Buscar

Avaliando Respiratória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A dispnéia é um sintoma frequente apresentado pelos pacientes com doença pulmonar. É uma sensação subjetiva descrita pelo paciente e certos comportamentos são conhecidos. Assinale a alternativa correta:
	 
	A dispnéia paroxística noturna é comum nos asmáticos e acorda o paciente pela piora da dispnéia.
	
Paciente com 75 anos, deu entrada no PS com desconforto respiratório importante, uso de musculatura acessória, taquipneia (f = 42 rpm), cianose labial, com história de tabagismo de longa data, febre, queda do estado geral e tosse produtiva há dois dias, não tendo procurado o serviço médico anteriormente. Na entrada, foram pedidos exames como gasometria, espirometria e RX de tórax, o qual mostrava hiperinsuflação torácica. Espirometria: Predito Atual % Predito % CVF (L) 2,08 2,07 99,57 VEF1 (L) 1,88 1,02 58,2 VEF1/CVF (%) 92,85 60,5 65,61
	 
	Esse paciente apresenta um quadro de doença obstrutiva associado à exacerbação por infecção.
		
	
Durante a avaliação de um paciente com comprometimentos respiratório, a ausculta pulmonar é um dos métodos utilizados pelo fisioterapeuta. Com relação a mesma, marque a alternativa incorreta:
	 
	Não gera risco de contaminação entre os pacientes.
	
A dispnéia é um sinal de desconforto respiratório e possui diferentes causas. Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta. I. A trepopnéia é o termo que se refere à dispnéia ao decúbito lateral. II. O paciente com dispnéia a médios esforços têm melhor prognóstico do que o paciente que apresenta dispnéia aos grandes esforços. III. Uma escoliose grave dorso-lombar reflete um desconforto respiratório de causa restritiva e na espirometria haverá redução brusca do fluxo máximo expiratório. IV. Uma doença obstrututiva reflete comprometimento nas vias condutoras de ar e a espirometria evidenciará reduções volumétricas com fluxos expiratórios normais.
	 
	Apenas a I está correta.
	
Verifique as afirmativas abaixo e assinale com (V)  as proposições verdadeiras  e com  (F) as falsas:
		
	 
	A Hemorragia da orofaringe é uma das causas de hemoptise.
	 
	A avaliação do pico de fluxo expiratório é utilizada como um marcador funcional nas terapias desobstrutivas e broncodilatadoras.
	 
	A dispneia paroxística noturna representa sobrecarga volumétrica a um coração insuficiente.
 
	 
	O baqueteamento digital é característico da retenção crônica de CO2
	 
	Os roncos são sons descontínuos, explosivos e de curta duração, presentes devido ao acúmulo de secreções nas grandes vias aéreas e à reabertura súbita de brônquios previamente colapsados.
		
	O modelo dinâmico de fechamento das vias aéreas é denominado de Teoria do Ponto de Igual Pressão (PIP). Sobre o Ponto de Igual Pressão, assinale a alternativa INCORRETA
		
	 
	Na DPOC, este ponto de igual pressão pode se localizar mais distalmente.
	 
	O Huffing favorece a eliminação de secreção e o PIP favorece o seu mecanismo
	 
	Quanto mais próximo ao alvéolo estiver o ponto de igual pressão, mais eficaz será a tosse.
	 
	No local em que se forma o PIP, o fluxo aéreo apresentará velocidade máxima
	 
	Neste local, a pressão do lado de fora da via aérea (extraluminal) se iguala à pressão do lado de dentro da via aérea (intraluminal)
		
	
Durante a avaliação de um paciente pneumopata na Clínica Escola de uma faculdade o aluno chegou a conclusão de que o paciente tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Um de seus colegas perguntou qual o tipo de tórax encontrado neste paciente e ele prontamente respondeu:
		
	 
	Tórax em tonel
	
Todos os seguintes enunciados sobre a fibrose cística são verdadeiros, exceto:
	 
	A enfermidade afeta somente os pulmões.
	
Uma criança obesa chegou ao hospital com quadro de pneumonia com dispneia e hipersecreção brônquica. À ausculta pulmonar foram observados roncos difusos em todo o tórax. Foi atendido pelo médico e encaminhado ao fisioterapeuta. I. O fisioterapeuta prescreveu uma nebulização com medicação mucolítica para o paciente; II. Após isso, por se tratar de um paciente obeso, optou por fazer desobstrução com o Flutter, já que o paciente estava colaborativo com a conduta; III. Por não ter êxito na eliminação da secreção pelo próprio paciente, o fisioterapeuta fez uma aspiração aberta com a sequência nariz e boca; !V. Devido a ter observado uma maior quantidade de secreção na base dos pulmões, deixou o paciente em drenagem postural com a perna elevada e a cabeça baixa, durante 30 minutos. Sabendo-se das atribuições e técnicas fisioterapêuticas, analise o quadro clinico acima e marque a resposta correta:
	 
	São verdadeiras as alternativas II e III
	
Na inspeção estática do tórax de um paciente que chega ao ambulatório de fisioterapia da ESTACIO, devemos observar as principais alterações:
	 
	Presença de drenos, cicatrizes e deformidades no tórax.
	Paciente de 63 anos com história de trabalho em marcenaria por 35 anos procurou serviço de emergência com queixa de dispneia aos médios esforços e tosse pouco produtiva com secreção amarela. Relatou que percebeu emagrecimento nos últimos meses. Na avaliação física apresentava-se afebril, normotenso, ausculta pulmonar com murmúrio vesicular diminuído, porém sem ruídos adventícios e uso evidente de musculatura acessória. A radiografia de tórax mostrou retificação das cúpulas diafragmáticas, aumento do diâmetro ântero-posterior e pulmões hiperinsuflados. Diante deste quadro assinale a opção que contém a principal suspeita diagnóstica para o paciente.
	 
	DPOC
	
Historicamente, sabe-se que uma simples internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) predispõe o paciente a um elevado risco de adquirir infecção hospitalar. Isto ocorre devido a fatores que podem estar relacionados ao próprio paciente (fatores intrínsecos) e aos fatores que não dependem do paciente (fatores extrínsecos), como por exemplo, os procedimentos realizados na unidade. A transmissão de germes no ambiente hospitalar pode ocorrer de várias formas, assinale abaixo com (V) as sentenças verdadeiras e com (F) as falsas:
		
	 
	Por contato direto: de um paciente (ou profissional) para outro;
	 
	Aéreas: Ocorre pelo núcleo da gotículas com microorganismo ou poeira que permanecem no ar em suspensão por longo tempo.
	 
	Não existe este tipo de contaminação.
	 
	Por gotículas jogadas ao chão devido ao uso de fármacos;
	 
	Por contato indireto: Quando há um objeto ou dispositivo intermediário, ou mãos contaminadas;
		
	
A dispnéia tem como origem
	 
	má perfusão, má ventilação e má difusão.
	
Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), responda a alternativa incorreta:
	 
	O teste de 6 minutos é considerado um teste de avaliação do esforço máximo, de baixo custo e que reflete as atividades diárias desenvolvidas pelos pacientes portadores de DPOC.
		
	
Dispnéia ao esforço, diminuição do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), hipercapnia e aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax, caracterizam o paciente portador de
	 
	DPOC.
		
	
Um paciente foi atendido no ambulatório com relato de produção excessiva de muco na árvore traqueobrônquica, tosse crônica e expectoração por um período mínimo de 3 meses em dois anos consecutivos. Estes sintomas são patognomônicos de uma determinada doença e são acompanhados de outros fatores determinados a seguir: I. Bronquite crônica, dispnéia precoce e progressiva. II. Enfisema pulmonar, dispnéia precoce, grave e progressiva. III. Enfisema pulmonar, capacidade física reduzida e emagrecimento acentuado. IV. Bronquite crônica, hipoxemia e cianose. V. Bronquite crônica, emagrecimento acentuado e tórax em tonel.
	 
	I e IV
		
	
A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-reatividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável aofluxo aéreo, reversível espontaneamente ou por medicação, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar. Devido a essas características descritas acima, assinale a alternativa que descreve as alterações que ocorrem na mecânica respiratória:
		
	 
	Utilização de musculatura acessória e murmúrio vesicular diminuido, principalmente em bases pulmonares.
	Sabendo que a tuberculose é uma doença infecto contagiosa, que afeta vários sistemas do corpo humano, dentre eles o sistema respiratório, assinale a alternativa correta:
	 
	Os alcoolátras e os trabalhadores da saúde, possuem risco aumentado para a contaminação com o bacilo de Koch.
	
Ao avaliar um paciente, você verificou uma cifoescoliose acentuada, abdome globoso, padrão respiratório restritivo, presença de secreção e panturrilhas livres. À ausculta pulmonar apresentou murmúrio vesicular abolido em hemitórax esquerdo. Ao RX de tórax, imagem de hipotransparência em hemitórax esquerdo com retrações intercostais e desvio do mediastino ipsilateral. Determine a suspeita clínica, etiologia e o tratamento fisioterápico, mais indicado, com base nos exames, para este paciente.
	 
	atelectasia; hipoventilação; técnicas expansivas
	
Nos últimos anos, a prevalência das doenças respiratórias cresceu substancialmente, tendo grande importância no quadro de morbidade e mortalidade da população. Dentre essas, o agravo crônico mais comum é a DPOC. Considerada um problema de saúde pública, a DPOC foi, no ano de 2006, a quarta causa de óbitos no mundo. A DPOC cursa com obstrução brônquica irreversível ou parcialmente reversível, que se manifesta através de diversos sintomas, entre os quais se destacam a dispneia e a limitação da capacidade de realizar atividades físicas. O tratamento, farmacológico e não farmacológico, é de extrema importância para o portador da doença. Nesse sentido, a reabilitação pulmonar de pacientes com DPOC tem surgido como uma recomendação padrão dentre os tratamentos não farmacológicos.
Sobre a reabilitação pulmonar, assinale com (V) as sentenças verdadeiras e com (F) as falsas:
		
	 
	O teste da caminhada de 6 minutos vem sendo cada vez menos utilizado nos programas de Reabilitação Pulmonar por poucas evidencias cientificas a seu respeito.
	 
	A estrutura necessária para utilizar o teste de caminhada é composta por obstáculos e escadas, sendo necessário avaliar entre outros parametros a Pressão arterial e a Ausculta pulmonar antes e após o teste.
	 
	Entre os questionários de Qualidade de vida utilizados nos programas de Reabilitação Pulmonar podemos destacar o Questionário de Saint George - Saint George's Respiratory Questionnaire (SGRQ) que aborda itens relacionados com a doença respiratória
	 
	um programa de reabilitação pulmonar tem, entre seus objetivos, melhorar os sintomas da doença, melhorar a qualidade de vida e promover a melhora física dos pacientes para as atividades de vida diária.
	 
	A avaliação criteriosa da literatura científica sobre o tema pode servir para superar o ceticismo e convencer profissionais da área de reabilitação e de cuidados respiratórios, assim como instituições da área da saúde e agências de regulação, a investir em programas de reabilitação.

Continue navegando