Buscar

AULA VÍDEO SOCIOLOGIA UNIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTO SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO
Objetivo: entender e compreender nossa realidade, levando em consideração os meios políticos e sociais.
É necessário entender o contexto social.
Os fatores políticos, econômicos e sociais formam o contexto social, e isso vai influenciar o desenvolvimento da organização.
FATORES DO CONTEXTO SOCIAL
- Desenvolvimento científico: é o treinamento ou aperfeiçoamento que os membros da organização tem. Isso influencia o desenvolvimento do dia a dia da organização.
- Uso de tecnologias: são os equipamentos utilizados na organização tais como: computadores, máquinas, etc. São necessárias para garantir a sobrevivência da sociedade (exemplo: o fogo alterou o modo de viver da sociedade da época). Dependendo das tecnologias ocorre diferenciação do contexto social.
- Ações valorativas: relações sociais que são estabelecidas no contexto social e são embasadas em valores sociais.
- Estrutura social: são os elementos duradouros de um sistema social, formados por organizações ou instituições com regras próprias. São orientações que dão o tom/regulação da organização. São duradouros, porém não eternos ou fixos, pois podem sofrer alterações ao longo do tempo.
PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS AÇÕES DE UM ADMINISTRADOR EM UMA ORGANIZAÇÃO
- Considerar a formação da organização: a organização faz parte de um contexto social específico – fatores sociais, culturais, políticos, que influenciam a formação dos indivíduos que compõem a organização. O administrador precisa ter bem claro como uma organização se forma e qual o contexto social que ela está inserida.
- O administrador precisa saber os princípios e objetivos da organização: onde a organização quer chegar? Ou seja, se ela quer crescer ou se acomodar no tamanho que está; quais os objetivos em relação aos membros da organização? Ou seja, ela vai dar cursos de treinamento e aperfeiçoamento aos seus membros ou vai ficar como está.
- Se os objetivos não estiverem claros, cabe ao administrador ajudar a alcançar esses objetivos.
TEMPO
Significa que a organização precisa estar em constante atualização e não ficar na mesma coisa, do mesmo jeito em que foi criada. É preciso estar atento à realidade externa e não ficar observando só a realidade interna.
O tempo muda a realidade das coisas e o administrador precisa sempre observar as mudanças.
ESPAÇO GEOGRÁFICO E SOCIAL
Significa ter clareza de onde a organização esta situada, se na cidade pequena ou grande, se em um bairro da periferia ou no grande centro. É preciso ter clareza de qual o papel da organização no espaço geográfico em que ela está inserida.
Outro ponto a ser bem visualizado é qual o papel social dessa organização nesse espaço geográfico, ou seja, qual o benefício que ela traz para a população daquela região. No caso de Maringá, qual o papel desempenhado pela UEM para o desenvolvimento sócio econômico da região?
DISPONIBILIDADE DE RECURSOS
Significa ter infra-estrutura de trabalho, espaço físico, até a disponibilidade de recursos humanos e tecnológicos. É necessário existir recursos humanos disponível para desempenhar todas as funções exigidas pelas regras da organização e tecnologias adequadas para as demandas dessas regras.
O administrador precisa ter isso com clareza para que a organização sobreviva e possa contribuir e avançar na sociedade.
CONSTITUIR UMA MASSA CRÍTICA
É necessário que a organização tenha membros dispostos e capazes de pensar/refletir sobre as regras e papeis da mesma na sociedade. Isso para que a organização esteja em consonância com o que está acontecendo interna e externamente a ela, para se adequar às novas exigências, que podem ser local e global.
A organização é um processo social, ou seja, é formada através da interação entre as pessoas e da relação de grupos e indivíduos e/ou instituições.

Outros materiais