Buscar

Banner apresentação FAURGS Mário com fundo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A EPS EM MOVIMENTO E A QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES DIABÉTICOS E HIPERTENSOS NO MUNICÍPIO DE XAMBIOÁ-TOCANTINS
Capacitar pacientes cadastrados no SISHIPERDIA, familiares de pacientes, gestores e profissionais de saúde da UBS a trabalhar a promoção de saúde e a prevenção de complicações do pacientes cardiopatas utilizando o processo educativo proposto pela EPS em Movimento.
 INTRODUÇÃO
OBJETIVO GERAL
 CONCLUSÃO
O envelhecimento da população é uma tendência mundial e com ele o aparecimento das Doenças do Aparelho Circulatório, dentre elas as Cardiopatias.
No município de Xambioá as cardiopatias constituem a primeira causa de Mortalidade Geral e ocupam a sexta posição no raking de internações.
Nesse viés, sabemos que os maiores fatores de risco para as doenças cardiovasculares são a Hipertensão Arterial e a Diabetes, que quando não diagnosticadas oportunamente e acompanhadas sistematicamente levam a complicações e a morte.
E foi a partir dessa constatação, ancorado na visão transformadora das ações de Educação Permanente em Movimento, que propomos uma Intervenção com a qualificação da Assistência.
 OBJETIVOS ESPECIFICOS
 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
A avaliação dos resultados será efetuada através do monitoramento dos Sistemas de Informações com base nos indicadores propostos preliminarmente , bem como de outros indicadores/parâmetros propostos pelos atores envolvidos no processo.
Com o presente projeto, esperamos qualificar a Assistência aos portadores de DCNT, especialmente o cuidado ao portador de cardiopatias de forma que esse se dê de forma consensual e dialogada, com foco na absorção de novas tecnologias, com reflexão avaliativa acerca dos resultados esperados/alcançados e respeito às diferenças e às novas formas de promover cuidado. Esperamos principalmente reduzir de forma substancial as taxas de internação e de óbitos em decorrência dessas doenças.
 REFERENCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
Organização Pan-Americana da Saúde. Linhas de cuidado: hipertensão arterial e diabetes. / Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2010. 232 p.: il.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE MINS GERAIS. Saúde do Adulto: Linha-Guia de Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e Doença Renal Crônica. 3 ed. Atualizada. Belo Horizonte, 2013.
Estratégias
a)Realizar capacitação sobre Linhas de Cuidados Integrais para os usuários do Programa HIPERDIA/e-SUS;
b)Proporcionar educação em serviço e educação permanente às equipes de saúde da família/Atenção Básica e NASF;
c)Promover encontro entre familiares, pacientes, gestores, profissionais de saúde para reformulação dos protocolos clínicos existentes e Linhas de Cuidado Integral;
d)Atualizar o Cadastro das Famílias no e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB com o respectivo mapeamento das microáreas, com classificação de risco/vulnerabilidade de cada família e com especificações acerca dos componentes acometidos por doenças crônicas ;
e) Definir os indicadores/parâmetros mensuráveis para avaliação da melhoria do cuidado integral aos pacientes do Programa HIPERDIA/ e-SUS além dos já propostos preliminarmente.
1-Aumentar a frequência de acompanhamento dos pacientes com DCNT, principalmente o Cardiopatia;
2-Reduzir as taxas de mortalidade por Doenças Cardiovasculares dentre elas as cardiopatias;
3-Reduzir as taxas de internação por complicações em pacientes portadores de Doenças Crônicas, dentre elas as cardiopatias;
4-Realizar Capacitações Semestrais sobre Linhas de Cuidados Integral a profissionais, Portadores de DANT/familiares com enfoque no autocuidado e incentivar ações de Educação Permanente em Saúde 
5-Realizar Supervisões Semestrais de avaliação dos indicadores relacionados as Doenças e Agravos Não Transmissíveis
COUTINHO, Mário Luiz Alves. 
Curso de Especialização Educação Permanente em Saúde em Movimento– EPS em Movimento – UFRGS
	Fases da Intervenção 2016	Jul	Ago	Set	Out	Nov	Dez
	Curso de Capacitação Linhas de Cuidados Integrais/autocuidados	X	X
	Levantamento da área técnica de Planejamento da SEMUS	X
	Supervisão da área Técnica de DCNT	X	X
	Reunião e roda de conversa com profissionais, pacientes/familiares e Gestores	X	X	X	X	X	X
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais