Buscar

RESUMO PSICODIAGNÓSTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICODIAGNÓSTICO
FUNDAMENTOS
- O psicodiagnóstico é realizado em um período de tempo limitado e cujo principal objetivo é conhecer características do sujeito avaliado para que recomendações e orientações condizentes com os objetivos específicos possam ser realizadas.
-É um processo científico que busca a coleta de informações, um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou não através da utilização de instrumentos adequados considerados válidos e precisos e passos predeterminados. É limitado no tempo pq se baseia em um contrato de trabalho estabelecido entre o paciente (responsável) e o psicólogo.
- É um processo técnico cientifico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do individuo com a sociedade, onde utiliza estratégias psicológicas (métodos, técnicas e instrumentos). 
ENTREVISTA
SELEÇÃO DE BATERIA DE TESTES
- FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS:
->Quem formula a solicitação: para saber a bateria mais adequada; 
->Idade cronológica do consultante: nem todos os testes são usados em todas as idades e a técnica de administração varia; as atividades lúdicas não são exclusivas para as crianças; 
->Nivel Sócio-Cultural do paciente e do seu grupo étnico: deve considerar que a instrução dada ao sujeito seja perfeitamente entendida; conduta da qual se espera a resposta dada seja habitual para o sujeito comum;
->Casos com deficiência sensorial ou comunicativa: pacientes com algum tipo de deficiência;
-> Momento vital: momento evolutivo no qual se encontra o sujeito
->Contexto Espaço-Temporal no qual se realiza: dispor de tempo; adaptar ao tempo estipulado;
->Elementos da Personalidade a Investigar
HORA DO JOGO
Um recurso técnico muito interessante que o psicólogo pode utilizar com crianças em uma entrevista diagnóstica. O objetivo de tal técnica é conhecer a realidade da criança a partir do seu brincar livre e espontâneo, já que a atividade lúdica é considerada uma forma de expressão das crianças, como de conflitos, desejos, fantasias, etc. Ou seja, a compreensão do mundo infantil é bastante complexa, então são necessários recursos apropriados para que haja uma compreensão mais eficiente desse mundo. Assim, a Hora do Jogo Diagnóstica é um meio pelo qual facilita a comunicação das crianças, sobretudo porque o brincar é universal, pois está presente em todas as culturas (embora haja variações de uma cultura para outra).
*HORA DO JOGO TERAPÊUTICA: ocorre continuamente e surgem novos aspectos e modificações estruturais devido a intervenção do terapeuta, cuja mediação ocorre por meio da linguagem verbal. 
*HORA DO JOGO DIAGNÓSTICA: tem começo, desenvolvimento e fim em si mesma, é precedida por entrevistas realizadas com os pais, mediada pela atividade lúdica, e cada hora do jogo diagnóstica representa uma experiência singular tanto para o psicólogo, como para a criança
DOCUMENTOS (Declaração, Atestado, Relatório ou laudo, Parecer)
-> Nenhum desses documentos substitui a entrevista de devolução;
-> o documento não pode ser entregue sem a entrevista de devolução.
->Apresentar redação bem estruturada e definida, expressando o que se quer comunicar.
->possibilitar a compreensão por quem o lê
-> frases e termos devem ser expressões próprias da linguagem profissional.
-> QUALIDADES DA COMUNICAÇÃO: CLAREZA: estrutura frasal, sequencia ou ordenamento adequado dos conteúdos; CONCISÃO: emprego da linguagem adequada, palavra exata e necessária; HARMONIA: correlação adequada das frases, no aspecto sonoro e ausência de cacofonias.
->a DECLARAÇÃO e o PARECER psicológico NÃO SÃO documentos decorrentes da avaliação psicológica.
5.1 DECLARAÇÃO: informa a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento, com finalidade de declarar COMPARECIMENTOS (do atendido ou acompanhante) e ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO e informar CONDIÇÕES DO ATENDIMENTO (tempo de acompanhamento, dias ou horários).
IMPORTANTE: NÃO DEVE SER FEITO O REGISTRO DE SINTOMAS, SITUAÇÕES OU ESTADOS PSICOLOGICOS.
5.2 ATESTADO: certifica uma determinada SITUAÇÃO OU ESTADO PSICOLÓGICO, afirmando CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS, com fins de justificar faltas, justificar aptidão para atividades especificas, solicitar afastamento e/ou dispensa.
IMPORTANTE: DEVE RESTRINGIR-SE À INFORMAÇÃO SOLICITADA PELO REQUERENTE
5.3 RELATÓRIO OU LAUDO: apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas/sociais/politicas/culturais pesquisadas no processo de av. psic. Apresentar procedimentos e conclusões gerados pelo processo da av. psi. relatando sobre o encaminhamento, intervenções, diagnostico, prognostico, evolução do caso, orientação e sugestão de proj. terapêutico.
IMPORTANTE: 
*Os termos técnicos utilizados devem estar acompanhados das explicações e/ou conceituação retiradas dos fund. Teórico/filosóficos.
*CONTEM 5 ITENS, no mínimo:
 -IDENTIFICAÇÃO: autor/relator; interessado; assunto
 -DESCRIÇÃO DA DEMANDA: narração das informações, motivos, razões e expectativas
- PROCEDIMENTO: descrever o procedimento adotado, recursos e instrumentos técnicos utilizados p coletar as informações necessárias
- ANÁLISE: exposição descritiva de forma metódica, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situações vividas 
- CONCLUSÃO: vai expor o resultado e/ou considerações a respeito de sua investigação a partir das referencias que subsidiaram o trabalho.
5.4 PARECER: FUNDAMENTADO e RESUMIDO sobre uma questão FOCAL do campo psicológico cujo resultado pode ser INDICATIVO ou CONCLUSIVO.
IMPORTANTE: APRESENTA RESPOSTA ESCLARECEDORA
- ENTREVISTA DE DEVOLUÇÃO (devolve as informações de forma organizada, devolve o que é dele)
-> se fala primeiro dos aspectos sadios e positivos para depois entrar naqueles que não “estão bem”
->nem tudo que aparece no material deve ser dito. Temos que “pesar”
->trabalhamos com contratransferência e transferenciaz
->Definição: Transmite os resultados do psicodiagnóstico de forma discriminada, organizada e dosada segundo o destinatário. 
->Objetivo: Transmitir uma informação; observar as reações diante da mesma e a capacidade para fazer insight; ultima oportunidade para o surgimento de elementos novos
->Pq o fazemos?: falar dos resultados significa que não se trata de algo terrível ou incurável; toda forma tende ao seu fechamento(GESTALT); reintegrar ao paciente aquilo que foi projetado por ele favorece uma boa separação e evita que se fique como depositário crônico do que cada paciente deixar; pq é uma experiência clinica de valor incalculável que nos dará o maior grau de segurança possível na delicada tarefa psicodiagnóstica
->com que material é feito?? Partimos do motivo manifesto da consulta -> descobrir motivo latente -> elaborar hipóteses provisórias -> selecionar bateria de testes projetivos e objetivos e entrevistas -> estudamos todo o material -> elaboramos hipóteses baseadas em todos esses dados -> tentaremos encontrar os aspectos sadios e adaptativos -> consideramos a díade transferência-contratransferência.

Outros materiais