Buscar

AULA VÍDEO SOCIOLOGIA UNIDADE 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA E DINÂMICA SOCIAL
Objetivo: entender como se estabelece as redes entre os homens na busca de satisfação de suas necessidades e estabelecimento de dinâmica social.
A Sociologia Aplicada visa a intervenção nas organizações, para que as mesmas consigam sobreviver dentro da sociedade como um todo. Ajuda a entender a formação das organizações e o seu desenvolvimento dentro da sociedade.
A organização é constituída pelas relações sociais entre seus membros, onde cada um desenvolve um papel social, ou seja, desempenha uma dada função social na sociedade. Isso significa que o papel social é o comportamento e a ação definida por normas e regras culturais e sociais. Quer dizer que todos nós temos papeis e funções a desempenhar, que são orientadas por normas e regras (obrigações que temos que desempenhar).
Quando não cumprimos com o nosso papel social de acordo com as expectativas, sofremos coerções ou sansões (somos punidos por não fazer aquilo que cabia ao nosso papel social).
O conjunto de papéis e funções sociais chamamos de rede social, ou seja, quando desempenhamos nosso papéis sociais nós interagimos como os demais membros da sociedade.
A rede social passa por toda a organização. São elas que formam a sociedade e, conseqüentemente, as organizações que formam a sociedade.
As redes sociais apresentam uma característica para cada membro ou grupo que estabelece a rede, que chamamos de status (posição que o indivíduo ou grupo ocupa na sociedade, de acordo com o sexo, idade, renda escolaridade, etc.). No status existe a influência de valores simbólicos na sua construção, ou seja, que quando desempenhamos nossas funções sociais, ocupamos espaços sociais que, por sua vez, estão de acordo com a nossa escolaridade, sexo, renda, etc., que dão a noção de status. Essas características são reais/concretas, porém simbólicas, como os valores por exemplo.
Os valores são considerados concretos (renda, escolaridade, propriedade) e simbólicos (tradição, princípios religiosos ou morais). Esse conjunto de valores faz parte da construção do nosso status.
Portanto, status é algo que construímos, mas tem também uma representação para a sociedade. Usufruímos de um status não somente de acordo com o que criamos, mas também de acordo com que os outros vêm a respeito da nossa função social e do nosso papel na sociedade.
O conjunto de relações sociais, dos processos, do status e do contexto social, forma o que chamamos de Processo Social. Processo Social é a relação que se estabelece de modo dinâmico entre as pessoas, grupos ou organizações. O conjunto das relações sociais estabelecidas dá a noção do processo social, que é dinâmico e pode mudar de acordo com o contexto social.
CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO SOCIAL
COOPERAÇÃO: uma organização que é compreendida como um processo social pode ter indivíduos que visam um objetivo comum e que trabalham entre si para alcançar aquele objetivo comum.
ACOMODAÇÃO: quando os indivíduos dentro da organização fazem apenas aquilo que lhes é cobrado, ou seja, evitam os conflitos, os riscos, e se dão por satisfeitos por fazerem apenas aquilo que a organização exige deles.
ASSIMILAÇÃO: o princípio da assimilação comporta ajustes de traços culturais, diferenças de comportamentos e ações para que sejam alcançados os objetivos da organização. Pode também trazer a noção de sobrevivência dentro de um espaço organizacional, dentro do espaço do trabalho, ou seja, se eu me torno muito diferente do grupo, a tendência é que eu seja excluído desse ambiente. Como forma de sobrevivência neste espaço eu tento ajustar o meu comportamento, as minhas ações, os meus princípios, de acordo com os princípios dos demais.
COMPETIÇÃO: se dá em organização mais aberta, mais exigente e que esteja de acordo com o tempo atual. O que isso significa? Que nós temos ações desenvolvidas para ocupar uma determinada posição, um determinado espaço social dentro da organização. Essa competição se dá via ações planejadas dos indivíduos dentro da organização. A competição é também uma forma de sobrevivência, principalmente em um mercado exigente ou em organizações mais complexas da sociedade contemporânea.

Outros materiais