Buscar

saude da mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307642710)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quais são as Fases do Ciclo ovariano:
		
	 
	Fase Proliferativa, Secretiva e Luteínica
	 
	Fase Folicular e Fase Luteinica
	
	Fase proliferativa e Fase Luteinica
	
	Fase Proliferativa e Secretiva
	
	Fase proliferativa, Secretiva e Folicular
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307652550)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A literatura clássica sempre classifica a marcha da gestante como "anserina". Leia as afirmativas abaixo e identifique com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
		
	 
	A marcha anserina da gestante consiste em aumento da base de suporte, rotação e obliquidade pélvicas e rotação interna do quadril
	 
	Na gestante, há aumento do tempo de apoio bipodal e redução do tempo de apoio unipodal.
	 
	A marcha anserina da gestante consiste em aumento da base de suporte, rotação e obliquidade pélvicas e rotação externa do quadril
	 
	A pressão plantar durante a marcha da gestante apresenta aumento de carga na região medial do pé e no antepé.
	 
	A pressão plantar durante a marcha da gestante apresenta aumento de carga na região lateral do pé e no retropé.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307314368)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: As mamas já passam por transformações durante a gestação para que sejam preparadas para a lactação após o nascimento do bebê. A mama pode ________________ de peso (entre 500 a 800g), as glândulas sebáceas se tornam dilatadas e recebem o nome de ___________________________ e a aréola torna-se mais pigmentada e escurecida. Durante o aleitamento, o hormônio ________________ estimula a produção de leite, enquanto o hormônio ________________ promove a ejeção do mesmo.
		
	
	aumentar, tubérculos de Montmartre, ocitocina, prolactina
	
	aumentar, tubérculos de Montgomery, ocitocina, prolactina
	 
	aumentar, tubérculos de Montgomery, prolactina, ocitocina
	
	aumentar, tubérculos de Montgomery, progesterona, estrógeno
	
	aumentar, tubérculos de Montmartre, prolactina, ocitocina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307726656)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A saúde e a doença estão intimamente relacionadas e constituem um processo cuja resultante está determinada pela atuação de fatores sociais, econômicos, culturais e históricos. Isso implica em afirmar que o perfil de saúde e doença varia no tempo e no espaço, de acordo com o grau de desenvolvimento econômico, social e humano de cada região (LAURELL, 1982). As mulheres em idade reprodutiva, ou seja, de 10 a 49 anos, são 58.404.409 e representam 65% do total da população feminina, conformando um segmento social importante para a elaboração das políticas de saúde. Segundo o Censo 2000 do IBGE, os adolescentes, indivíduos de 10 a 19 anos de idade, somam 35.287.282, em torno de 20% da população brasileira; esse mesmo censo evidenciou que a fecundidade das brasileiras de 15 a 19 anos de idade aumentou (BRASIL, 2004). Para tanto, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher deve expandir a atuação dos profissionais de saúde às adolescentes. Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	A presença de DST aumenta de três a cinco vezes o risco de transmissão do HIV. O professional de saúde deve considerar o potencial de atividade sexual e reprodutiva das adolescentes e que nessa etapa da vida há a dificuldade de negociar o uso do preservativo e portanto é mais fácil a prevenção tanto das DSTs, como da gravidez indesejada.
	 
	O professional da saúde que atua junto a adolescentes deve estar ciente que processos de comunicação pobres e pouco sensíveis, aliados à falta de estímulos e suportes sociais diversos, bem como a carência e a indisponibilidade de recursos materiais, dificultam atitudes mais seguras que visem a promoção da saúde, prevensão de DSTs e gravidez indesejada na adolescência.
	 
	É necessário que as estratégias de atenção à gravidez na adolescência contemplem, dentre outros, a heterogeneidade de adolescentes nos nichos culturais, sociais e familiares.
	 
	As ações de saúde junto a adolescentes deverá privilegiar os grupos de maior vulnerabilidade e deverá ser intensificada a atenção integral à saúde sexual e reprodutiva, apoiando essas famílias iniciantes com ações multisetoriais para o acesso igualitário a bens e serviços que promovam a qualidade de vida.
	 
	Durante a adolescência, são importantes as ações educativas e de redução da vulnerabilidade das adolescentes aos agravos à saúde sexual e reprodutiva. Assim, cabe aos serviços de saúde a prestação de uma assistência adequada e o desenvolvimento de ações educativas que abordem a sexualidade com informações claras e científicas, introduzindo gênero, classe social e as diferenças culturais de iniciação da vida sexual e reprodutiva.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307242636)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo de aleitamento materno, podemos afirmar a que a _____________________ é a principal causa de baixa produção de leite.
		
	 
	Sucção deficiente
	
	Hipomastia
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Herança familiar
	
	Baixa ingesta hídrica
		
	1a Questão (Ref.: 201307242750)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente 60 anos, costureira, G5P4A1, todos os partos normais com laceração cutâneo mucosa da fúrcula posterior da vulva, menopausa aos 57 anos, apresenta queixa de incontinência urinária associada a sensação de peso vaginal, como se tivesse uma bola saindo pela vagina. Ao exame ginecológico foi constatado histerocele grau 2. Responda: qual a etiologia da histerocele e qual o grau da ruptura perineal que esta paciente apresentou durante seus partos. Marque a alternativa correta.
		
	
	Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 3
	
	Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 2
	
	Debilitação nos elementos de contenção / ruptura perineal grau 2
	
	Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 1
	 
	Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 1
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307314501)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A conduta fisioterapêutica no puerpério imediato deverá ser pautada em condutas como: incentivo à deambulação pois promove eliminação de _______________ e evita (ou minimiza) a ocorrência de ______________ de membros inferiores; já a respiração __________________ possibilita melhora da capacidade respiratória e pode ser associada (na expiração) com a contração _________________ dos músculos abdominais.
		
	
	flatos; edema; diafragmática; concêntrica
	
	leite; edema; diafragmática; isométrica
	 
	flatos; edema; diafragmática; isométrica
	
	leite; edema; superficial; isométrica
	
	flatos; edema; superficial; concêntrica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307656310)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A bexiga neurogênica se refere à disfunção da bexiga urinária devido à doença do sistema nervoso central ou nervos periféricos envolvidos no controle da micção. A bexiga neurogênica pode ser hipoativa (incapaz de se contrair, não esvaziando adequadamente e/ou hiperativa (esvaziando por reflexos incontroláveis). Com base no texto, assinale a alternativa correta.
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda afirmação ocorre independente da primeiraafirmação.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda afirmação ocorre em consequência da primeira afirmação.
	
	As duas afirmações são falsa
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307816865)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresentava dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra).Aponte a resposta incorreta sobre o caso em questão.
		
	 
	A drenagem linfática manual e o uso de meias de compressão elástica durante o dia são excelentes estratégias para reduzir o edema em MMII.
	 
	A idade da gestante, o peso e o diabetes gestacional são fatores de risco para a ocorrência de HAS na gravidez.
	 
	O sobrepeso da gestante favorece à dor lombar que a mesma refere.
	 
	Ondas curtas na região lombar e massagem profunda para liberar fáscias parassacral são a melhor opção terapêutica que a fisioterapia dispõe para esse tipo de paciente.
	 
	Pompagem sacral e alongamento de piriforme e multífidus são excelentes abordagens para a gestante.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307725768)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em geral o ciclo menstrual é de 28 dias, porém algumas mulheres apresentam ciclos mais longos e/os outros distúrbios. O fisioterapeuta deve estar ciente das alterações ligadas ao ciclo menstrual e anotar todo tipo de informação ao realizar a avaliação fisioterapêutica. Leia o texto abaixo e complemente as lacunas com as informações corretas. A ______________ corresponde à primeira da menstruação, sendo que os primeiros ciclos são geralmente irregulares. A ______________ pode ocorrer por estresse, inanição ou obesidade, onde a paciente relata ______________ de menstruação. Quando a paciente descreve quadros dolorosos relacionados com a menstruação, diz-se que ela tem ______________ e o fisioterapeuta pode atuar com medidas analgésicas, técnicas respiratórias e de relaxamento. Em qualquer dos dois últimos casos o ginecologista deve ser contactado a fim de investigar a etiologia desses distúrbios.
		
	
	Menarca; amenorreia; abundância; dismenorreia.
	
	Amenorreia; menarca; abundância; menopausa.
	
	Amenorreia; menarca; ausência; menopausa.
	 
	Menarca; amenorreia; ausência; dismenorreia.
	
	Menopausa; tensão pré-menstrual; intervalos curtos; menorragia.
	1a Questão (Ref.: 201307223784)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As disfunções do assoalho pélvico da mulher constituem importante problema de Saúde Pública devido a sua prevalência, ao grande impacto na qualidade de vida e pelos elevados custos econômicos que comportam. Dentre as disfunções do assoalho pélvico, é possível citar:
		
	 
	Incontinência urinária, prolapso dos órgãos pélvicos, incontinência fecal.
	
	Incontinência urinária, dispareunia, incontinência fecal.
	
	Endometriose, menopausa, incontinência fecal.
	
	Incontinência fecal, prolapso dos órgãos pélvicos, menopausa.
	
	Prolapso dos órgãos pélvicos, menopausa e incontinência urinária.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307633483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos principais problemas vinculados a Taxa de mortalidade infantil no Brasil está vinculada a uma assistência inadequada a mulher em idade fértil, o que impacta na mortalidade neonatal precoce. Neste contexto, o governo lançou um novo paradigma do cuidado a gestante: a Rede Cegonha, com um investimento de mais de 9 bilhões de reais. Marque a opção correta:
		
	
	A Rede Cegonha somente poderá ser instituída nos municípios que estão inseridos na regionalização pelo Decreto 7508
	
	Cabe somente a instância estadual a execução dos projetos da rede cegonha, incluindo a assistência a Gestante
	
	Infelizmente o planejamento reprodutivo não participa da estratégia da rede cegonha
	 
	A rede garante a vinculação da gestante a unidade de referência, incluindo o transporte seguro
	
	A assistência compreende do pré natal até a criança completar 1 ano de idade
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307813709)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos tratamentos medicamentosos e cirúrgico para a perda urinária, indique a alternativa correta:
		
	
	uma das vantagens da terapia farmacologica é a ausencia de efeitos colaterais, podendo ser indicada para mulheres incontinentes em qualquer condição
	 
	A terapia farmacologica constitui importante recurso no tratamento de bexiga hiperativa, devido ao fato de que algumas drogas inibem os receptores muscarínicos da bexiga, provocando o relaxamento vesical
	
	A cirurgia é o primeiro recurso terapeutico indicado para o tratamento da incontinencia urinaria de urgencia, ja que esta condição da perda urinária apresenta pouco ou nenhum sucesso com a fisioterapia
	
	A terapia farmacologica é contraindicada nos casos de falencia esfincteriana intrínseca
	
	O tratamento medicamentoso é amplamente indicado para incontinencia urinaria de esforço e sindrome da bexiga hiperativa
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307242750)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente 60 anos, costureira, G5P4A1, todos os partos normais com laceração cutâneo mucosa da fúrcula posterior da vulva, menopausa aos 57 anos, apresenta queixa de incontinência urinária associada a sensação de peso vaginal, como se tivesse uma bola saindo pela vagina. Ao exame ginecológico foi constatado histerocele grau 2. Responda: qual a etiologia da histerocele e qual o grau da ruptura perineal que esta paciente apresentou durante seus partos. Marque a alternativa correta.
		
	
	Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 1
	
	Debilitação nos elementos de contenção / ruptura perineal grau 2
	
	Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 2
	 
	Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 1
	
	Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 3
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307717780)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Responda V para a alternativa verdadeira ou F para a falsa, corrigindo todas as alternativas falsas.
		
	
	A fase de esvaziamento miccional é caracterizada por maior pressão uretral em relação a pressão vesical.
	 
	O reflexo inibidor períneo detrusor é ativado através da contração da musculatura perineal.
	
	O córtex cerebral é responsável por inibir as contrações do músculo detrusor durante a fase de esvaziamento da micção.
	
	Durante a fase de enchimento miccional ocorre o predomínio do sistema nervoso parassimpático.
		
	1a Questão (Ref.: 201307812036)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Arnold Kegel, nos anos 50, foi um dos pioneiros nos estudos de reeducação da musculatura pélvica ao observar alterações dos músculos do períneo em suas pacientes. A partir daí, outros pesquisadores continuaram a estudar o tema e, o mais recentemente, observou-se que alterações musculoesqueléticas podem levar às disfunções sexuais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Na dispaurenia e no vaginismo a musculatura do assoalho pélvico encontra-se hipertônica, sendo necessário o relaxamento desses músculos; e a musculatura acessória (adutores de coxa,obturadores piriforme, glúteos, abdominais e lombares) deverá ser fortalecida.
	
	Acinesioterapia para a assoalho pélvico é empregada apenas para o fortalecimento de áreas hipotônicas.
	 
	Nos casos de disfunção sexual em que há transtorno do orgasmo, a cinesioterapia para o assoalho pélvico pode ser benéfica.
	
	Para pacientes que apresentam hipotonia dos músculos do assoalho pélvico, a cinesioterapia deve ser realizada, primeiramente, em posição ortostática.
	
	Para pacientes que apresentam hipertonia dos músculos do assoalho pélvico, a reeducação da musculatura deverá ser feita por meio de contrações sustentadas por, no mínimo, 10 minutos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307817981)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A influência da posição materna no segundo período do trabalho de parto tem sido discutida na literatura, devido às suas implicações negativas para o assoalho pélvico. Em relação ao parto vaginal, assinale a alternativa correta.
		
	
	O uso rotineiro de episiotomia não favorece traumas perineais mais severos.
	 
	O parto vaginal vertical tem maior eficiência e intensidade na força de contração uterina, além de diminuir o risco de compressão aorto-cava. Esses fatores contribuem para a diminuição do período expulsivo.
	
	A episiotomia é indicada apenas em casos de sofrimento fetal.
	
	A realização da episiotomia não está associada ao parto horizontal, somente ao vertical.
	
	A posição vertical da mulher em relação à horizontal parece constituir um desses fatores de influência negativa para o assoalho pélvico, já que a posição vertical pode prolongar o período expulsivo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307201415)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tratamento conservador mais importante para a incontinência de esforço é a fisioterapia dos músculos pélvicos descrita por _________________que também apresenta eficácia nas incontinências mistas ou de urgência.
		
	
	Frigel
	
	Doman Delacato
	
	Bobath
	 
	Kegel
	
	Kabat
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307653821)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Vários estudos demonstraram que um número significativo de pacientes em estados iniciais de câncer de mama não apresentavam comprometimento axilar" (BARACHO E., 2012). Diante desta observação, iniciou-se a técnica de cirurgia conservadora da axila, onde se pesquisa o linfonodo sentinela. Leia as afirmativas e marque a correta.
		
	
	A classificação do tumor relaciona-se diretamente com o status da pele, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, maior o comprometimento axilar.
	
	A classificação do tumor relaciona-se inversamente com o status inguinal, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, maior o comprometimento inguinal.
	
	O tamanho tumoral relaciona-se diretamente com o status inguinal, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, maior o comprometimento inguinal.
	
	O tamanho tumoral relaciona-se de maneira inversa com o status axilar, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, menos o comprometimento axilar.
	 
	O tamanho tumoral relaciona-se diretamente com o status axilar, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, maior o comprometimento axilar.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307271739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A tabela a seguir apresenta o número de internações anuais devido a quedas, segundo o sexo, na região Nordeste do Brasil, na faixa etária de 60 anos em diante, no período de 2007-2010.
Com base nos dados apresentados e na proposta da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), que visa à independência e autonomia dos idosos, pelo maior tempo possível, avalie as afirmações a seguir sobre a prevenção e a manutenção da sua saúde funcional.
I. É importante desenvolver estratégias de prevenção de quedas, especialmente para o sexo feminino, por ser o grupo de maior vulnerabilidade.
II. Devem-se adotar medidas para evitar as quedas que afetam o sexo feminino, uma vez que as mulheres tendem a cair mais do que os homens nessa faixa etária.
III. É preciso que a prevenção de quedas abranja ambos os sexos, tendo em vista o envelhecimento da população brasileira e os indicadores para o período analisado.
IV. Impõe-se a necessidade de proteger idosos do sexo masculino, por ser o grupo de maior vulnerabilidade, como apontam os indicadores do período analisado.
V. É fundamental que se evitem as quedas de idosos do sexo masculino, já que o índice de fraturas em homens é maior do que em mulheres.
É correto apenas o que se afirma: (ENADE 2013)
		
	 
	I, II e III.
	 
	III, IV e V
	 
	I, IV e V.
	 
	I, II e V.
	 
	II, III e IV.

Continue navegando