONI 
RAFAELA gomes LIMA
BIODIESEL
Curitiba
2017
sUMÁRIO
1) INTRODUÇÃO................................................................................................3
1.1) PROBLEMATIZAÇÃO.................................................................................3
1.2) OBJETIVO GERAL.....................................................................................4
1.3) OBJETIVOS ESPECIFICOS.......................................................................4
2) CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA.............................................................
3) aSPECTOS DE MERCADO...........................................................................
4) MARKETING..................................................................................................
4.1) PUBLICO ALVO........................................................................................
4.2) PRODUTO...................................................................................................
4.3) PREÇO........................................................................................................
4.4) DISTRIBUIÇÃO...........................................................................................
4.5) COMUNICAÇÃO.........................................................................................
5) CONCLUSÃO..................................................................................................
6) REFERENCIAS................................................................................................
INTRODUÇÃO
PROBLEMATIZAÇÃO 
Em busca de novos desenvolvimentos sustentáveis, a sociedade vem sondando cada vez mais o mundo dos recursos naturais. O Brasil, por conta de suas condições naturais, possui uma vasta capacidade e tecnologia para a produção de biocombustíveis, principalmente etanol e biodiesel (SANTANA, Ademir). O biodiesel, é um combustível obtido através de origens animais ou vegetais. Quando vindo de matérias-primas vegetais, geralmente são utilizadas oleaginosas tais como soja, girassol, mamona, semente de girassol. O combustível de origem animal, pode ser extraído do sebo bovino, suíno e de aves. O biodiesel vem com a proposta de substituição do óleo diesel, no qual é derivado do petróleo (SANTANA, Ademir).
A empresa irá focar no ramo de produção de biodiesel a partir do reciclo dos óleos de cozinha já utilizados. O biodiesel será obtido através de um processo de transesterificação. Diferente de muitas empresas, esta produzira biodiesel continuamente em um pequeno processador a uma taxa de 50 litros por hora, uma inovação, visto que muitas empresas ainda produzem pelo processo de batelada devido as suas várias fases de produção. Além da empresa possuir um processo muito simples de funcionamento gerara um conjunto de benefícios para o local onde foi instalada, dentre eles: o biodiesel é mais barato que os combustíveis tradicionais, podendo ser misturado na proporção correta com outros óleos comburentes, amenizando a longo prazo a poluição gerada pelos outros combustíveis; gerara empregos a população local e dará um destino correto aos óleos já utilizados nas residências e comércios da cidade, além da geração de riqueza
A produção e comercialização de um combustível que seja alternativo aos derivados de petróleos gera um impacto além de econômico, social. Pelo programa Nacional De Produção e Uso de Biodiesel o qual incluí a agricultura familiar na produção da matéria prima, o que possibilitou a inserção de 54 mil famílias no programa segundo o MDA. A contribuição da agricultura familiar na produção ocasiona ganhos ambientais promovendo o biodiesel a um combustível mais sustentável, pois a matéria prima deste será a disponível no pais (OSAKI, 2011). 
OBJETIVO GERAL
A apresentação do produto para clientes e contribui dores é o objetivo principal da publicidade realizada. A seleção do público alvo torna possível que a publicidade seja efetiva. Precificação, dialogo com o cliente e comercialização são fatores variáveis, que após a abertura da empresa sofreram mudanças. Para isso é necessário que o biodiesel produzido seja de qualidade aprovada pela a ANP e de custo viável. 
OBJETIVOS ESPECIFICOS 
A empresa se caracteriza como uma empresa produtora de biodiesel. Possuindo como público alvo consumidores de combustível que visam a utilização de um combustível mais sustentável. Estando inserida no mercado de energias sustentáveis, com alta concorrência com os derivados de petróleo. O produto fabricado é um produto originado de matérias primas encontradas no pais, com propriedades menos a abrasivas ao meio ambiente que os derivados de petróleo. A precificação é formulada através do Break even Point, este método relaciona a quantidade de bens e produtos que devem ser vendidos visando a igualar o valor obtido ao valor de custo variáveis e fixos, tendo no ponto crítico de vendas lucro nulo. A pequena demanda do produto não oferece a necessidade imediata de um sistema de comercialização, o biodiesel é coloca em embalagens próprias da empresa e os clientes realizam o deslocamento do produto. A empresa possui site de fácil acesso no qual os clientes encontrarão acesso a comunicação com a empresa, e-mail e número de telefone, a empresa possui atendentes capacitadas para fornecer informações aos clientes. A comunicação também é realizada por marketing.
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
2.1) CONTEXTO ECONÔMICO
Com a crise internacional dos anos 2000, o preço do petróleo teve um grande aumento, chegando a seu ápice em agosto de 2006. Assim, combustíveis não fósseis foram a melhor alternativa para consumo, se tornando mais baratos que os combustíveis de origem fóssil. 
2.2) CONTEXTO SOCIOCULTURAL
Grande parte da energia da energia consumida mundialmente provém do petróleo, todavia não se trata de uma fonte renovável de energia e há estudos que preveem seu esgotamento num futuro próximo. Os combustíveis fósseis também são conhecidos por serem nocivos ao meio ambiente, por esse motivo, a sociedade busca novas fontes de energia, sendo essa a proposta da empresa. Assim, o óleo vegetal torna-se uma interessante substituição do óleo diesel, sendo esse testado desde século XIX. 
O aumento da produção de biodiesel e de seu uso como combustível tem um vasto impacto em setores como, social, ambiental e econômico. No aspecto social, a empresa de biodiesel, valoriza a mão de obra rural, gerando oportunidades de emprego no campo. 
2.3) CONTEXTO TECNOLÓGICO
Com o desenvolvimento de tecnologias, equipamentos de produção de alta tecnologia são inseridos na empresa, fazendo com que haja uma melhora na organização e também na gestão empresarial. Com a implantação de tecnologias, há uma melhora de relacionamento da empresa com o cliente. 
2.4) CONTEXTO INSTITUCIONAL
A empresa deve conhecer com extrema exatidão todas as leis, decretos e portarias que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) estabelece. 
2.5) LOCALIZAÇÃO E PORTE DA EMPRESA
A empresa fica localizada em Curitiba, sendo a capital do segundo maior produtor brasileiro de soja. O grão é a matéria prima mais utilizada para se fazer biodiesel. A empresa é de grande porte, atendendo uma demanda nacional. 
ASPECTOS DE MERCADO
Atualmente a empresa encontra-se em fase final de construção e tem como objetivo a produção de 3000 toneladas/ ano de biodiesel, podendo futuramente expandir sua produção sem problemas. A empresa encontra-se em Curitiba, cidade a qual utiliza em vários ônibus do transporte coletivo o biodiesel; Sendo assim as empresas de ônibus locais serão potenciais compradoras do produto; Além das refinarias, que o utilizarão na mistura com outros óleos comburentes para a venda nos postos de combustíveis locais.
Sabe-se que a maior parte da energia do mundo é providados combustíveis fosseis como petróleo, carvão e gás natural, mas especialistas dizem que estes combustíveis tendem a se esgotar num futuro não muito longe. Nesse contexto combustíveis renováveis como o etanol e o biodiesel começaram a ser produzidos em maior quantidade, visto a eficácia dos mesmos. Focando no biodiesel, o mesmo vem abrindo oportunidades de geração de empregos, sejam eles no campo ou nas indústrias de produção.
Com relação aos aspectos ambientais, o biodiesel vem sendo muito aceito, visto que este encontra-se livre de enxofre e componentes aromáticos (presentes no diesel comum), e ainda quando queimado libera um menor índice de partículas de HC, CO2 e CO.
No que se diz respeito aos aspectos tecnológicos, testes mostraram que motores movidos 100% a biodiesel tiverem um desempenho muito satisfatório, tanto que hoje, como já citado anteriormente, vários ônibus do transporte público de Curitiba já são movidos totalmente a biodiesel. Com relação a empresa, esta utilizara o que há de mais moderno para a produção de biodiesel, produzindo o mesmo continuamente.
MARKETING 
4.1) PUBLICO ALVO
A seleção do público alvo foi realizada considerando a localização geografia da empresa e as propriedades do produto comercializado. Portanto o público alvo são clientes próximos a empresa, que necessitam de combustível energético, e optam por um combustível sustentável. 
 
 
 4.2) PRODUTO
O biodiesel é constituído essencialmente por óleos vegetais ou gordura animal, que são compostos por triglicerídeos, ésteres de glicerol e ácidos gordos. O biodiesel é produzido através da transesterificação, que proporciona a diminuição da viscosidade do produto final, esta é a tecnologia empregada.
A qualidade do biodiesel produzido é controlada pela ANP, regulamentada pelo Regulamento Técnico nº 3/2014, parte integrante da Resolução ANP nº 45, de 25 de agosto de 2014. A garantia da qualidade é obrigação da empresa, portanto são realizados alguns métodos de controle de qualidade, o quais estão listados a seguir: métodos analíticos para determinação de contaminantes provenientes da matéria prima; métodos analíticos para avaliação do processo produtivo; métodos analíticos para avaliação das propriedades inerentes às estruturas moleculares; métodos analíticos para monitoramento da qualidade do biodiesel durante o processo de estocagem. A empresa selecionou para fabricação apenas o biodiesel cuja matéria prima é o reaproveitamento do óleo de cozinha. Produtos comercializados que apresentem problemas em seu desempenho, devem ser encaminhados a empresa, onde serão realizados testes de qualidade para comprovar a ineficiência do produto, para que ocorra o ressarcimento do produto ao cliente prejudicado. Abaixo na figura 1, está o fluxograma do processo de produção do biodiesel.
Fluxograma da produção de biodiesel:
		FONTE: DONATO ARANDO, 2007. 
 4.3) PREÇO	
Sendo uma empresa nova no mercado de energias sustentáveis, o preço do produto será abaixo do comercializado pelas concorrentes. A formulação do preço é realizada analisando o preço comercializado pelas concorrentes, o preço e a disponibilidade da matéria prima escolhida para a fabricação, número de funcionários contratados. A relação entre esses dados é feita pelo método Break even Point, é calculada a quantidade de bens e serviços que a empresa deve vender a fim de o aproveitamento obtido pelas vendas seja superior aos custos fixos e variáveis que a empresa ocorre para produzir e comercializar o produto. A venda acima da quantidade calculada acarreta em lucro para empresa, vendas abaixo o lucro é negativo, e no ponto crítico de vendas o lucro é nulo. 
 
 4.4) DISTRIBUIÇÃO
O biodiesel é produzido dentro da empresa, a embalagem e o armazenamento do produto também é feito dentro da empresa. No entanto o transporte do produto aos clientes não é realizado. Os clientes vão até a empresa e fazem a compra do biodiesel, e o transporte até o local desejado é realizado pelo cliente em seu próprio veículo. Com ganho de espaço no mercada e a uma crescente demanda na produção visa-se a implantação de postos de abastecimento semelhantes a postos de gasolina atuais. 
 4.5) COMUNICAÇÃO
Para a produção de biodiesel é necessário a contribuição de fornecedores, afim de garantir a realização de todos os objetivos da empresa. A agregação de fornecedores é feita através da visibilidade do produto por meio do marketing. Publicidade e cartazes e outdoors, revistas e jornais, criação de spots para rádios locais proporcionam a visibilidade. Por se intitulada como um combustível limpo, o biodiesel é colocado como produtos centrais em feiras de meio ambiente, a realização de relações públicas em eventos como esses geram grande visibilidade do produto e das características positivas deste. Redes sociais e o crescente a cesso a internet proporciona o marketing direto, a publicidade de sites como o facebook tornam o conhecimento do biodiesel acessível a comunidades mais distantes. 
CONCLUSÃO
Uma nova empresa produtora de biodiesel é positiva para o mercado de energias renováveis, pois gera concorrência entre as empresas produtoras de combustível fosseis e as de combustíveis renováveis. Causando modificação no preço e desenvolvimento de tecnologias para o aprimoramento do produto. 
REFERENCIAS
ANP. Biodiesel. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/wwwanp/>. Acesso em: 11 jun. 2017.
ARANDA, Donato. Processos de produção de biodesel. GreenTec, Rio de Janeiro, mar. 2007. Disponível em: <http://www.labcat.org/ladebio/semana1/palestras/SemanaBiodiesel-3-Donato.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2017.
LEGISWEB. Anp. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=274064>. Acesso em: 11 jun. 2017.
OSAKI, Mauro; BATALHA, Mario Otávio. PRODUÇÃO DE BIODIESEL E ÓLEO VEGETAL NO BRASIL: REALIDADE E DESAFIO. Organizações Rurais, [S.L], v. 13, n. 2, p. 227-242, jul. 201. Disponível em: <file:///C:/Temp/349-401-1-PB.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2017.
SLIDESHARE. Plano de marketing. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/mluisapires/projecto-todo>. Acesso em: 12 jun. 2017.
UBRABIO. Biodiesel em foco. Disponível em: <http://www.ubrabio.com.br/sites/1700/1729/00000169.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2017

Continue navegando