Buscar

Resumo 6° período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES (APO)
Tudo que a gente consome, seja produto ou serviço, coisas tangiveis ou não, passam por algum tipo de processo de produção. Não existe um padrao único, ou um modelo único para o processo de produção. Cada caso é um caso e deve ser estudado individualmente.
FATORES QUE AFETAM A APO: • PRODUTIVIDADE: a cobrança sobre o s gestores são determinadas pela produtividade, os resultados servirão d e parâmetro para pagamentos, royalties, contribuições e salários. • CAPACIDADE: ao mesmo tempo em que possui uma capacidade excelente ou não possui esta capacidade, são um problema e cada um com o seu grau de dificuldade e com as suas consequências para possuí-la. • FINANÇAS: Toda a atividade tem essa necessidade. A saúde financeira >> viabiliza ou não os negócios, as até vaidades, os setores e até mesmo são decisivos para a sobrevivência no merca do, cada vez mais competitivo. Principal alvo dos negócios. • RECURSOS HUMANOS: pessoas fazem processos, hoje temos mais automação >> são pessoas que as controlam ou operam. •CUSTOS: de Produção / Operações, de mão de obra, de Investimento, Financeiro, de aquisição ou qualquer outro custo >> controlar custos >> alvo dos gestores. • TECNOLOGIA: nos dias de hoje, não existe mais nenhuma atividade que não seja suportada sem o emprego da tecnologia. • LOCALIZAÇÂO: fator determinante; deve favorecer a logística de distribuição para alguns segmentos; ela pode ser fundamental em relação aos seus colaboradores; Isenção de impostos. • LAYOUT: Os layouts internos de uma produção >> afetam diretamente o resultado final. Ex.: Devemos evitar cruzamentos entre produtos acabados, com resíduos ou contaminados. Eles afetam inclusive até no potencial risco de acidentes. •ESTOQUES: devem ser muito bem contra lermos. Além do espaço físico, são utilizados equipamentos, seguros, vigilância, organização, limpeza, entre outros. •Mão de obra; relação capital-trabalho; inovação e tecnologia; restrições legais; fatores gerenciais.
Objetivo geral: Dar uma visão geral, integrada e estratégica da função produção, das responsabilidades que são atribuídas aos gerentes de produção e dos diversos instrumentos para a gestão dessa função.
Objetivo especifico: • conhecer os diferentes tipos de sistema de produção e as características do processo de transformação e como eles impactam sobre a produtividade; •compreender as etapas para a definição de medida do trabalho; • dominar os instrumentos para o planejamento da localização do arranjo físico e do produto; • discutir o papel do planejamento e controle da produção e filosofia JIT. Identificar processos e aplicar conhecimentos específicos para melhorar o desempenho; • compreender melhor as atividades dos gestores e saber quais as ferramentas gerenciais aplicar; • conhecer os fundamentos de produtividade; • Saber os conceitos e a m metodologia para poder avalizar c ada tipo de proc. Esso, buscando uma melhor ré soltado, empregando planejamento e controle; 
- Produção= são as atividades desenvolvidas na execução de suas atividades.
- Produtividade= resultado da produção comparada a algum critério. e produção/hora.
 
Sistemas de produção podem ser voltados para manufatura ou para serviços. Esses sistemas de produção são diferenciados de acordo com a característica. Uma delas é o volume, e a outa variedade. Um sistema nos dá mais volume e o outro nos dá uma maior variedade. No geral essa relação é inversamente proporcional, quanto maior o volume menor a variedade, e vice-versa.
• Sistema de Produção - MANUFATURA
 -Sistema de prod. continua: e companhia de luz, manhã, tarde, noite, 24hrs por dia
 -Sistema de prod. em lotes: e comida e medicamentos
 -Sistema de prod. sob encomenda: produção após o pedido
• Sistema de produção - SERVIÇOS
 -Serviços em massa: e aeroporto onde tem muitas ligações e clientes
 -Lojas de serviços: e banco e escola
 -Serviços profissionais: e advogado e medico
4Vs: Volume (Quantidade); Variedade (serviços ou produtos diferenciados); Visibilidade (consumidor participa ou não do processo, e banco e comprar um celular); Variação ou sazonalidade (variação de consumo, e sorvete, biquíni). 
 -Produtividade por fator único: -Produtividades multifatores (fatores totais)
 Produtividade= Outputs Produtividade= Outputs
 Inputs Inputs+Capital+Energia+diversos
Capacidade Produtiva: é a quantidade máxima de outputs que podem ser produzidos numa determinada unidade produtiva, considerando um intervalo de tempo. Pode ser um processo ou uma etapa. Os indicadores de capacidade estão atrelados aos indicadores de produtividade. Nos precisamos explorar a capacidade da unidade produtiva, porque caso contrário a capacidade ociosa tende a elevar os custos unitários. Os três tipos de capacidade produtiva são: • Capacidade teórica- é aquela conseguida quando os equipamentos trabalham a plena carga e sem interrupção ou com eficiência máxima de 100%, a capacidade que a empresa teria se todo funcionasse perfeitamente, o tempo todo, sem interrupções, o que vemos que na prática isso não ocorre, pois, as pessoas adoecem elas faltam, as máquinas precisam ser limpas...; • Capacidade real ou capacidade efetiva- é a capacidade que a fábrica o unidade tem , considerando-se determinada eficiência sobre a capacidade nominal. A capacidade efetiva é sempre menor que a capacidade teórica, ela leva em conta as interrupções de produção; • Capacidade ociosa- é aquela capacidade que empresa tem que não usa. Uma diminuição da demanda leva a capacidade ociosa, ao reduzir a demanda, as empresas precisam ajustar essa capacidade, podendo dar férias coletivas a funcionários, demitir, porque não tem demanda, mas suficiente para poder manter as taxas de produção nos mesmos níveis do que anteriormente. Então quanto maior a capacidade ociosa pior para a empresa porque maiores serão seus custos unitários.
Taxa de utilização: Utilização= Índice de produção média . 100%
 Capacidade máxima 
• Fatores que afetam a capacidade produtiva: Instalações- o tamanho das instalações, construir duas unidades menores é mais em conta que construir uma unidade grande; as máquinas, os equipamentos que existe nessas instalações, e se eles dão conta de processar muitos ou poucos produtos. Portfólio de bens e serviços- quanto maior o portfólio menor a produtividade, e você vai ter que ajustar máquinas e equipamentos, você vai ter que ter máquinas e equipamentos mais complexos, e isso vai diminuir a capacidade de produção. Projeto do processo: quanto mais complexo, menor a quantidade a empresa tende a produzir. Fatores Humanos- afetam a produtividade e a capacidade. Essa mão de obra também é pouco qualificada precisa estar treinada, treinados para produzir as quantidades corretas e garantir a manutenção da capacidade. Se exige disponibilidade de mão de obra. Fatores operacionais é a capacidade dos equipamentos, qualidade da matéria prima, programas de manutenção, para evitar que as maquinas quebrem para evitar que isso resulte em dias de parada de máquina. Fatores externos são aqueles que as vezes não estão sob o controle da empresa.
Localização - Fatores para considerar: Estratégia: instalar a unidade próximo do seu mercado consumidor é estratégico para empresa por conta de questões ligadas à custos. A indústria, ela que tem um foco voltado mais para investimentos recursos humanos do que capital, ou seja, uma indústria intensiva em trabalho, usa muita mão de obra, portanto uma decisão estratégica é instalar essa unidade produtiva aonde o custo com a mão de obra mais barata. Tecnologia: indústrias que trabalham com inovação, queprecisam desenvolver novos produtos, que lidam com o conhecimento, que esse conhecimento é importante para os processos e para os produtos. Eventualmente, ela pode escolher um local para instalações da sua unidade produtiva, que permita absorver essa tecnologia que seja mais fácil de ela trabalhar, incorporar, assimilar, e modificar essa tecnologia para a sua realidade. Então a disponibilidade de tecnologia e a disponibilidade de instituições ligadas ao desenvolvimento de tecnologia, é algo relevante e estratégico para a empresa, se o seu objetivo é ser mais inovador e se diferenciar dos concorrentes. Não é um objetivo custo. É um objetivo voltado para a diferenciação para a qualidade. Macroeconomia e instituições: Durante algum tempo havia e ainda á muitas discussões sobre os benefícios que os estados ofereciam para algumas empresas levarem suas indústrias para esses locais. Competição: Existem alguns arranjos institucionais a gente chama de, por exemplo, de arranjo produtivo local, são habitats de inovação por parques tecnológicos, onde existe várias empresas que atuam no mesmo setor. Um arranjo produtivo local é uma concentração de empresas que atuam no mesmo setor. Essas empresas estão numa certa localidade, então a gente tem arranjos produtivos na área de T i, nós temos arranjos produtivos na área de couro calçados e assim por diante. Tempo de resposta: é o nível de serviço que a empresa quer oferecer. Se você opta por instalar uma unidade próxima ao mercado consumidor, significa que você está preocupado em garantir um tempo de resposta, ágil, um tempo de resposta que vai lhe garantir, ou que vai garantir a empresa um nível de serviço muito bom. Para que os produtos cheguem mais rápido, para que o consumidor espere menos tempo para receber aquele produto. Custo Logístico: eles diminuem se você está próximo dos clientes ou da maior parte dos clientes, o custo com transporte de mercadorias também diminui. 
Para tomar essas decisões de localização: Quando a empresa consegue ficar perto dos consumidores, na medida do possível também ficar próximo da oferta dos insumos dos materiais e das matérias-primas que ela utiliza, minimizar os custos com logística e operações; e maximizar o nível de serviço e as receitas das operações.. Para isso elas dependem da demanda de bens e serviços, e da oferta de insumos para as operações

Continue navegando