Buscar

amanda relátorio estagio

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
AMANDA HANNA DA SILVA
RU 1100821
BELO HORIZONTE 
DEZEMBRO 2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil, no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Uninter. Professora orientadora Nayanna Reinaldin, Tutora Local: Lilian Lunardi
AMANDA HANNA DA SILVA
RU 1100821
BELO HORIZONTE 
DEZEMBRO 2016
]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------04
DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------06
FICHA DE FREQUÊNCIA------------------------------------------------------------------10
PLANO DE AÇÃO----------------------------------------------------------------------------12
CONSIDERAÇÕES FINAIS-----------------------------------------------------------------17
REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------19
APÊNDICES------------------------------------------------------------------------------------20
INTRODUÇÃO
O presente relatório é uma síntese das observações da prática docente realizada no período de 28/10/2016 à 11/11/2012 , na instituição de ensino UMEI Lucas Monteiro Machado, situada à rua Rua Soldado Weverson de Almeida, número 350, no Bairro Vila Pinho, CEP 30.670-150, localizada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, por Amanda Hanna da Silva. Tendo como o objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso de Pedagogia ao Centro Universitário Internacional UNINTER Segundo Paulo Freire (1996), "é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. 
A experiência de estágio é imprescindível , tanto regendo, quanto observando, pois a prática é a base que um futuro professor precisa para conviver com a realidade escolar. Todas as etapas do estágio são de suma importância e enriquecedoras para o aprendizado, contribuindo para a formação docente, reflexão das práticas pedagógicas e posterior atuação docente.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estágio e relatório será a pesquisa, observação, experiência do professor docente e a interação com os alunos.
A metodologia utilizada levou-se em consideração a necessidade de planejamento de práticas educacionais intencionais considerando os diferentes processos de desenvolvimento e aprendizagem que reconheçam e valorizem as diversas experiências que as crianças trazem e realizam na instituição educativa. 
Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho da supervisora pedagógica, professora regente, observação entre a teoria e a prática vivenciada na 
Educação Infantil do estabelecimento de ensino. Nas observações em sala de aula foi observado e registrado a prática docente das crianças de 5 anos, da turma do 2º período; assim como o relacionamento entre professor - alunos e das diversas atividades que compõem parte da rotina diária da instituição, como: acolhida, roda de conversa, roda de música, roda de história, brincadeiras e jogos, modelagem, pintura, atividades de corpo e movimento e cuidados de higienização com as crianças.
ESCOLA ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado de Educação Infantil, foi realizado na UMEI Lucas Monteiro Machado, situada à rua Rua Soldado Weverson de Almeida, número 350, no Bairro Vila Pinho, CEP 30.670-150, localizada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. O contato da escola pode ser realizado através do telefone (31) 32775869 e do e-mail umei.ciac@pbh.gov.br.
A escola oferta atendimento no nível de educação infantil, nos períodos integral para crianças de 0 à 2 anos, e matutino e vespertino para crianças de 3 à 5 anos.
A instituição atende a um número de 350 alunos, desse número, 04 são alunos em processo de inclusão, acompanhadas por auxiliares de apoio a inclusão.
O estágio foi realizado no período de 28 de outubro de 2016 à 11 de Novembro de 2016 , no turno matutino, sendo observadas as turmas de 05 anos, denominada turma da Borboleta e a turma de 01 ano, denominada turma do Sapinho.
A Proposta Político Pedagógica da UMEI Lucas Monteiro Machado é baseada nas Proposições Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, documento este que “compreende que a ação educativa deve buscar garantir equilíbrio entre o necessário reconhecimento da criança real que se encontra em cada turma e a oferta de experiências escolares que ampliem seu repertório cultural e de conhecimentos, visando à superação do modelo excludente e simplificador que a sociedade atual presencia. Nesse sentido, propõe-se a organização do trabalho pedagógico através do desenvolvimento e ampliação das habilidades das crianças pautada nas Intenções Educativas para a Educação Básica no Município de Belo Horizonte: 
	A construção da autonomia do(a) estudante; 
	A construção de conhecimentos que favoreçam a participação na vida social e interação ativa com o meio físico e social; 
	O tratamento da informação e expressão por meio das múltiplas linguagens e tecnologias. 
Para efetivar essas intenções educativas, as Proposições Curriculares para a Educação Infantil propõem o desenvolvimento e ampliação das habilidades das crianças que orientarão a seleção e organização dos conhecimentos, das experiências escolares, dos procedimentos, valores e atitudes que se pretendem sejam desenvolvidos por elas. Organizado em ciclos, o primeiro ciclo compreende as crianças dos recortes etários de 0 a 1 ano, de 1 a 2 anos e de 2 a 3 anos de idade ; O segundo ciclo, que atendemos no momento, compreende os recortes etários de 3 a 4 anos, de 4 a 5 anos e de 5 anos de idade. 
A UMEI deve possibilitar o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança, além de promover a ampliação de suas experiências e conhecimentos e também o desenvolvimento de suas habilidades essenciais.
Partindo do princípio de que a Instituição da Educação Infantil é vista hoje como um espaço educativo que promove a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, a concepção adotada pela instituição é sócio interacionista, e na organização da proposta curricular as dimensões de cuidar e educar são tratadas como processo indissociáveis.
	Fazem parte desse âmbito os eixos de trabalho: construção de atitudes e valores, a construção do conhecimento mediante interações estabelecidas com a cultura a natureza e a sociedade, ou seja, com o mundo físico e social e a apropriação de múltiplas linguagens (oral, escrita, musical, corporal, plástica, digital, como forma de expressão e a matemática) e o brincar.
A proposta político pedagógica deve possibilitar às crianças a construção da identidade e da autonomia, a interação e a socialização das mesmas no contexto escolar e social para que, progressivamente, sejam capazes de expandir seus conhecimentos.
	O processo de conhecimentos produzido pela escola vem recebendo diversas influências das correntes filosóficas que procuram analisar e interpretar o efeito da ação da escola sobre o homem, sobre a sociedade e sobre o mundo.
É importante que todos na UMEI se conscientizem da relevância dessa instituição na vida de todo ser humano. Ela, muitas vezes torna-se responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da aprendizagem da criança, por isso deve ser preocupação de todos os profissionais envolvidos com a educação, oportunizando às crianças vivenciarem uma experiência bem sucedida. A UMEI que cumpre sua função social é respeitada pela comunidade, que por sua vez a preserva. 
A dinâmica da Educação Infantil tem exigido um profissional reflexivoque avalie sua prática profissional, buscando aperfeiçoá-la, aberto às mudanças e atento às diversidades das crianças com as quais trabalha. Deve ter uma visão ampla do processo de aquisição do conhecimento e do desenvolvimento das relações estabelecidas nas interações socioculturais.
	Conhecer novas teorias e promover sua articulação com a prática, é de fundamental importância, para ampliar e aprofundar o saber e reconstituir a prática pedagógica numa avaliação constante, de forma crítica e criteriosa, numa busca permanente de significados.
A significação social da infância, o papel do professor, o processo de aprendizagem, os sistemas pedagógicos e o conjunto de ideias políticas, sociais e econômicas, determinarão, em última análise, o processo de aprendizagem formal estabelecido na UMEI.
A regência em sala de aula foi executada através do planejamento de aula. O plano de aula foi elaborado baseado no quadro exposto nas “Proposições Curriculares da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação, onde deve desenvolver a habilidade de Utilizar o calendário para registrar o tempo, cotidianamente. 
Foram desenvolvidas atividades de raciocínio lógico matemático, identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, contação de histórias e recreação.
De uma maneira geral, as crianças foram participativas contribuindo para o enriquecimento das atividades, proporcionando um ambiente de prazer, alegria e descobertas.
Em alguns momentos a professora regente auxiliou nas situações de conflito realizando as intervenções necessárias, deixando uma mensagem positiva e enriquecedora que contribuísse para o bom convívio de todos.
É necessário para trabalhar com crianças tão pequenas, atenção em tudo que se faz perto delas, observar quais são suas necessidades, quais suas carências e como tornar efetivo o ensino-aprendizagem para esses aprendizes.
FICHA DE FREQUÊNCIA
PLANO DE AÇÃO 
1)IDENTIFICAÇÃO
Instituição :UMEI Lucas Monteiro Machado
Professora:Lucimar
Estagiária:Amanda Hanna da Silva
Turma: 5 anos Número de alunos:22
Tempo de duração da aula:30 minutos
	EIXO DE TRABALHO E CONTEÚDO: 
Linguagem matemática
Utilização dos números, registro dos números, sequência numérica, noção de tempo . 
	OBJETIVOS:
-Utilizar o calendário para registrar o tempo. 
-Identificar noções de tempo :hoje,amanhã,ontem.
-Realizar registro de numerais em situação de uso funcional e social .
-Trabalhar com a sequência numérica e contagem.
	MATERIAIS UTILIZADOS / RECURSOS:
- Calendário móvel em E.V.A ,Cópia do calendário para todos os alunos. 
	FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/SÍNTESE DO ASSUNTO:
“As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados.”
(Referencial).
O universo matemático permite à criança fazer descobertas, relacionar fatos, 
organizar pensamentos, raciocinar de forma lógica, situar-se no tempo e no espaço. As crianças também utilizam os processos de solução de problemas em seu cotidiano e as relações numéricas e de quantidade em várias atividades. Pequenos cálculos mentais, o trabalho com grandezas, com espaço e forma fornecem à criança referências concretas que mais tarde serão representadas por símbolos.”
	ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Ao iniciar a aula apresentar o calendário móvel a turma. Perguntar aos alunos :
-Vocês conhecem o calendário?
-Sabem para que serve o calendário?
-Quem de vocês possuem um calendário em casa?
A fim de verificar o conhecimento que eles já possuem do calendário .
Ler com a turma todos os meses do ano e dias da semana.
Explicar a funcionalidade do calendário:
Através do calendário podemos marcar o início e termino das aulas,férias,feriados,passeios e aniversários.
Entregar para os alunos a cópia do calendário para a marcação do calendário diariamente. O calendário mensal possui os quadros em branco que deverão ser preenchidos junto com os alunos ,trabalhando desta forma com a sequência numérica:
-Ano
-Nº de dias
-Nº de de semanas
-Nº de feriados
-Nº de dias de aulas no mês
-Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia .
-Fazer perguntas diariamente ao utilizar a marcação do calendário para desenvolver a sequência numérica
e a noção de tempo;por exemplo:
- Em qual mês estamos?
- Que dia da semana é hoje?
- E ontem, que dia da semana foi?
- E amanhã, que dia da semana será?
- O primeiro dia do mês caiu em qual dia?
- E o último dia do mês?
* Quantos dias têm esse mês?
	REFERÊNCIAS
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/dia-outro-428204.shtml,acessado em 28/11/2016
	ANEXOS:
	
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
UMEI LUCAS MONTEIRO MACHADO
NOME:_______________________________________________
CALENDÁRIO MÓVEL EVA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio possibilita compreender as relações existentes no processo de constituição escolar e analisá-las de forma crítica colaborando para estabelecer transformações neste processo para que a escola venha a desempenhar sua função da melhor forma possível. 
Ao término do Estágio ficou a certeza da importância do contato direto com a realidade escolar. A interação com professores, as crianças e demais funcionários, foram extremamente enriquecedor indo além das expectativas, pois pude vivenciar a realidade do cotidiano escolar com uma equipe bastante eficiente e acolhedora.
Além do contato com a escola, professores e alunos, tive também a oportunidade de refletir sobre a articulação entre teoria-prática no processo educativo a partir da interação entre a reflexão adquirida no decorrer do curso de Licenciatura e a atuação em situações concretas da realidade escolar.
O estágio é um período em que se busca vincular aspectos teóricos com aspectos práticos. É um momento em que a teoria e a prática se mesclaram para apresentarem um bom resultado. E, sobretudo perceber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB – lei nº 9394/96).
Durante o período do estágio foi possível relacionar algumas disciplinas do curso como fonte para aplicação da teoria com a prática, como didática por exemplo.
A prática do estágio foi de grande importância, pois através dele vivi situações que me proporcionaram aprendizado, uma visão de como resolver problemas e de 
como agir em um ambiente escolar, a criar estratégias e ate mesmo alternativas para um melhor desempenho. 
Posso afirmar que aprendi e ensinei ao mesmo tempo, particularmente, foi uma experiência extremamente válida, pois compreendemos que o processo de ensino e aprendizagem exige envolvimento, discussões, reflexões, saber ouvir, respeitar as vivências e contribuições das crianças,professoras e supervisora. 
Levarei muito do que aprendi nesse período, pois presenciei que a prática não é tão fácil como, às vezes, é apresentado nos momentos teóricos que são vivenciados na sala de aula na qualidade de acadêmico.
Por tudo o que foi apresentado neste relatório, conclui-se que o foco principal desse estudo é formar um profissional competente capaz de colaborar para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, oferecendo atividades novas que irão contribuir no aperfeiçoamento de habilidades motoras, intelectuais e cognitivas, levando à criança a possibilidade de ser um adulto criativo, crítico e que possa agir com autonomia. 
REFERÊNCIAS:
Livro:
PAULO FREIRE, Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa, 16º edição,1996.
Site:http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Proposições Curriculares para Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, disponibilizada para consulta na Instituição estagiada.
Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil volume 1.
19
APÊNDICES
DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA DO ESTÁGIO
Durante a observação e regência em sala de aula, as crianças são organizadas em grupos de quatro crianças. A sala de aula é devidamente adaptada, possui material adequado para desenvolver atividades pedagógicas com as crianças. A sala de aula conta com alguns recursos didáticos expostos para o manuseio das crianças como, por exemplo, livros e revistas aos quais eles fazem recortes, jogos, livros de literatura, lousa, brinquedos de encaixe. A professora inicia a aula com a roda de conversa, onde há uma conversa informal entre os alunos, depois fazem a “chamadinha” Através de fichas com o nome das crianças cada um pega a sua ficha, essa atividade faz parte da rotina diária das crianças que tem como objetivo reconhecer seu nome escrito, identificando-o nas diversas situações do cotidiano, reconhecer os nomes dos colegas que são mais próximos, em seguida registro coletivo de quantos somos, quem faltou, essas atividades são atividades permanentes, a professora realiza as mesmas todos os dias. Após a rodinha a professora parte para as atividades, conforme planejamento diário, ás 8:50 horas, é realizada a higienização das mãos e ás 9:00 horas as crianças vão para o refeitório para o lanche, após o lanche as crianças voltam para sala e realizam atividades orientadas como jogos, brinquedos de encaixe, massa de modelar e brincadeiras, ás 10:20 horas vão para o parquinho, ás 10:40 voltam para a sala para fazerem avaliação do dia e organizarem para a saída.
A turma é tranquila, as crianças possuem um bom relacionamento com a professora regente e os demais funcionários da escola, diante das atividades propostas são participativas e demostram interesse. A professora estabelece relação 
entre o tema trabalhado na sala e o cotidiano dos alunos. As elaborações de atividades são claras e de fácil visualização, o uso diário do planejamento de aula e uso diversificado de material( texturas, tintas, giz, pincéis, massinha e livros).
A professora regente possui um bom relacionamento com as crianças, onde as mesma demonstram constantemente seu carinho pela mesma, ela realiza as atividades de
uma maneira lúdica envolvendo as crianças com eficiência e habilidade. É necessário atividades mais diversificadas para um melhor desenvolvimento das aulas.
Após a saída da turma de 05 anos, acompanhava uma turma do integral de 01 ano, que ao chegar as 11:30 estavam se preparando para a hora do descanso descanso, a medida que iam acordando a professora regente dava livros para manusearem, brinquedos e as 12:50 todos eram acordados.

Continue navegando