Buscar

SIMULADO CLINICO 7



Continue navegando


Prévia do material em texto

SIMULADO CLINICO 7
	1a Questão (Ref.: 201403247590)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FUNRIO, 2016 - IF-PA Enfermeiro) J.M.S., 38 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, sofreu traumatismo craniano contuso em acidente automobilístico, sendo atendido em uma unidade de emergência onde realizou tomografia craniana. Foi submetido a procedimento cirúrgico para inserção de cateter intraventricular e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva. Assinale dentre as ações a seguir aquelas referentes à assistência de enfermagem necessária ao paciente.
		
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral), comunicar qualquer alteração à equipe médica; Avaliar a sedação empregando Escala de Glasgow. 
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral) e comunicar à equipe médica quando esse valor estiver menor que 100mmHg; Avaliar a dor e medicar conforme a prescrição médica. 
	
	Mensurar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores de forma contínua, preferencialmente de 1 em 1 hora e quando houver alguma elevação súbita de valor; Registrar sinais vitais de 2 em 2 horas e aumentar a frequência do registro se o paciente evoluir com instabilidade; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 15mmHg. 
	
	Registrar a PIC (Pressão Intracraniana) com intervalo mínimo de 4 em 4 horas; Realizar mudança de decúbito a cada 2 horas durante toda a permanência do cateter de PIC para evitar o surgimento de úlceras de decúbito. 
	
	Avaliar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores em intervalo mínimo de 2 em 2 horas, principalmente diante de elevação súbita de valor; Manter leito zerado para favorecer o retorno venoso; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 30mmHg. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403247584)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise os itens abaixo em relação aos modos ventilatórios: I Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatório total, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o ventilador permanece sensível ao drive respiratório do paciente. II Na ventilação assistida o paciente pode receber suporte ventilatório total ou parcial, sendo obrigatório o ajuste da FR mínima, da sensibilidade e da definição do volume ou pressão com a qual será mantida a insuflação. III Na ventilação mandatória intermitente sincronizada o paciente recebe uma forma parcial de suporte ventilatório, pois esta modalidade possibilita ciclos controlados, assistidos e espontâneos, não sendo recomendada para desmame. IV Na ventilação assistida-controlada o paciente recebe suporte ventilatório parcial, sendo necessário o ajuste de uma FR mínima e a definição do volume ou da pressão com a qual será mantida a insuflação. V - Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatório total, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o paciente está impossibilitado de disparar o ventilador, que será ¿insensível¿. Agora, marque somente a alternativa correta em relação aos itens acima: 
		
	
	Apenas os itens I, II e V estão corretos. 
	
	Apenas os itens III, IV e V estão corretos. 
	
	Somente o item V está correto. 
	
	Somente o item III está correto. 
	
	Apenas os itens II, III e V estão corretos. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403247147)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A DPOC é uma causa importante de morbidade crônica e mortalidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC). Ainda de acordo com a Entidade, a DPOC estará em 5° lugar como sendo causa de morbidade e mortalidade no ano de 2020, visto que em 1990 estava em 12°. Com relação á DPOC, é correto afirmar que: 
		
	
	Durante o tratamento inicial, não podem ser realizadas terapias conjuntas envolvendo oxigenioterapia e broncodilatadores, pois existe o risco de agravamento do quadro de DPOC.
	
	A oxigenação deve ser realizada em todos os pacientes com DPOC, independente dos valores da saturação de oxigênio.
	
	Os glicorticóides constituem a mais importante terapia farmacológica nos tratamentos sintomáticos dos pacientes com DPOC.
	
	O aconselhamento nutricional é de suma importância para este tipo de paciente, uma vez que de acordo com grau de anormalidade da difusão gasosa, existe um consumo maior dos músculos responsáveis pela respiração.
	
	Devido á difusão gasosa estar deficitária, este tipo de paciente não deve ser estimulado á prática de exercícios físicos, sob o risco de ser acometido por um colapso respiratório.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403247353)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(EBSERH 2013 Área Assistencial) O enfisema subcutâneo ocorre geralmente após uma perfuração do pulmão, ou em pós-operatório de cirurgias de tórax e se caracteriza por ar:
		
	
	que extravasa do pulmão para os tecidos subcutâneos. 
	
	entre as pleuras. 
	
	que extravasa do pulmão para a pleura visceral.
	
	que extravasa das pleuras para os tecidos adjacentes. 
	
	que extravasa do pulmão para a pleura parietal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403308893)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sara, 42 anos, foi submetida à craniotomia para clipagem de aneurisma em hemisfério cerebral esquerdo. Após a cirurgia, os sinais vitais estavam estáveis e ela se recuperava bem da anestesia geral. No quarto dia, Sara apresentou um quadro de cefaléia, confusão e perda de força em mão direita. Seu nível de consciência deteriorou de forma acentuada e ela foi entubada e encaminhada à unidade de cuidados intensivos. No momento encontra-se em ventilação mecânica, em jejum, SNG aberta, sonda vesical e cateter central. Dentre as intervenções de enfermagem, qual é a indicada para Sara?
		
	
	Promover aspiração endotraqueal em horários fixos; 
	
	Manter a cabeceira elevada a 30° e alinhamento mento-esternal, com monitorização dos sinais vitais e manutenção das vias aéreas;
	
	Manter decúbito lateral com flexão de quadril superior a 90°;
	
	Fechar SNG, se apresentar desequilíbrio hidroeletrolítico;
	
	Realizar limpeza da incisão cirúrgica com clorexidina alcoólica a 4%;
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201403247390)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	No atendimento a vítima politraumatizada com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e a vítima apresentar rinorreia, significa: 
		
	
	N.D.A
	
	Sangramento orofaringea.
	
	Diâmetro desigual das pupilas.
	
	Sangramento auricular. 
	
	Perda rápida da consciência.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403247277)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. Para realizar o diagnóstico de patologias como o IAM, utilizamos alguns exames laboratoriais conhecidos como marcadores de necrose miocárdica. O que fornece diagnostico mais específico é:
		
	
	Hematócrito e Hemoglobina
	
	CK - MB
	
	D-Dímero
	
	Mioglobina
	
	Troponina I
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403247214)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os ritmos cardíacos que podem ocorrer em uma Parada Cardiorrespiratória que não devem ser chocados (desfibrilados) são: 
		
	
	Fibrilação ventricular e Assistolia
	
	Fibrilação Ventricular e Flutter Atrial
	
	Fibrilação atrial e Atividade elétrica sem pulso
	
	Assitolia e Atividade elétrica sem pulso
	
	Assistolia e Taquicardia venticular
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403247286)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A.B.M, 30 anos, diabética, apresentando sonolência, hálito cetótico, respiração de Kusmaull, poliúrica. Realizado gasometria arterial com o seguinte resultado: Ph=7,15; PO2= 80; PCO2= 24; HCO3- = 14. Nesse caso, A.B.M tem:
		
	
	Acidose metabólica puraAcidose metabólica compensatória com alcalose respiratória compensada
	
	Alcalose respiratória compensada
	
	Acidose metabólica descompensada; alcalose respiratória compensatória
	
	Acidose respiratória
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403247155)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A interpretação eletrocardiográfica é muito importante para a prática do enfermeiro, principalmente quando a sua atuação se dá em setores de alta complexidade, como por exemplo a emergência e CTI, pois muitas das vezes o enfermeiro será o primeiro a abordar o paciente portador de alguma alteração cardíaca importante, entre elas o infarto agudo do miocárdio. Com relação ás estruturas apresentadas em um traçado eletrocardiográfico, analise as afirmativas abaixo: I. A onda P representa a despolarização ventricular e se caracteriza por ser uma deflexão pequena, normalmente para cima (positiva) e arredondada. II. O complexo QRS representa a despolarização ventricular e normalmente as suas ondas apresentam as seguintes características: a deflexão inicial é a onda Q, a deflexão positiva é a onda R e após temos mais uma deflexão negativa que é a onda S. III. A onda T é a deflexão que representa a repolarização ventricular e aparece após o complexo QRS. Após a análise das afirmativas acima, marque a única opção correta: 
		
	
	I
	
	I - II
	
	II - III
	
	I- II - III
	
	I - III
	 1a Questão (Ref.: 201403247298)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Paciente apresentando dor torácica constritiva que não melhora com repouso, realizou ECG de doze derivações que revelou supra ST em V1 e V4-V5R. Considerando que o paciente estava hipotenso qual medicamento não pode ser utilizado?
		
	
	Clopidogrel
	
	Aspirina
	
	Nitroglicerina
	
	Morfina
	
	Oxigênio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403247384)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Paciente A.A., 45 anos, sexo masculino, sofre um acidente automobilístico e apresenta traumatismo crânio encefálico (TCE). Durante a avaliação do paciente pelo enfermeiro, este percebe que o paciente apresenta abertura ocular à dor, murmura sons incompreensíveis e apresenta movimentos de flexão inespecífica à dor. A partir dessa avaliação, determine a pontuação desse paciente na escala de Glasgow.
		
	
	10
	
	7
	
	8
	
	6
	
	9
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403247403)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise as seguintes afirmações e em seguida marque a resposta que contenha sequencia correta. (I) No choque séptico os vasos sangüíneos dilatam, produzindo queda da pressão arterial apesar do aumento da freqüência cardíaca e do volume de sangue bombeado; (II) O fluxo sangüíneo aos órgãos vitais, sobretudo aos rins e ao cérebro, diminui. Posteriormente, os vasos sangüíneos se contraem em uma tentativa de elevar a pressão arterial, mas o débito cardíaco diminui e, conseqüentemente, a pressão arterial permanece muito baixa; (III) O quadro metabólico da sepse leva a um grande catabolismo provocando desnutrição. 
		
	
	Estão corretas as afirmativas I e II 
	
	Nenhuma das afirmativas estão corretas
	
	Estão corretas as afirmativas I e III
	
	Estão corretas as afirmativas II e III
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403247252)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Durante a execução do exame físico realizado em pacientes graves, a função neurológica pode ser mensura através da avaliação de alguns sinais sugestivos de lesão cerebral. Um paciente que apresenta posição de adução e flexão dos membros superiores, rotação interna dos membros inferiores e flexão plantar dos pés, caracteriza-se com sinais de:
		
	
	Descerebração
	
	Decorticação
	
	Sedação profunda
	
	Anisocoria
	
	Edema cerebral
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403247202)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O procedimento utilizado para reverter arritmias mediante a utilização de corrente elétrica direta e sincronizada é chamado de:
		
	
	cardioversão
	
	nenhuma das anteriores
	
	choque cardiodesfibrilatório
	
	cardiodesfibrilação
	
	desfibrilação
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201403247176)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Acerca da Insuficiência Respiratória (IR), marque a assertiva correta:
		
	
	d) Hipercapnia representa níveis altos de CO2 e alcalinização do sangue 
	
	e) A Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) causa uma IR ventilatória 
	
	b) O efeito espaço morto significa boa ventilação e má perfusão 
	
	c) A IR ventilatória não é causada por obstrução brônquica 
	
	a) A IR tipo 1 pode também ser chamada de ventilatória 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403247146)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O profissional enfermeiro quando na atuação no setor de emergência, se depara com vários pacientes apresentando distúrbios respiratórios, em alguns casos podendo ser fatais quando não abordados da maneira rápida e correta. Muitas dessas afecções respiratórias se apresentam de forma bastante similar, porém com etiologias diferentes, necessitando assim de um conhecimento prévio por parte do enfermeiro, das apresentações, fisiopatologias e abordagens. Analise as afirmativas abaixo: I. No caso da pneumonia, o enfermeiro deve avaliar sinais de hipoxemia e dispnéia . Os pacientes podem apresentar ainda tosse, produção de escarro e também murmúrio vesicular diminuído. II. Nos casos de asma aguda, o broncoespasmo é fator importante para a variação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, dentre eles a falta de ar associada aos estertores que são verificados quando o enfermeiro realiza a ausculta pulmonar. III. Nos casos de insuficiência respiratória aguda, os pacientes podem apresentar sinais e sintomas como: cianose, inquietação, alteração do nível de consciência entre outros. É correto apenas o que se afirma na apção: 
		
	
	I - II
	
	I - III
	
	I - II - III
	
	II - III
	
	I
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403247357)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A cessação súbita da atividade cardíaca e respiratória, incapaz de produzir débito cardíaco para a vida, em indivíduo sem doença terminal e ausência de pulso central caracteriza-se como Parada Cardio-Respiratória (PCR). Marque a alternativa que não contém orientações referentes as novas diretrizes para reanimação cardio-pulmonar (AHA, 2015):
		
	
	Frequência de compressões torácicas deve ser superior a 100 Batimentos/min; 
	
	Em crianças de 1 a 8 anos, usar o DEA com um sistema atenuador de carga pediátrico;
	
	A lidocaína e a amiodarona são drogas fundamentais para reverter a PCR nas taquiarritmias; 
	
	O número de Compressões ventilatórias no adulto deve ser de 30:2, independente do número de socorristas;
	
	O acesso vascular, a administração de fármacos e a colocação de via aérea avançada, ainda são recomendadas, mas não devem causar interrupções significativas nas compressões e choques;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403247248)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Um paciente foi admitido na emergência geral com o nível de consciência rebaixado, cianose e dispnéia. Durante os procedimentos de admissão, o médico do plantão pede ao enfermeiro que colete uma amostra de sangue para gasometria arterial afim de melhor compreender as causas clínicas do paciente. Após emissão do relatório gasométrico, foi observado os seguintes valores: pH=7,29; PCO2= 55mmHg; PO2= 120mmHg e HCO3= 29meq. Com base nesses parâmetros, o paciente se encontra em quadro de distúrbio Ácido-base do tipo:
		
	
	Alcalose mista 
	
	Alcalose Respitatória
	
	Acidose Respiratória
	
	Acidose Metabólica
	
	Alcalose Metabólica
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403247212)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Existem inúmeras modalidadesde ventilação mecânica disponíveis para utilização em terapia intensiva que possibilitam a assistência ao paciente. Considerando os diversos modos de ventilação invasiva é INCORRETO afirmar: 
		
	
	Na pressão de suporte é necessário que o paciente tenha o estímulo respiratório. O paciente dá seu próprio volume e FR.
	
	A PEEP é empregada para manter os alvéolos abertos e pode ajudar a evitar o uso de elevadas concentrações de FIO2 
	
	Insuficiência Renal Aguda
	
	Na ventilação mecânica o modo controlado por pressão ou volume é utilizado como modo inicial assim que o paciente for entubado e a FR, o volume ou pressão são controlados pois o paciente não apresenta estímulo respiratório.
	
	O modo CPAP é o modo em que o ventilador mecânico fornece o volume e frequência respiratória mas necessita do estímulo respiratório do paciente e este pode estar entubado ou não.