Buscar

Direito Processual Civil AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Processual Civil AV1
Jurisdição: é a função estatal atribuída ao Poder Judiciário, de solucionar os conflitos de interesse, qualificados por uma pretensão resistida, aplicando o direito abstrato ao caso concreto, dando a cada um o que é de direito e, portanto, pacificando a sociedade.
Competência: é uma forma encontrada de estruturar a prestação da atividade jurisdicional, pois caso contrário, o Estado não conseguiria atender a demanda.
A Estruturação do Judiciário, dá-se por tribunais e juízes de 1º grau, de um guardião da Constituição que é o STF, um guardião das leis federais, o STJ, de órgão de revisão que são os Tribunais de Justiça e os Tribunais Federais.
NÃO SE PODE DIZER, JAMAIS, QUE O STF E O STJ, SÃO TERCEIRAS INSTÂNCIAS. São órgãos de sobreposição; o STF dará uma correta interpretação e aplicação da Constituição Federal e o STJ dará uma correta interpretação e aplicação da Lei Federal.
Classificações de competências: Em razão da pessoa, sendo de competência de determinado juízo competente (ex. Foro privilegiado, a União em um dos polos no processo, podendo ser julgada pela Justiça Federal). Em razão da matéria: ex. relações trabalhistas terão competência a Justiça do Trabalho. Há ainda, a subdivisão ainda dentro da Justiça Comum

Outros materiais