Buscar

ESTUDO DE CASO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Profª Luciane Guimarães Batistella Bianchini
Estudo de caso 
July é a primeira filha do casal de classe média, com grau de escolaridade apenas primária. Na época da observação diagnóstica, tinha 11 anos de idade e estava no quinto ano, de uma escola pública. Foi encaminhada para avaliação psicológica e psicopedagógica, pela professora de inglês (particular), que percebe excessiva falta de atenção da menina nas diversas atividades que desenvolve, dificuldade de socialização e comunicação com os colegas. Tanto a mãe quanto a escola nunca reclamaram sobre o comportamento da menina, pois a mãe esclarece que sempre achou que esta era uma característica própria de July. As notas de July eram em sua maioria abaixo da média, assim, sempre conseguia passar de ano por ajuda do conselho de classe que a avaliava como uma aluna de bom comportamento.
Durante as aulas July nunca faz perguntas, também não conversa com os amigos e na hora do intervalo permanece na sala sem falar com ninguém. Quando questionada sobre algo da matéria, July não responde e a professora não sabe se ela não pergunta por que não entendeu nada ou se é uma questão de sociabilidade. A professora ainda frisa que July parece estar se fechando dentro de uma redoma a cada dia. A menina tem seu olhar sempre distante: “Acho que falta vida para esta menina”, “talvez ela tenha algum transtorno, será que ela é autista?”, fala a professora.
Em seu caderno veem-se várias atividades em branco, algumas realizadas, mas na maioria não são concluídas.Com relação à matemática July não sabe tabuadas apresentando dificuldade em dividir e subtrair, como também em entender a conceito destes. A soma consegue realizar, porém erra quando há elevação de números decimais.
Os resultados apresentados sobre o raciocínio lógico matemático de July demonstraram que ela encontra-se em uma fase de transição do pré-operatório para o operatório concreto, pois consegue resolver algumas atividades e outras não. Tem bastante dificuldade nas classificações com inclusões mais amplas e em fazer previsões/antecipações/conservações.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS 
July apresenta um modo ainda muito imaturo de “ser”, mantendo uma relação simbiótica com a mãe, que fala por ela e precisa até mesmo agir por ela em algumas situações. Ou seja, a sua autonomia ainda não foi conquistada nos hábitos como alimentação, horários para dormir e vestir, sempre precisando da mãe para ajudá-la.
July é uma criança que apresenta uma sociabilidade ainda muito primitiva. Não gosta de conversar com as crianças e brincar(com a irmã tbém quase não brinca). Apresenta relações interpessoais de característica empobrecida no que se refere à socialização entre pares. Não tem amigos na escola, pois as suas relações significativas mantêm-se em torno do contexto familiar. Ela não gosta de festas, nem mesmo em seu aniversário e por isso a mãe tem evitado realizar. A última viagem de férias programada pela família foi desmarcada porque a menina não queria sair de casa e acabou adoecendo. Assim, fora do ambiente familiar, só vai à escola e agora também à aula particular de inglês. No entanto, nestes dois contextos, não mantêm relações de amizade. Na hora do intervalo, se mantêm quieta em sala e fica brava se alguém vem conversar com ela. 
A mãe trabalha com o pai num supermercado, July com a irmã passam o dia todo dentro de casa. Não brincam na rua, pois a mãe acha o bairro muito perigoso e assim a menina passa grande parte do tempo olhando as crianças brincar pela janela.
 Ritmo e autonomia do desenvolvimento 
Rose conta que July sempre foi muito quieta. Os primeiros cuidados com July foram feitos pela avó materna e isto continuou até os sete meses, pois a mãe trabalhava fora. A avó era cheia de cuidados e a menina ficava só no colo e no carrinho. Quando a avó dava banho fechava toda a casa e a menina suava de calor, mas não a deixava tomar vento algum. 
Rose ainda relata que ela mesma não deu nem banho na menina, pois tinha medo. Quando chegava do trabalho ia buscar July na casa da mãe. A mãe era tão cheia de cuidados e lhe dava mil recomendações e dizia que se ela não seguisse tais conselhos a menina adoeceria. Rose hoje acha que a mãe exagerou, mas ela seguia as recomendações à risca, pois era a primeira filha e ela pouco sabia sobre este momento da vida de um bebê, sobre sua responsabilidade. 
Ainda investigando sobre os cuidados iniciais com July, a mãe nos conta que a exploração de brinquedos pela boca sempre foi evitada pela mãe, por questões de higiene. Quanto à alimentação, até hoje July quase não come, vive tomando vitaminas e isto preocupa a mãe, além das dificuldades de linguagem apresentadas pela menina. Também destaca que pouco falava com a menina, pois achava que bebê não entende o que lhe é dito.
No que se refere ao desenvolvimento da filha, destaca que a menina sempre esteve abaixo do peso e da altura condizente com a sua idade. Começou a andar com 1 ano e dois meses e começou a fala com quase 4 anos.
A mãe ainda destaca que até hoje July depende muito dela, que não consegue nem pedir algo à professora e a mãe precisa ir até a escola às vezes para falar algo que a menina deseja.
	IDENTIFIQUE AS ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO DE JULY QUE ESTÃO COMPROMETIDAS
	
	CITE DUAS AÇÕES QUE A ESCOLA PODERIA REALIZAR PARA AJUDAR EM CADA UMA DAS ÁREAS EM ATRASO.
	
	AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PODERIAM AJUDAR NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DE JULY?
SE A RESPOSTA FOR SIM, COMO SERIA ESSA ADAPTAÇÃO?

Outros materiais