Buscar

Antropologia e Relações Étnico-Raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
�
�
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA
CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
PROFESSORA: VALDENIA MENEGON
ALUNO(A): Laiane Pontes de Melo MATRICULA: 17101108
 ESTUDO DIRIGIDO – UNIDADE II
Faça a leitura do capítulo 2 do livro Cultura, saúde e doença de Cecil HELMAN, (4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003), disponível na biblioteca da FACEMA e responda:
De que modo, a forma, o tamanho e os adornos usados pelos seres humanos, podem transmitir informações sobre a posição da pessoa na sociedade?
R: O corpo humano carrega uma realidade social e física capaz de transmitir informações através do que vestimos, essas informações são percebidas com facilidade por quem nos olha na sociedade; por exemplo, se andarmos bem vestidos, as pessoas logo iram pensar que somos de um meio social de classe bastante elevada, mas se andarmos desarrumados a sociedade irá pensar que somos uma pessoa pobre, ou seja, ainda fazemos parte de uma sociedade em que a aparência física é fundamental para determinar sua função social.
Aponte os principais meios utilizados pelas pessoas para provocar mudanças artificiais no corpo.
R: Perfuração de orelhas, cirurgias plásticas, implante capilares, unhas e cílios postiços, tatuagens e implante mamário.
Faça a diferença entre corpos individuais e corpos sociais.
R: Cada ser humano tem simbolicamente dois corpos: individuais que é adquirido ao nascer (físico e psicológico), e os corpos sociais que pudesse dizer que é a essência da imagem corporal, através dos corpos sociais é possível interpretar experiencias físicas e psicológicas de cada individuo.
Busque gravuras e fotos na internet para representar as peles simbólicas e as distâncias que construímos entre os nossos corpos e os corpos alheios.
 
Explique o significa de self para a Psicologia e faça um comparativo com os selfs postados por nós nas redes sociais.
R: O conhecimento sobre si próprio é uma característica sobre “self”, podendo assim dizer que cada “eu” é constituído de aspectos conscientes e inconscientes, personalidade, pensamentos e sentimentos. Selfs, é observando e conhecer a si próprio, daí o termo quando tiramos nossa própria foto, ali mostra uma imagem que o próprio eu tirou, aquilo que é unicamente seu.
Explique como o interior do corpo ainda é um mistério para a maioria das pessoas.
R: Porque a maioria das pessoas tem um conhecimento limitado do corpo, e passa a vê-lo baseado em critérios de crenças voltado para o senso comum, e não de forma anatômica buscando conhece as funções dos órgãos, assim quando passam por enfermidades faz suas próprias autoavaliações resultando em automedicação.
Explique os principais modelos de corpo existente
Corpo como encanamento;
R: O corpo é concebido como uma série de cavidades ocas conectadas entre si por orifícios do corpo, uma série de canos e tubos, dentre dessas cavidades, representados, por exemplo, como estômago, peito, passa um fluxo interruptivel de substâncias que indica saúde.
Corpo visto como máquina;
R: Noção de que o corpo é uma máquina que precisa combustível renováveis para recarregar sua bateria. Esses combustíveis seria os tipos de alimentos e bebidas como chá e café que consumidos, esse termo é muito utilizado na sociedade ocidental, quando compara a mente humana com um computador.
Corpo desabilitado;
R: Um corpo ao qual falta parte de um membro ou membro completo, ou que possui um membro ou outro mecanismo corporal defeituoso,enquadrando-se um grande número de pessoas dependentes, do ponto de vista social, improdutivas economicamente.
O corpo composto;
R: Reposição de peças no corpo de um individuo, ex. órgãos transplantados, peças mecânicas de plásticos ou metais colocada no joelho, etc., contribuem positivamente e altera a imagem contemporânea do corpo.
Ciborgue
R: Fusões avançadas de seres humanos com máquinas, que auxiliam o indivíduo a continuar vivo, como incubadoras, aparelhos respiratórios.
Fazer uma análise sobre as principais crenças sobre o sangue.
R: No país de Gale, a menstruação era um processo que a mulher através da expulsão do sangue e como se fosse a ruindade em excesso saindo com o sangue, e as mulheres que não menstruasse eram boas; outra crença observada nos Estados Unidos está relacionada ao “sangue alto”, que eram pacientes de baixa renda podendo ser tanto negro quanto branco, visto que o sangue sobe e desce sem volume dependendo do que o indivíduo come ou bebe.
Observação: O trabalho deve obedecer às normas previstas no Manual de Elaboração de trabalhos acadêmicos da FACEMA, disponível no site: www.facema.edu.br

Outros materiais