Buscar

Resposta Empresarial 3 semana 2

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL III - CCJ0028
Título
SEMANA 2
Descrição
CASO CONCRETO
Pedro emitiu uma nota promissória em favor de Carlos, que circulou através de diversos endossos até chegar ao atual portador, que decidiu executar um dos endossantes, face à inadimplência do devedor original. Uma vez executado, o endossante apresentou exceção de pré-executividade, para demonstrar sua total incapacidade processual, já que que ele teve o título transferido de um incapaz, o que prejudicaria a cadeia de endossos.
1. A defesa deve ser acolhida pelo Juiz da causa?
Resposta: Não, pois as obrigações são autônomas e em razão do princípio da literalidade o endossante, ao lançar sua assinatura no título, vincula sua obrigação de pagar como coobrigado.
2. Determine o princípio cambiário aplicável ao caso em tela.
Resposta: O princípio da autonomia, que preceitua que cada obrigação é autônoma em relação as demais, independentemente da situação do obrigado e o princípio da inoponibilidade das exceções pessoais, cuja relação pessoal com qualquer dos obrigados não pode ser alegada como defesa ( art. 7 e 17 LUG 57663/1966). 
QUESTÃO OBJETIVA:
Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito.
A) Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento, a partir do momento em que ele é posto em circulação;
B) Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título de crédito não se vinculam ao negócio que deu lugar ao seu nascimento, independentemente de sua circulação;
C) Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado.
D) Pelo princípio da autonomia, vale nos títulos somente o que neles está escrito. Desenvolvimento

Continue navegando