Buscar

Empreendedorismo editado

Prévia do material em texto

Missão: Atender com excelência às demandas de nossos clientes, com alimentos saudáveis e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Visão: Tornar- se uma empresa de alimentos reconhecida mundialmente.
Valores: Comprometimento, superação de resultados, melhoria continua.
Objetivo: Persuadir os clientes com foco em estudantes, professores, funcionários próximos à região, em busca de uma alimentação saudável e nutritiva a preço acessível.
Foco:
As tendências do setor alimentício são basicamente: sensações e prazer, saúde e bem-estar, praticidade e conveniência, confiança e qualidade, sustentabilidade e ética. Nosso negócio terá como foco as tendências de saúde e bem-estar, confiança e qualidade, e também a praticidade e conveniência que alguns de nossos recursos trazem.
Mercado com grandes oportunidades, devido a dificuldade de encontrar um local que proporcione uma alimentação de boa qualidade e saudável, e ao baixo número de concorrentes.
2.3 Estrutura organizacional e legal
Descrição legal
O restaurante terá personalidade jurídica, a partir do seu registro. Será uma empresa de sociedade limitada, na qual os 4 sócios terão o mesmo percentual da empresa 25%. Deverá ser mantido na mais perfeita condições de ordem e higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material. De acordo com a legislação paulista especificamente a portaria cvc-6/99do Centro de Vigilância Sanitária de Secretaria de estado de saúde.
Agência nacional de vigilância sanitária, por meio da resolução rdc nº 216 de 15/09/2004, determinou que todo estabelecimento de gêneros alimentícios deve ter um Responsável pelas atividades de manipulação de alimentos, o qual deverá ter comprovadamente participado de curso de capacitação no seguintes temas: - conta- minantes Alimentares; - doenças transmitidas por alimentos; - manipulação higiênica dos Alimentos; - Boa práticas.
Vigilância Sanitária
A Agência nacional de vigilância sanitária estabelece regras específicas para empresas que produzem e/ou manipulem alimentos, (resolução rdc n. 216, de 15/09/04, portarias no.1.428/ms; no. 326 - svs/ms de 30/07/97 e cvs-6/99), destacamos:
1 - controle de saúde dos funcionários: existem dois tipos de controle de saúde que devem ser realizados para os funcionários dos estabelecimentos que produzem e ou manipulam alimentos. 
a) o do ministério do trabalho através da nr-7 determina a realização do pcmso - programa de controle médico de saúde ocupacional, cujo objetivo é avaliar e prevenir as doenças adquiridas no exercício de cada profissão.
b) o controle de saúde clínico exigido pela vigilância sanitária, que objetiva a saúde do trabalhador e a sua condição para estar apto para o trabalho, não podendo ser portador de doença infeccioso ou parasitário.
2 - uso de água potável. Controle de água para consumo - obrigatório a existência de reservatório de água;
3 - controle integrado de vetores e pragas urbanas; 
4 - higiene pessoal e uniformização dos funcionários;
5 - higiene operacional dos funcionários (hábitos);
6 - higiene Ambiental (periodicidade de limpeza das instalações, utensílios, estoque e reservatório de água);
7 - elaborações de manual de Boas práticas de produção, 
manipulação e de prestação de serviços na área de Alimentos;
8 - implantar o procedimento operacional padronizado - pop, a ser adotado pelo estabelecimento.
Licença do Corpo de Bombeiros Militar 
Deve possuir a licença para funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros Militar. [Para essas empresas, o processo de vistoria passa a ser feito depois que o negócio estiver funcionando], que podem funcionar imediatamente após o registro. O Corpo de Bombeiros Militar pode realizar a qualquer tempo vistoria ou fiscalização, sempre devendo observar a fiscalização orientadora. 
Licença de Funcionamento
Os estabelecimentos que produzem e/ou manipulam alimentos, somente poderão funcionar no estado de são paulo, mediante licença de funcionamento e alvará expedido pela autoridade sanitária competente. para a concessão da licença e alvará, os estabelecimentos deverão estar cadastrados no cadastro municipal de vigilância sanitária – cmvs, do sistema estadual de vigilância sanitária – SEVISA.
Infraestrutura: A empresa contara com 2 andares , com um galpão de 200 metros quadrados, com depósito para armazenagem dos alimentos no próprio restaurante e local para guardar os produtos de higiene, banheiros feminino e masculino.

Continue navegando