Buscar

Atividade Libras UNIGRAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Gabriela Cogo Paes Máximo
 Rgm: 063.2470
 Disciplina: LIBRAS
 Respostas referentes às aulas 1,2,3 e 4 
 Na antiguidade e na Idade Média a estética e a oratória eram muito valorizadas, por isso, as pessoas que não se encaixavam nos padrões exigidos para a sobrevivência eram isoladas ou mortas. Para a sociedade da época os surdos não eram considerados seres competentes. Portanto, eram isolados ou abandonados pela sociedade.
A cultura surda é o jeito do sujeito surdo entender o mundo e modifica-lo para que se torne acessível a suas percepções visuais. Abrange a língua, as crenças, as ideias, os costumes e os hábitos dos surdos. A identidade surda constitui-se no interior da cultura surda e está em situação de dependência do outro surdo, ou seja, as identidades surdas são adquiridas através das experiências visuais e são fragmentadas.
A lei 10.436 de 24 de abril de 2002 permitiu que a Língua Brasileira de Sinais fosse reconhecida no Brasil. Essa conquista garantiu que os sujeitos surdos tivessem participação efetiva nos espaços de cidadania, sendo o principal indicativo de independência. 
A família do sujeito surdo passa por diversas dificuldades quando recebe o diagnóstico. Ficam frustrados, culpados e tristes. A família necessita dos profissionais para atender às necessidades especiais de seus filhos. Esse conflito psicológico enfrentado pela família é causado pelo desconhecimento dessa necessidade especial. Portanto, com o diagnóstico precoce, ou seja, a confirmação da surdez é possível trabalhar as questões psicológicas de aceitação e convivência, os conceitos sobre surdez e as capacidades de desenvolvimento junto à família, dessa forma a família pode sentir-se mais amparada. 
Podemos destacar três abordagens educacionais que foram propostas para o sujeito surdo ao longo dos anos. O Oralismo é o processo pelo qual se pretende capacitar o surdo na compreensão e na produção da linguagem oral, que parte do princípio que o surdo pode receber os sons da fala, pode ser interlocutor por meio da linguagem oral. O método da Comunicação Total tem como proposta a mistura do oralismo com a língua de sinais. Essa filosofia procura desenvolver todas as habilidades de comunicação.
Já a educação pela modalidade Bilíngue é uma proposta na qual as escolas garantem o acesso as duas línguas no contexto escolar. Essa é a proposta mais adequada para o ensino de crianças surdas, pois, consideram a língua de sinais como primeira língua e a partir dai ensinam o português na modalidade oral ou escrita. 
4- 	As políticas públicas são um conjunto de ações do Estado que se materializa através das administrações governamentais, ou seja, um projeto de governo com ações voltadas para setores específicos. O primeiro passo para que a educação do sujeito surdo ocorra de maneira significativa é a Educação Especial, onde a proposta para o aluno surdo é que sua educação seja no ensino regular, a partir dos princípios da educação inclusiva. Uma escola que não rotule nem segregue, mas que seja de qualidade para todos. 
	Os pressupostos inclusivos orientam que a educação tenha a perspectiva bilíngue, em que a língua de sinais seja a primeira língua. O professor intérprete é o profissional especializado para apoiar os alunos, sendo também essencial para a educação do sujeito surdo.

Continue navegando