Buscar

AVALIANDOS DE DIREITO Empresarial. IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1A QUESTÃO (REF.: 201402586959) AVALIANDO DE EMPRESARIAL.
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Atendendo as normas da recuperação judicial e falimentar, em relação ao comitê de credores pode-se afirmar, SALVO:
		
	
	Trata-se de um órgão onde a sua presidência decorrerá da indicação de seus próprios membros.
	
	Trata-se de um órgão que - dentre outras atribuições - fiscalizará a execução do plano de recuperação.
	 
	Trata-se de um órgão de constituição obrigatória na recuperação judicial.
	
	Trata-se de um órgão de constituição facultativa na recuperação judicial
	
	Trata-se de um órgão formado pelos credores do empresário em recuperação.
		
	 2a Questão (Ref.: 201402644369)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com as normas estabelecidas na Lei 11.101/2005 em relação a verificação e habilitação de créditos, analise as afirmativas abaixo e indique a alterativa correta: I - A verificação dos créditos será realizada pelo administrador judicial, com base nos livros contábeis e documentos comerciais e fiscais do devedor e nos documentos que lhe forem apresentados pelos credores, podendo contar com o auxílio de profissionais ou empresas especializadas. II - Na recuperação judicial, os titulares de créditos retardatários, excetuados os titulares de créditos derivados da relação de trabalho, terão direito a voto nas deliberações da assembléia-geral de credores. III - Os títulos e documentos que legitimam os créditos deverão ser exibidos no original ou por cópias autenticadas se estiverem juntados em outro processo.
		
	
	apenas I;
	
	apenas III;
	
	I, II e III;
	
	apenas II;
	 
	apenas a I e II;
		
	 3a Questão (Ref.: 201403569458)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Todas as alternativas abaixo são corretas, exceto:
		
	 
	Em relação às instituições financeiras, a Lei nº 11.101/2005 não se aplica apenas às instituições financeiras públicas, podendo ser aplicada às instituições financeiras privadas;
	
	nenhuma das alternativas anteriores.
	
	Não são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência, as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência;
	 
	É competente para deferir a recuperação judicial ou decretar a falência o juízo do local da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil;
	
	Não são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência, as obrigações a título gratuito;
		
	 4a Questão (Ref.: 201402693672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado
A respeito do Administrador Judicial, no âmbito da recuperação judicial, é correto afirmar que
		
	 
	o Administrador Judicial, pessoa física, pode ser formado em Engenharia.
	
	somente pode ser destituído pelo Juízo da Falência na hipótese de, após intimado, não apresentar, no prazo de 5 (cinco) dias, suas contas ou os relatórios previstos na Lei 11.101/2005.
	
	perceberá remuneração fixada pelo Comitê de Credores.
	
	será escolhido pela Assembleia Geral de Credores.
		
		 5a Questão (Ref.: 201403270811)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2009 - A Lei das Sociedades Anônimas estabelece padrões amplos e gerais no que tange aos atos caracterizadores de exercício abusivo de poder pelos acionistas controladores. PORQUE Tal critério normativo permite às autoridades administrativas e aos magistrados estabelecer outros atos lesivos que venham a ser praticados pelos controladores. Assinale, a alternativa CORRETA de acordo com a seguinte chave:
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	
	
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	1a Questão (Ref.: 201402644661)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as normas relativas a Recuperação Judicial, notadamente em relação a petição inicial, é incorreto afirmar que:
		
	
	em sendo o empresário ou sociedade empresária MicroEmpresa ou Empresa de Pequeno porte obrigatoriamente terão que utilizar o plano especial.
	
	A petição inicial de recuperação judicial será instruída com a exposição das causas concretas da situação patrimonial do devedor e das razões da crise econômico-financeira;
	
	deverá conter a certidão de regularidade do devedor no Registro Público de Empresas, o ato constitutivo atualizado e as atas de nomeação dos atuais administradores;
	 
	deverá conter as demonstrações contábeis relativas ao último exercício social e as levantadas especialmente para instruir o pedido, confeccionadas com estrita observância da legislação societária aplicável
	
	A petição inicial de recuperação judicial será instruída com a relação nominal completa dos credores, inclusive aqueles por obrigação de fazer ou de dar, com a indicação do endereço de cada um, a natureza, a classificação e o valor atualizado do crédito, discriminando sua origem, o regime dos respectivos vencimentos e a indicação dos registros contábeis de cada transação pendente;
		
	 2a Questão (Ref.: 201403156502)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com a Lei nº 11.101/05,  que trata da recuperação e da falência da empresa, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A recuperação judicial e a falência só podem ser requeridas pelo próprio devedor.
	 
	É requisito imprescidível para  o devedor requerer a recuperação judicial a comprovação de que exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que atenda aos demais requisitos determinados na Lei Falimentar.
	
	O devedor que se encontra em recuperação extrajudicial não poderá realizar outras modalidades de acordo privado com os credores.
	 
	A partir do deferimento do pedido de recuperação judicial o devedor disporá de 60 (sessenta) dias para apresentar o plano de recuperação judicial. Não cumprindo este prazo o juiz pode prorrogá-lo, de acordeo com a complexidade da massa falida.
		
	 3a Questão (Ref.: 201402644649)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as normas relativas a Recuperação Judicial, analise as afirmativas abaixo e indique a opção correta acerca de seus requisitos: I - Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos; II - o devedor não poderá solicitar recuperação judicial se há menos de 10 (dez) anos, obteve concessão de recuperação judicial com base no plano especial; III - para concessão de recuperação judicial, se o devedor já teve processo de falência, as suas obrigações devem ser declaradas extintas, por sentença transitada em julgado.
		
	
	apenas I
	
	apenas II
	 
	apenas I e III
	
	I, II e III
	
	apenas II e III
		
	 4a Questão (Ref.: 201403557801)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A sociedade empresária Monte Santo Embalagens Ltda. EPP requereu homologação de plano de recuperação extrajudicial, que continha, dentre outras, as seguintes disposições: i) estabelecia a produção de efeitos a partir da data de sua assinatura, exclusivamente em relação à modificação do valor de créditos dos credores signatários; ii) o pagamento antecipado de dívidas em relação aos credores com privilégio especial, justificando a necessidade em razão do fluxo de caixa; iii) a inclusão de credores enquadrados como microempresas e empresas de pequeno porte; iv) previa, como meio de recuperação, o trespasse de duas filiais. O devedor enviou carta a todos os credores sujeitos ao plano, domiciliados ou sediados no país, informando a distribuição do pedido, as condições do plano e o prazo para impugnação. Você, como advogado(a) de um desse credores, pretende impugnar a homologação porque o plano a ser homologado:
		
	
	só deve incluir, como meio de recuperação, o parcelamento ou abatimentode dívidas, com a incidência de juros fixos à taxa de 12% (doze por cento) ao ano.
	
	não pode incluir credores enquadrados como empresas de pequeno porte, porque está limitado às classes de credores com garantia real, com privilégio geral, quirografários e sub-quirografários
	
	não pode prever a produção de efeitos anteriores à sua homologação, ainda que exclusivamente em relação à modificação do valor de créditos dos credores signatários.
	 
	não pode contemplar o pagamento antecipado de dívidas nem tratamento desfavorável aos credores que a ele não estejam sujeitos.
		
	 5a Questão (Ref.: 201402644941)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta acerca da disciplina da recuperação judicial, extrajudicial e da falência do empresário e da sociedade empresária.
		
	
	O plano de recuperação judicial da microempresa e da empresa de pequeno porte abrange apenas créditos derivados da legislação do trabalho, créditos com garantia real e créditos tributários.
	
	O Comitê dos Credores é um órgão de constituição obrigatória.
	
	Para que seja deferido pedido de recuperação judicial formulado por sociedade cooperativa, será necessária a juntada dos documentos obrigatórios discriminados em legislação específica, além da demonstração do exercício da atividade econômica há mais de dois anos.
	 
	A decisão que concede a recuperação judicial desafia o recurso de agravo de instrumento, que pode ser interposto por qualquer credor ou pelo Ministério Público.
	
	O administrador judicial, auxiliar do juízo que participa da administração da empresa em recuperação judicial, deve ser necessariamente advogado, economista, administrador de empresas ou contador.

Continue navegando