Buscar

PROVA RECUPERAÇÃO FÉRIAS DIREITO PENAL II

Prévia do material em texto

PROVA RECUPERAÇÃO FÉRIAS DIREITO PENAL II 	 
 
 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 896318) 	Pontos: 0,0 / 1,0
João, na intenção de auxiliar Marcos no estupro de Melinda, imobiliza-a enquanto o segundo submete-a a conjunção carnal, configurando o crime de estupro previsto no art. 213 do CP. Considerando-se que João não praticou nenhum ato libidinoso com a vítima, qual será sua responsabilidade penal segundo a teoria do domínio final do fato?
Opção Não Respondida 	Autor mediato
Opção Não Respondida Opção Certa 	Coautor
Opção Não Respondida 	Autor colateral
Opção Não Respondida 	Partícipe
Opção Marcada Opção Errada 	Mero conivente
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 896168) 	Pontos: 1,0 / 1,0
 
(136° Exame OAB/SP, 1ª Fase) Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF:
Opção Não Respondida 	Segundo a CF, é proibida a retroação de leis penais, ainda que estas sejam mais favoráveis ao acusado.
Opção Marcada Opção Certa 	O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis.
Opção Não Respondida 	As medidas de segurança são proporcionais à reprovação social.
Opção Não Respondida 	Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas até os sucessores e contra eles executadas, mesmo que ultrapassem o limite do valor do patrimônio transferido.
Opção Não Respondida 	O princípio básico que orienta a construção do direito penal é o da intranscendência da pena, resumido na fórmula nullum crimen, nulla poena, sine lege.
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 896508) 	Pontos: 1,0 / 1,0
O instituto que permite ser computado na execução da pena privativa de liberdade ou na medida de segurança o tempo de prisão provisória, ou seja, da prisão anterior ao trânsito em julgado da sentença condenatória, denomina-se:
Opção Marcada Opção Certa 	Detração
Opção Não Respondida 	substituição de pena.
Opção Não Respondida 	Progressão
Opção Não Respondida 	Regressão
Opção Não Respondida 	Remissão
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 896202) 	Pontos: 0,0 / 1,0
Beto, em razão de calúnias proferidas por Carlos a seu respeito, mediante uma emboscada agride este com uma barra de ferro, vindo a quebrar-lhe o braço, incapacitando-o por 35 dias para o trabalho. Ocorre que, no momento da sentença, verificou-se pela sua FAC que Beto fora indiciado em dois inquéritos, um por estelionato e outro também por lesão corporal. Considerando que Beto tem 20 anos de idade, assinale a opção correta acerca da dosimetria de pena: (Art. 129 - Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano. § 1º - Se resulta: I - incapacidade para as ocupações habituais, por mais de 30 (trinta) dias; ... Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos).
Opção Não Respondida 	Trata-se de delito de lesões corporais leves, sendo aplicada a menoridade como circunstância atenuante na terceira fase de aplicação de pena; bem como não há que se falar em maus antecedentes ou reincidência face à existência de inquéritos policiais em curso.
Opção Não Respondida 	Trata-se de delito de lesões corporais leves, sendo aplicada a menoridade como circunstância atenuante na segunda fase de aplicação de pena; bem como não há que se falar em maus antecedentes ou reincidência face à existência de inquéritos policiais em curso.
Opção Não Respondida 	Trata-se de delito qualificado, sendo aplicada a menoridade como circunstância atenuante na segunda fase de aplicação de pena; todavia sua pena-base será majorada em decorrência de maus antecedentes, face à existência de inquéritos policiais em curso.
Opção Marcada Opção Errada 	Trata-se de delito qualificado, sendo sua pena-base majorada em decorrência de maus antecedentes, face à existência de inquéritos policiais em curso, sendo irrelevante sua idade para fins de fixação de pena.
Opção Não Respondida Opção Certa 	Trata-se de delito qualificado, sendo aplicada a menoridade como circunstância atenuante na segunda fase de aplicação de pena; bem como não há que se falar em maus antecedentes ou reincidência face à existência de inquéritos policiais em curso.
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 896379) 	Pontos: 1,0 / 1,0
(OAB 2011. IV UNIFICADO) Trata‐se de causa extintiva da punibilidade consistente na exclusão, por lei ordinária com efeitos retroativos, de um ou mais fatos criminosos do campo de incidência do Direito Penal,
Opção Não Respondida 	a graça.
Opção Não Respondida 	o indulto coletivo.
Opção Marcada Opção Certa 	a anistia.
Opção Não Respondida 	a detração penal.
Opção Não Respondida 	o indulto individual.
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 896624) 	Pontos: 0,0 / 1,0
Paulo, de 19 anos de idade, é abordado em uma operação da Polícia Militar do Estado da Paraíba, na cidade de João Pessoa, deflagrada no dia 10 de dezembro de 2012. Após se recusar a submeter-se ao teste do bafômetro e apresentar a documentação solicitada, Paulo ofende moralmente os policiais que trabalhavam regularmente na ocorrência e é conduzido preso ao Distrito Policial. Posteriormente Paulo é denunciado pelo Ministério Público por crime de desacato e a denúncia é recebida pelo Magistrado competente no dia 14 de abril de 2013, com instauração da ação penal. Por ostentar maus antecedentes e não fazer jus a qualquer benefício, a ação tramita regularmente até a prolação da sentença condenatória pelo Magistrado competente no dia 15 de maio de 2015, que aplicou ao réu Paulo a pena de 1 ano de detenção, em regime inicial semiaberto. A sentença transitou em julgado. Após o trânsito em julgado, o advogado de Paulo postulou ao Magistrado a extinção da punibilidade do seu cliente com base na prescrição. Neste caso, o Magistrado
Opção Não Respondida Opção Certa 	deverá declarar extinta a punibilidade do réu pela prescrição, uma vez que o Código Penal estabelece, neste caso, o prazo prescricional de 2 anos.
Opção Não Respondida 	não deverá reconhecer a prescrição uma vez que o Código Penal estabelece o prazo prescricional de 3 anos no caso de pena igual ou superior a 1 ano.
Opção Marcada Opção Errada 	não deverá reconhecer a prescrição uma vez que o Código Penal estabelece o prazo prescricional de 4 anos no caso de pena igual ou superior a 1 ano.
Opção Não Respondida 	não deverá reconhecer a prescrição uma vez que o Código Penal estabelece o prazo prescricional de 6 anos no caso de pena igual ou superior a 1 ano.
Opção Não Respondida 	não deverá reconhecer a prescrição uma vez que o Código Penal estabelece o prazo prescricional de 5 anos no caso de pena igual ou superior a 1 ano.
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 896308) 	Pontos: 0,0 / 1,0
Considera-se infração penal de menor potencial ofensivo:
Opção Não Respondida 	A infração penal em que a lei estabeleça pena mínima não superior a 1 ano.
Opção Não Respondida 	A infração penal em que a lei estabeleça pena máxima não superior a 1 ano.
Opção Marcada Opção Errada 	A infração penal em que a lei estabeleça pena mínima não superior a 2 anos e todas as contravenções penais..
Opção Não Respondida 	A infração penal em que a lei estabeleça pena máxima não superior a 4 anos.
Opção Não Respondida Opção Certa 	A infração penal em que a lei estabeleça pena máxima não superior a 2 anos e todas as contravenções penais.
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 896481) 	Pontos: 1,0 / 1,0
Atendendo ao critério trifásico de aplicação da pena, o Juiz:
Opção Não Respondida 	a primeira fase, fixa a pena-base segundo os critérios do art. 59 do Código Penal; na segunda fase, faz incidir, sobre a pena-base, as causas de aumento e diminuição; na terceira fase, faz incidir, sobre a pena-base, as circunstâncias agravantes e atenuantes;
Opção Marcada Opção Certa 	na primeira fase, fixa a pena-base segundo os critérios do art, 59 do Código Penal; na segunda fase, faz incidir, sobre a pena-base, as circunstânciasatenuantes e agravantes; na terceira fase, sobre a pena apurada na fase anterior, faz incidir as causas de aumento e de diminuição;
Opção Não Respondida 	na primeira fase, fixa a pena-base segundo os critérios do art. 59 do Código Penal; na segunda fase, faz incidir, sobre a pena-base, as causas de aumento e de diminuição; na terceira fase, sobre a pena apurada na fase anterior, faz incidir as circunstâncias atenuantes e agravantes;
Opção Não Respondida 	Revoga-se o livramento condicional e ocasiona a perda do período de prova a condenação penal definitiva por crime praticado durante o período de prova do livramento condicional.
Opção Não Respondida 	na primeira fase, fixa a pena-base segundo os critérios do art. 59 do Código Penal; na segunda fase, faz incidir, sobre a pena-base, as qualificadoras e as causas de aumento e de diminuição; na terceira fase, sobre a pena apurada na fase anterior, faz incidir as circunstâncias agravantes e atenuantes.
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 896582) 	Pontos: 0,0 / 1,0
(OAB Exame Unificado IX) Tendo como base o instituto da ação penal, assinale a afirmativa correta.
Opção Não Respondida 	Como o Código Penal é silente no tocante à natureza da ação penal no crime de lesão corporal culposa, verifica-se que a referida infração será de ação penal pública incondicionada.
Opção Não Respondida 	A legitimidade para ajuizamento da queixa-crime na ação penal exclusivamente privada (ou propriamente dita) é unicamente do ofendido
Opção Não Respondida 	Na ação penal pública vigora o princípio da disponibilidade.
Opção Marcada Opção Errada 	A ação penal privada subsidiária da pública fere dispositivo constitucional que atribui ao Ministério Público o direito exclusivo de iniciar a ação pública.
Opção Não Respondida Opção Certa 	Na ação penal de iniciativa privada vigora o princípio da oportunidade ou conveniência.
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 896590) 	Pontos: 1,0 / 1,0
(OAB Exame Unificado VIII) Trata‐se de causa extintiva da punibilidade consistente na exclusão, por lei ordinária com efeitos retroativos, de um ou mais fatos criminosos do campo de incidência do Direito Penal:
Opção Não Respondida 	o indulto coletivo.
Opção Não Respondida 	o indulto individual.
Opção Não Respondida 	novatio legis in mellius
Opção Não Respondida 	a graça.
Opção Marcada Opção Certa 	a anistia.

Continue navegando