Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201708398351 V.1 
	Aluno(a): PAULO AFONSO VARELA DO CARMO
	Matrícula: 201708398351
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 03/09/2017 18:35:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201709134690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se considerarmos, como sugerem alguns autores, que o conhecimento científico teve lugar no século XVII, com a instauração de métodos de investigação rigorosos, o mesmo não se pode dizer das Ciências Sociais. Estas se constituíram como campo de conhecimento somente no século XIX, a partir de um contexto histórico determinado" (MELLO, p. 18). Em relação às Ciências Sociais, podemos dizer que: a) As disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia estudam fenômenos muito semelhantes, ou seja, fatos que resultam da vida em sociedade. Mas, embora estas áreas do conhecimento sejam muito próximas entre si, não são totalmente iguais; b) Ela entende os campos de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia, como designação usualmente mais aceita; c) O eixo da análise antropológica funda-se na compreensão de aspectos microscópicos, tais como religião, costumes, tradições, dentre outros, dos indivíduos ou de pequenos grupos; d) No que diz respeito à Antropologia, pode-se dizer que tal ciência estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura; e) Os fatos que formam a matéria-prima das Ciências Sociais são, pois, fenômenos complexos, geralmente impossíveis de serem reproduzidos, embora possam ser observados; f) As ciências humanas têm como objeto de estudo o próprio homem vivendo em sociedade, ou seja, o homem nas suas relações com os outros homens e com a própria natureza. As questões corretas estão no item:
		
	
	c, d, e, f
	 
	Todos estão corretos.
	
	a, b, d, f.
	
	b, d, e, f.
	
	a, b, c, d.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709072387)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diferente do pensamento religioso e do mitológico, o pensamento filosófico procura explicar a vida a partir de características próprias. A filosofia explica a experiência humana a partir de duas características. Marque a alternativa que representa essas características.
		
	
	o uso da teologia e o do senso comum.
	
	o emprego da razão e o de teses míticas.
	
	o uso de lendas e mitos.
	 
	o uso da razão e de fenômenos naturais.
	
	o uso de mitos e de eventos sobrenaturais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709268247)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Antes de cogitar se aceitamos ou não a cultura do outro, a antropologia nos convida a compreende-la e verificar que ao seu jeito outra vida é vivida segundo outros pensamentos, modelos e costumes. Neste caso estamos nos referindo ao conceito de:
		
	 
	ETNOCENTRISMO
	
	SOCIALIZAÇÃO
	
	ETNOLOGIA
	
	ETNOGRAFIA
	 
	RELATIVISMO CULTURAL
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708449760)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo: (...) São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a "raças" ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses. (...) Extraído de LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 17. O texto acima fala sobretudo de:
		
	
	determinismo geográfico.
	
	determinismo ambiental
	
	determinismo morfo-social.
	 
	determinismo biológico.
	
	determinismo cultural.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708513411)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura"; "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas"; "A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica"; "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se etnocêntrica a seguinte alternativa:
		
	
	Não gosto de música sertaneja e de pagode.
	
	A produtividade da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
	
	Acredito fervorosamente em minha religião.
	
	O crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
	 
	Os heterossexuais possuem uma padrão moral superior aos gays, pois podem constituir famíla.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais