Buscar

Trabalho Farmacognosia 2 Anis Estrelado e Anis Verde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anis Estrelado e Anis Verde
Farmacognosia 2
Centro Universitário Estácio de Sá do Recife
Equipe:Atainá Aguiar
 Edécio Paulo
 Deysiele Leandro
 Hédila Moura
 Rafhaella Gabryelli 
 Wellita Cândido 
Professor: Alan Vasconcelos
Histórico
Seu nome deriva do inglês allurement - encantamento, fascinação. Planta belíssima, tem uso milenar como condimento, medicamento. Lord Cavendish foi o primeiro a conhecê-la na China, no século XIX, e quem a introduziu na Europa.
O Anis-estrelado ou anis estrela é uma erva originária da China e do Vietnã. Considerado uma grande especiaria de uso medicinal e alimentar.
É uma das plantas medicinais mais usadas no mundo por causa de suas propriedades fitoterápicas.
Na Idade Média, costumava-se elaborar um doce de anis estrelado. Hoje, o anis estrelado é consumido como óleo (retirado de suas sementes), chá ou mastigado in natura para combater o mal-estar. 
A partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da gripe A(H1N1) : o oseltamivir(Tamiflu).
Histórico
O anis possui três espécies mais conhecidas: anis estrelado, anis verde e anis comum. Apesar de serem diferentes, as três plantas possuem o mesmo princípio ativo, o que garante propriedades muito similares.
Existe uma grande confusão com o nome "anis". No Brasil refere-se ao anis estrelado, só que no resto do mundo o termo "anis" ou "anis-verde" é empregado quando se refere à planta Pinpinella anisum, que aqui no Brasil é chamada de "erva-doce".
O anis-estrelado não é muito empregado no Brasil, provavelmente devido ao preço um tanto quanto salgado.
Não é cultivado em nosso território, sendo importado principalmente da Europa.
Uso Popular Anis Estrelado
Nome Científico : Ilicium verum
Nome Popular: Anis estrelado Chinês
 É utilizado como um tempero para guisados de peixe, carne de porco e pato, bem assados pois possui um sabor agradável, o chá é utilizado para curar a gripe, são utilizados a fruta e as sementes.
Os efeitos colaterais do Anis incluem náuseas, vômitos e reações alérgicas, quando consumido em excesso.
Uso Popular Anis Estrelado
Outros Usos :
Não temos muitas aplicações do anis-estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá para ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos. 
Usa-se também para a produção de licores ou outras bebidas alcoólicas.
Os chineses utilizam apenas um fruto para temperar pedaços grande de carne, e acreditam que se cozidos juntamente com os frutos do mar evitariam possíveis envenenamentos.
É muito empregado pela indústria farmacêutica, de bebidas e perfumaria. O nome Illicium vem do radical latino illicere, que quer dizer “atrair e seduzir”, daí vem o termo em português aliciar. O nome foi dado devido ao aroma forte e agradável que exala, realmente seduzindo as pessoas.
Descrição Botânica
Podem alcançar 10 Metros de altura
Frutos em formato de estrelas
Produção perto dos 4.000 frutos por colheita
Aroma característico sendo mais forte que a erva doce
Muito Rico em óleos essenciais
Indicação Terapêutica
Uso medicinal do Illicium verum - anis-estrelado chinês
Indicações (Uso Interno): bronquites, cãibras, cólica, dor nas costas, gases intestinais, halitose (mau hálito), hérnia, náuseas, reumatismo, tosse. Propriedades Medicinais: analgésico, antibacteriano, diurético, estimulante circulatório, expectorante, tônico estomacal.
Indicações (Uso Externo): abscessos; micoses; escabiose.
Indicações Pediátricas: Quase todas as indicações para adultos. Esta erva deve ser usada com muito cuidado em crianças pequenas em baixas dosagens e por muito pouco tempo.
Indicação Terapêutica
Tónico estomacal, flatulência, regulariza as funções menstruais, melhora a digestão, falta de apetite, catarros bronquiais.
Possui propriedades digestivas, diurética, sudorífica, carminativa e expectorante.
Composto por: anetol, proteinas, óleo fixo, açucares e cumarinas. 
Compósição Fitoquímico
Alcalóides
Saponinas
Taninos
Triterpenos 
Farmacologia
Possui atividade antiespasmódica, devido a sua ação anticolinérgica, eupéptica, carminativa, expectorante, antiflatulento, diurético e anti-inflamatório. 
O anis estrelado é comprovadamente expectorante e antiespasmódico para o trato gastrointestinal.
óleos essenciais e flavonóides agem na musculatura lisa do trato gastrointestinal e do trato respiratório.
Seus compostos ativos contém propriedades anti-virais, anti-bacterianas, anti-fúngico e é particularmente bom para o tratamento da gripe.
Farmacologia
Anetol: isolado do óleo de anis, possui atividade antibacteriana, antifúngica e antisséptica. 
O anetol é um percursor metabólico da para-metoxi-anfetamina (PMA), um composto traficado com a designação de Ecstasy, pois, é um derivado de metilenodioximetanfetamina (MDMA) e cujo consumo já resultou em múltiplos casos fatais. 
Toxicologia
Os efeitos tóxicos estão relacionados com o anetol do óleo essencial, no qual altas doses podem gerar um efeito narcótico sobre o SNC, iniciada por hiperexcitabilitade cerebral, choro contínuo em crianças, seguido por tremores, convulsões epiléticas e sonolências. 
Fitoterápicos
Indicação: O chá de Anis estrelado é indicado para gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrointestinais, tosses, bronquite, calmante e expectorante.
Como Fazer: Coloque em infusão em um litro de água fervente, 1 (uma) colher de chá de anis estrelado e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por 10 (dez) minutos.
Como beber: Tomar duas a três xicara ao dia
Boa Noite,
Obrigado!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais