Buscar

av de anatomia p

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603495405)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual estrutura em que o examinador deverá posicionar 2 dedos horizontalmente abaixo da clavícula, e com o dedo sensitivo no sulco deltopeitoral poderá sentir?
		
	
	Acrômio
	
	Espinha da Escápula
	
	Bolsa Subacromial
	 
	Processo Coracóide
	
	Articulação Acromioclavicular
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602927691)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em toda a superfície da pele existem receptores especializados para detectarem estímulos provenientes do meio externo, tais como, os quimiorreceptores, ligados ao olfato e paladar; os fotorreceptores, ligados à visão; as terminações livres; os termorreceptores, ligados à temperatura; e os mecanorreceptores, ligados ao tato e pressão. Na anatomia palpatória já que utilizamos a todo o momento o toque para reconhecer uma estrutura ou fazer uma avaliação, os mecanorreceptores são primordiais, e são encontrados na epiderme e derme. Dentro das características estudadas sobres os receptores de tato podemos afirmar:
		
	
	Os Corpúsculos de Meissner, atravessam a lâmina basal e penetram entre as células epiteliais, são mediadoras das sensações de dor, frio e calor.
	
	Os fusos neuromusculares, localizados em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
	 
	Os Corpúsculos de Meissner, localizados em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
	
	Os Corpúsculos de Vater-Pacini, localizados em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
	
	As terminações nervosas livres, localizadas em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602925557)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para nos auxiliar na palpação de um músculo, devemos solicitar um movimento do tipo_______________ para melhor sensibilidade e identificação da estrutura.
		
	
	Isométrico concêntrico
	
	passivo
	 
	isométrico
	
	isotônico concêntrico
	
	Isocinético
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602925558)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para palparmos uma região com considerável volume adiposo, devemos proceder com a palpação__________________, acompanhada de um melhor posicionamento a favor da gravidade.
		
	
	firme e forte
	
	rápida e profunda
	
	rápida e precisa.
	 
	lenta e gradativa
	
	lenta e superficial
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603660739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ATLETA QMC PROCUROU A CLÍNICA DE FISIOTERAPIA APÓS TER SOFRIDO UMA LUXAÇÃO ANTERIOR DO OMBRO ESQUERDO. NO EXAME DE IMAGEM FOI IDENTIFICADO UMA LESÃO NO MÚSCULO SUPRAESPINHAL. AO EXAME FÍSICO, O FISIOTERAPEUTA FEZ A PALPAÇÃO DESTE MÚSCULO PARA IDENTIFICAR A DOR DO ATLETA E POSTERIORMENTE TRATAR. COMO O FISIOTERAPEUTA REALIZOU ESTA PALPAÇÃO?
		
	
	O PACIENTE FICOU EM PÉ E O FISIOTERAPEUTA ATRÁS DELE, COM O DEDO SENSITIVO POSICIONADO ACIMA DA ESPINHA DA ESCÁPULA E SOLICITOU AO PACIENTE UM MOVIMENTO DE ROTAÇÃO INTERNA DE OMBRO.
	 
	O PACIENTE FICOU EM PÉ E O FISIOTERAPEUTA ATRÁS DELE, COM O DEDO SENSITIVO POSICIONADO ACIMA DA ESPINHA DA ESCÁPULA E SOLICITOU AO PACIENTE UM MOVIMENTO DE ABDUÇÃO DE OMBRO CURTA, CERCA DE 30º.
	
	O PACIENTE FICOU EM PÉ E O FISIOTERAPEUTA ATRÁS DELE, COM O DEDO SENSITIVO POSICIONADO ACIMA DA ESPINHA DA ESCÁPULA E SOLICITOU AO PACIENTE UM MOVIMENTO DE FLEXÃO DE OMBRO ACIMA DA CABEÇA.
	
	O PACIENTE FICOU EM PÉ E O FISIOTERAPEUTA ATRÁS DELE, COM O DEDO SENSITIVO POSICIONADO ABAIXO DA ESPINHA DA ESCÁPULA E SOLICITOU AO PACIENTE UM MOVIMENTO DE ABDUÃO DE OMBRO.
	
	O PACIENTE FICOU EM PÉ E O FISIOTERAPEUTA ATRÁS DELE, COM O DEDO SENSITIVO POSICIONADO ACIMA DA ESPINHA DA ESCÁPULA E SOLICITOU AO PACIENTE UM MOVIMENTO DE ABDUÇÃO DE OMBRO ACIMA DE 30º.
		
	1a Questão (Ref.: 201602922504)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A palpação do nervo ulnar se dá entre as seguintes estruturas:
		
	
	epicôndilo lateral do úmero e o músculo braquiorradial
	 
	epicôndilo medial do úmero e olecrano
	
	epicôndilo lateral do úmero e olecrano
	
	tubérculo maior e menor do úmero
	
	olecrano e o músculo tríceps sural
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603561391)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que corresponde a descrição correta da palpação do Músculo Redondo menor.
		
	
	Paciente em posição ortoestática ou sentado. Com a mão sensitiva, o examinador deverá localizar o ângulo inferior da escápula e posicionar três dedos inferiores na borda lateral ou axilar da escápula. Com a outra mão pela frente do paciente e na altura do punho medialmente, irá resistir ao movimento de rotação medial do braço.
	 
	Paciente em posição ortoestática ou sentado. O examinador traçará uma linha imaginária do ângulo da espinha da escápula em direção à axila, e posicionará dois dedos na borda lateral ou axilar. Com a outra mão, pela frente do paciente e na altura do punho lateralmente, irá resistir ao movimento de rotação lateral do braço.
	
	Paciente em posição ortoestática ou sentado. Com uma das mãos na altura do cotovelo do paciente o examinador resiste ao movimento de abdução do braço até 20°. O examinador palpa o musculo na fossa asupraespinal, e com seus dedos voltados para o acrômio. A cabeça do paciente deverá ser inclinada para o mesmo lado do exame para anular a ação muscular do trapézio.
	
	Paciente em decúbito dorsal ou sentado. O examinador primeiramente deverá localizar um espaço entre os músculos tríceps e bíceps braquial e colocar seus dedos sensitivos próximo a região axilar. Em seguida, solicitará ao paciente uma adução do braço contra a resistência do examinador, logo sentirá sob seus dedos uma pequena contração muscular.
	
	Paciente em posição ortoestática ou sentado. O paciente abduz o braço, e contra a resistência do examinador fará uma extensão do braço. Com os dedos polegar e indicador, examinará as margens anterior e posterior.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602922518)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisioterapeuta sentado de frente para o paciente com uma das mãos segurando a mão do paciente. O paciente fará um movimento de flexão do punho sobre o antebraço, que será resistido pelo terapeuta ao nível dos metacarpos. O tendão ficará proeminente em 1/3 distal do antebraço, medialmente a um tendão de outro músculo. Marque apenas a alternativa que indica o tendão que está sendo palpado na descrição acima:
		
	
	Flexor radial do carpo
	
	Flexor superficial dos dedos
	 
	Palmar longo
	
	Pronador redondo
	
	Flexor ulnar do carpo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603587991)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O músculo ________________ é palpável na borda externa (lateral) do antebraço, com o cotovelo em posição neutra, logo abaixo da linha intra-articular do cotovelo.
		
	
	Músculo peitoral
	
	Músculo supra espinhoso
	
	Músculo tríceps braquial
	
	Músculo grande dorsal
	 
	Músculo braquiorradial
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602963922)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante um atendimento em domicílio, um paciente estava utilizando a musculatura acessória da respiração. Identifique o músculo no tórax que possivelmente esteja envolvido e demonstre como você a palparia.
		
	
	m. subcostal externo
	
	m. glenoidal
	
	m. deltóide
	 
	m. peitoral menor
	
	m. peitoral maior
	1a Questão (Ref.: 201603479082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Demi Moore, 51 anos de idade, relata ter dores em região anterior de coxa esquerda, a dor manifesta-se durante a extensão do joelho, aumentando quando associado a esse movimentoa uma flexão de quadril. Para realizar a palpação deste músculo devo seguir pela origem e inserção do mesmo. Assinale a origem e inserção correspondente deste músculo.
		
	 
	Espinha ilíaca Ântero-superior e tendão quadricipital.
	
	Tubérculo púbico e espinha ilíaca antero superior.
	
	Trocânter maior do fêmur e epicôndilo medial do fêmur.
	
	Espinha ilíaca Ântero-inferior e tubérculo adutor.
	
	Terço proximal do fêmur e ligamento patelar.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603952613)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com as afirmativas abaixo, marque a alternativa correta quanto a Palpação do mm. flexores radial e ulnar do carpo.
		
	 
	Estratégia para palpação:Posicione o cotovelo do paciente em flexão de 90° e supinação do antebraço. Coloque uma das suas mãos sobre a palma da mão do paciente. Solicite que ele faça uma extensão do punho. Não resista a esse movimento. O tendão do m. flexor ulnar do carpo será localizado lateralmente (inserido na base do IIº osso metacarpal) e o tendão do m. extensor longo do polegar é medial (inserido no osso pisiforme).
	 
	Estratégia para palpação:Posicione o cotovelo do paciente em flexão de 90° e supinação do antebraço. Coloque uma das suas mãos sobre a palma da mão do paciente. Solicite que ele faça uma flexão do punho. Resista a esse movimento. O tendão do m. flexor radial do carpo será localizado lateralmente (inserido na base do IIº osso metacarpal) e o tendão do m. flexor ulnar do carpo é medial (inserido no osso pisiforme).
	
	Estratégia para palpação:Posicione o cotovelo do paciente em flexão de 120° e supinação do antebraço. Coloque uma das suas mãos sobre a palma da mão do paciente. Solicite que ele faça uma flexão do ombro. Resista a esse movimento. O tendão do m. flexor radial do carpo será localizado lateralmente (inserido na base do IIº osso metacarpal) e o tendão do m. flexor ulnar do carpo é medial (inserido no osso pisiforme).
	
	Estratégia para palpação:Posicione o ombro do paciente em flexão de 10° e supinação do antebraço. Coloque uma das suas mãos sobre a palma da mão do paciente. Solicite que ele faça uma flexão do punho. Resista a esse movimento. O tendão do m. flexor radial do carpo será localizado lateralmente (inserido na base do IIº osso metacarpal) e o tendão do m. flexor ulnar do carpo é medial (inserido no osso escafoide).
	
	Estratégia para palpação:Posicione o cotovelo do paciente em flexão de 90° e supinação do antebraço. Coloque uma das suas mãos sobre a palma da mão do paciente. Solicite que ele faça uma flexão do punho. Resista a esse movimento. O tendão do m. flexor radial do carpo será localizado medialmente(inserido na base do IIº osso metacarpal) e o tendão do m. flexor ulnar do carpo é lateralmente (inserido no osso pisiforme).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603949223)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a palpação dos músculos do membro superior, é importante utilizamos como referência o músculo braquiorradial para facilitar a localização dos seguintes músculos:
		
	 
	Bíceps braquial e tríceps braquial
	
	Extensor longo do polegar e extensor curto do polegar
	
	Flexor ulnar do carpo e extensor ulnar do carpo
	
	Braquial e bíceps braquial
	 
	Extensor radial longo do carpo e extensor radial curto do carpo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603949296)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na face anterior do punho, distalmente, podem ser palpados, sem dificuldade, os tendões dos seguintes músculos:
		
	
	Flexor profundo dos dedos e Palmar longo
	
	Extensor radial longo do carpo e extensor radial curto do carpo
	
	Palmar longo e pronador quadrado
	 
	Flexor radial do carpo e flexor ulnar do carpo
	
	Flexor ulnar do carpo e extensor ulnar do carpo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603768367)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente chega até você com uma forte dor no punho. Ao realizar o teste de Tinel na face anterior média do antebraço, ele sente uma dor irradiada na região tênar da mão e dedos laterais. Qual a estrutura nervosa você palparia?
		
	 
	Nervo mediano
	 
	Nervo musculocutâneo
	
	Nervo axilar
	
	Nervo radial
	
	Nervo ulnar
		
	1a Questão (Ref.: 201603914986)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sr. Gustavo 81 anos de idade, sofreu uma queda que resultou em um entrose do tornozelo direito. O paciente não apresentou fratura. Ao avaliar o tornozelo e pé direito observou-se uma sensibilidade aumentada no retro-pé e uma restrição de mobilidade no médio-pé. Cite as possíveis estruturas ósseas envolvidas no retropé e médiopé respectivamente.
		
	
	Escafóide e piramidal
	
	Talús e trapézio
	
	Fíbula e calcâneo
	
	Tibia e falange dista do primeiro metatarso
	 
	Tálus e cubóide
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602925070)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente em decúbito vental e examinador ao lado. Palpar primeiramente a borda lateral do sacro e em seguida o trocânter maior. Traçar uma linha imaginária entre as duas estruturas, e palpar profundamente com o dedo sensitivo. Com a outra mão no tornozelo do paciente, irá solicitar uma rotação lateral da coxa. Podemos afirma que pretende-se palpar o:
		
	 
	M. Reto da coxa.
	
	M. Glúteo máximo.
	 
	M. Piriforme.
	
	M. Isquiotibiais.
	
	M. Ileo-psoas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603652735)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No exame dos MMSS devemos abordar e investigar todas as estruturas que fazem parte do complexo desse segmento, pois podemos estar diante de várias afecções com sintomatologias semelhantes. ¿Paciente sentado com cotovelo apoiado na maca, e examinador de frente. Com uma de suas mãos na altura do punho do paciente em pronação, resistirá ao movimento de flexão do cotovelo com supinação do antebraço. Com o 2º e 3º dedos da outra mão na região anterior da articulação do cotovelo, perceberá o aparecimento da estrutura¿. A descrição acima refere-se a (o):
		
	
	Bíceps braquial cabeça curta
	 
	Tendão do bíceps braquial (distal)
	
	Tríceps braquial cabeça longa
	
	Nervo ulnar
	
	Tendão da cabeça longa do bíceps (porção proximal)
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603565697)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente em decúbito dorsal, com joelho extendido, com uma das mãos na face lateral do pé, o examinador resiste ao movimento de eversão do pé associada a flexão plantar. Com a mão sensitiva poderá palpá-lo na face lateral da perna e acompanhar seu tendão por trás do maléolo da fíbula.
		
	 
	Fibular longo
	
	Tibial anterior
	
	Gastrocnêmio
	
	Sóleo
	
	Extensor longo dos dedos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603952611)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com as afirmativas abaixo, marque a alternativa correta quanto a Palpação anterior dos processos transversos das vértebras de C2 a C7.
		
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo supraespinhal, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	 
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo infraespinhal, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	 
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo esternocleidomastóideo, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo esternocleidomastóideo, e realiza uma pressão no sentido lateral até sentir a barreira óssea no fêmur. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento:O terapeuta afasta o músculo deltoide, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.

Continue navegando