Buscar

Revisão ADM de Marketing AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Administração de Marketing
REVISÃO
A comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores – direta ou indiretamente - sobre os produtos e marcas que comercializam. O que representa a comunicação para a construção da marca, A comunicação é a "voz" da marca e o meio pelo qual ela estabelece um diálogo e constrói relacionamentos com os consumidores.
A importância do planejamento
Compreender a importância de criar e sustentar valor em forma de produtos e/ou serviços;
Identificar o processo de planejamento estratégico;
Desenvolver o planejamento de produto através do plano de marketing.
Marketing e valor para o cliente
Valor é o grau de benefício obtido como resultado da utilização e das experiências vividas com um produto. É a percepção do cliente e das demais partes interessadas sobre o grau de atendimento de suas necessidades, considerando-se as características e atributos do produto, seu preço, a facilidade de aquisição, de manutenção e de uso, ao longo de todo o seu ciclo de vida
Planejamento estratégico corporativo, em nível de divisão e de unidades estratégicas de negócios.
Planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. 
O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados. O planejamento estratégico ocorre em quatro níveis: corporativo, de divisão, de unidade de negócios e de produto.
Planejamento de produto: a natureza e o conteúdo de um plano de marketing
Definição da missão corporativa - Toda empresa deve ter uma missão que, com o decorrer do tempo, pode ser de pouca relevância ou até nebulosa, dependendo do lançamento de novos produtos ou não, por parte da empresa.
Estabelecimento de unidades estratégicas de negócios - procura satisfazer as necessidades dos clientes e, com isto, sempre lançar produtos que preencham essa satisfação.
Marketing de segmento - Normalmente são grandes grupos de compradores identificáveis em um mercado. Por exemplo: Fumantes ocasionais; Fumantes regulares e Fumantes habituais. No caso do nicho, representa um grupo mais restrito de compradores. Exemplo: Fumantes habituais com enfisema e Com excesso de peso.
David Aaker estabeleceu um modelo de planejamento da identidade da marca e considerou quatro perspectivas da identidade.
 Produto / organização / pessoas / símbolo
A marca é o nome, termo, símbolo, grupo de palavras ou letras, desenho ou combinação disso tudo, e ela esta composta por: 
Nome de marca é a parte da marca que ser reconhecida, mas não é verbalizável, tal como um símbolo, design exclusivo, cor ou letras próprias.
Posicionamento de mercado, segundo administração mercadológica é:
A imagem que a empresa deseja ocupar na mente dos consumidores
A respeito dos ambientes de marketing: O Microambiente descreve o relacionamento entre empresas e as forças que controlam este relacionamento. É algo mais local e a empresa pode exercer um nível de influência.
O posicionamento é uma estratégia de marketing que visa criar uma posição ou imagem na mente do consumidor que seja diferenciada em relação aos produtos oferecidos pela concorrência. Como ideia básica do conceito de posicionamento, a definição de um mercado alvo é fundamental para se obter a resposta desejada, e ainda, para mensurar os resultados quanto à imagem da marca.
Dentro do composto de marketing a variável que possui maior flexibilidade é o preço.
única variável útil para a segmentação é Comportamental.
Um dos principais desafios do profissional de marketing é desenvolver um conjunto de significados para que a marca se torne o principal ativo permanente da organização. São níveis de significados que podem englobar uma marca, segundo Kotler (1998): benefícios, atributos, valores associados à marca e personalidade. 
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando