Buscar

TG ED III

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Simone Santos da Neiva Ra: 1739749
Mônica Vieira Alves Silva Ra: 1711486
POLO
Pimenta Bueno
2017
Curso: Letras português/Inglês
Disciplina: Estudos Disciplinares - The Scarlet Letter
Professor: Palma Rigolon
Questão discursiva: Dê exemplos justificados acerca do trabalho com textos literários em sala de aula.
INTRODUÇÃO
A literatura não deve ficar restrita às aulas de língua Portuguesa, pois é interdisciplinar, encurta a distância entre culturas, desconstrói estereótipos e amplia o conhecimento de mundo.
O uso da literatura no ensino de língua, por exemplo, tem crescido ao longo dos anos como ajuda para a obtenção de um segundo idioma, como o Inglês, que é universal e indispensável.
Quem não fala inglês, estará parcialmente “excluído” da comunidade global. Ter esse dialeto como uma segunda língua abre muitas portas, a começar pelo mercado do trabalho. Diversos cargos exigem experiência com a língua inglesa, tanto na fala quanto na escrita. Pode-se dizer que o indivíduo fluente tem a possibilidade de trabalhar em qualquer parte do mundo, especialmente em países em que o Inglês é a língua oficial. É importante também para trabalhar com projetos e clientes que não lidam inteiramente com a língua portuguesa.
Entretanto, ela não se limita apenas ao mundo dos negócios em termos de importância. O sucesso dos avanços nas áreas da medicina e da tecnologia, por exemplo, dependem do inglês como um meio de comunicação. 
DESENVOLVIMENTO
Responder “o que” e “para que” ensinar Literatura em sala de aula é o primeiro desafio, pois é comum nos depararmos com alunos desmotivados para tal assunto. Para uma excelente absorção não podemos abrir mão de todas ferramentas possíveis a nosso favor não se esquecendo também da habilidade básica do idioma, por exemplo, leitura, escrita, compreensão auditiva e fala e também a área da mesma como seu vocabulário, gramática e pronúncia. Comumente podemos ver em sala de aula professores pedindo para os alunos trabalharem com os textos literários como drama, poesia e pequenas estórias para sua língua nativa. Não é desmerecendo essa prática, uma vez que a mesma faz com que os alunos tenham a chance de praticar o vocabulário, sintática, semântica entre outras, mas por que fazer o uso dessa técnica somente na língua nativa? Será que não poderíamos utilizá-lo para ensinar, por exemplo, Inglês? Quais os motivos para se usar Textos Literários nas aulas de Língua Estrangeira?
De acordo com Collie e Slater (1990:3) existem quatro razões para tal: Mostrar a riqueza da obra, enriquecimento cultural, enriquecimento pessoal e envolvimento do aluno, quesitos que estão em extinção em sala de aula não somente nessa disciplina mais de forma geral. O aluno tem que aprender a apreciar a obra de maneira universal e não trivial através de algum assunto que inicialmente atraia sua atenção. Sendo assim não há como não encontrar um ambiente poderoso para o texto literário em sala de aula.
Ur (1999,p.91, tradução nossa apud CORCHS, 2006) também fala sobre as vantagens de se usar o texto literário nas aulas de língua estrangeira:
-É uma boa base para a expansão do vocabulário.
-Ela promove as habilidades de leitura.
-Contribui para o conhecimento de mundo.
-Trata-se de uma parte da cultura alvo e tem valor como parte do conhecimento geral do aprendiz.
-Ela encoraja o pensamento compreensivo, crítico e criativo.
-Ela faz tomar consciência das diferentes situações e dos conflitos humanos.
Claro que os textos literários não são os únicos que nos apresentam informações sobre determinada cultura, no entanto, estes proporcionam de maneira divertida e criativa um contexto e uma linguagem que aguça o interesse em descobrir mais sobre o povo da língua que se está estudando, além de permitir uma comparação com aspectos de sua própria cultura.
“A Literatura expõe o aluno a temas complexos, novos e formas não esperadas da língua. Um bom romance ou uma estória curta pode particularmente ser fascinante, já que envolve os alunos a desenrolar o enredo. Este envolvimento pode ser melhor assimilado pelos alunos do que as falsas narrativas frequentemente encontradas nos materiais de línguas”.
(Lazar, 2004 p.15 apud CORCHS, 2006)
Então, quais são os critérios adequados para selecionar o Texto Literário? Quem vai responder isso são os próprios alunos, o professor deve levar em consideração os gostos e/ou as opiniões dos alunos, pois isso os motiva e estes, consequentemente, começam a demonstrar mais interesse pelas aulas, fazendo com que comecem a nivelar seus conhecimentos. Portanto, o aluno participar da escolha do Texto Literário é muito importante, visto que é através dessa participação, que seu envolvimento pessoal é despertado e ele começa a formar opiniões.
Os alunos já chegam à escola com a ideia de que Literatura é chata, como acontece também com a matemática, porque é algo que consideram sem sentido e não divertido. Para iniciar a prática da literatura dever-se-ia começar com uma linguagem mais simples, já que isso facilitaria a compreensão do texto. O que nos leva a questionar: porque não introduzir algo diferente como cartoons, animações, trechos de filmes, etc.? Isso faria com que os alunos desmistifiquem a ideia errada de que Literatura não é algo divertido, aprendendo outra visão relacionada com o contexto histórico da época e identificando as preocupações daquele período.
Sobre o aspecto cultural, pode-se utilizar textos literários para inserir o aluno de forma contextualizada no “mundo” de outro indivíduo, passando a ter conhecimento de como ele agiria ou se comportaria em uma situação específica. Exemplificando:
Documents Similar To The Comics Library 78 - Blankets (2003).pdf
Figura 1
Documents Similar To The Comics Library 78 - Blankets (2003).pdf
Figura 2
Documents Similar To The Comics Library 78 - Blankets (2003).pdf
Figura 3
As imagens acima fazem parte de Blankets ou Retalhos, de Craig Thompson. O livro é um romance autobiográfico, em que o autor conta trechos da sua infância e episódios de sua adolescência. As figuras descrevem o ambiente em que Thompson foi criado, ou seja, na zona rural de uma pequena cidade de Wisconsin, familiarizando o leitor com o cenário típico da região.
Documents Similar To The Comics Library 78 - Blankets (2003).pdf
Figura 4
Documents Similar To The Comics Library 78 - Blankets (2003).pdf
Figura 5
Documents Similar To The Comics Library 78 - Blankets (2003).pdf
Figura 6
Documents Similar To The Comics Library 78 - Blankets (2003).pdf
Figura 7
E essas quatro últimas figuras nos familiariza com o clima.
Esse livro seria uma escolha interessante para ensinar adolescentes, porque a medida que o leitor avança as páginas percebe e incorpora similaridades entre a sua cultura e a descrita pelo autor. Além disso o livro trata de maneira delicada de temas atuais, contextualizados e problemas, pelos quais os jovens passam.
Da perspectiva linguística, estudar os clássicos da literatura pelo cânone ocidental (Shakespeare, Dickens, Orwell e etc) faz com que os alunos tenham a oportunidade de entender, analisar e avaliar língua em suas diferenças, estruturas, tendência em pontuação e a forma que é falada com o passar dos anos, comparando assim com os dias atuais. Ainda falando do livro Blankets poderíamos utilizá-lo numa comparação, por exemplo, com The Scarlet Letter, de Nathaniel Hawthorne. O aluno perceberia que a linguagem, entonação, contexto etc. utilizados neles são bem diferente e não apenas por um deles ser uma graphic novel.
Se não lemos e estudamos os textos do passado e só procurarmos os livros mais lidos e vendidos, como saberemos dessa evolução?
Esse é outro desafio, o professor ter de tirar esses alunos da “zona de conforto” e desafiá-los a pensar. Uma das atividades que a literatura proporciona é entender a história atravésdas experiências do personagem e do autor, permitindo que o aluno sinta como poderia ter sido, o que os ajuda a considerar o impacto do evento.
CONCLUSÃO 
A Literatura tem sim um papel muito importante nas aulas de Inglês e que com certeza pode se estender em outras disciplinas independentemente da língua. Porém, o professor pode ter certa dificuldade em ensinar através dessa prática uma outra língua, já que há certa resistência por parte de alguns alunos. Mas se o ambiente for bem preparado e o professor tiver um bom planejamento, com certeza, no final, o objetivo será alcançado. O professor tem um papel muito importante, escolhendo a melhor metodologia, a melhor técnica e atividades de sala, levando sempre em consideração o interesse, a forma que será transmitida esses textos literários. Custodio e Sutton (1998:20) explicam que a literatura abre o horizonte das possibilidades, permitindo que alunos questionem, interpretem, se conectem e explorem. (Elliot 1990:198) A literatura não é somente uma ferramenta para um desenvolvimento oral e escrito, mas também é uma “porta” aberta para o idioma alvo.
REFERÊNCIAS:
Artigos: 
CUSTODIO, B. and M. Sutton. 1998. “Literature-Based ESL for Secondary School Students” in TESOL Journal. Vol 7, No.5, p.p: 19-23. 65 Çubukçu, F. 2001. “Use of Poetry for EFL Purposes.”.
 ELLIOT, R. 1990. “Encouraging reader-response to literature in ESL situations” in ELT Journal. Vol 44, No. 3, p.p:191-198 Helton, C.A, J.Asamani and E.D.Thomas. 1998.
The Creative Classroom A Guide for Using Creative Drama in Classroom. U.S.A.: Elsevier, Inc. Maley, A. 1989. 
 “Language vs. Literature in English Departments in the Arab World” in English Teaching Forum. Sage, H. 1987.
 “An Integrated Approach to Literature in ESL / EFL” in Teaching English as a Second or Foreign Language. ed. Murcia, M. Boston: Heinle & Heinle Publishers.
CORCHS, Margaret O Uso De Textos Literários No Ensino De Língua Inglês.
LIMA, Talles H. A. e LAGO, Neuda A. Universidade Federal de Goiás. A imbricada relação entre língua e literatura: o texto literário na sala de aula de língua estrangeira.
SILVA, Luciana S. Universidade Federal do Tocantins. O Ensino de Língua Inglesa Através da Literatura: Possibilidades para as Aulas do Ensino Fundamental e Médio.
Sites:
http://www.revistaovies.com/artigos/2011/01/a-importancia-da-literatura-na-formacao-do-cidadao/
http://culturadetravesseiro.blogspot.com.br/2008/12/importncia-da-literatura.html
http://docplayer.com.br/44041081-O-uso-de-textos-literarios-no-ensino-de-lingua-inglesa.html
https://www.theguardian.com/teacher-network/teacher-blog/2012/dec/11/teaching-classic-literature-schools
Imagens:
https://pt.scribd.com/document/274023838/The-Comics-Library-78-Blankets-2003-pdf#

Continue navegando