Buscar

APRESENTAÇÃO AEC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEI
As leis são feitas para mostrar como o indivíduo realmente vem a agir de acordo com um código, como aprender a não mentir, a não assaltar e assim por diante. 
É uma regra de conduta que especifica as consequências de certas ações que “regem” o comportamento. 
Tradicionalmente o homem era encarado como uma criatura “responsável” que havia nascido ou adquirido um “conhecimento do certo e do errado”. Era então visto como responsável por suas ações e se violasse a lei, considerava-se justo que fosse punido. Às vezes o comportamento ilegal não é punido, ou não tão severo por ter sido cometido “no calor da paixão”, ou em obediência a um “impulso irresistível”, ou “sob circunstâncias atenuantes”. No ponto de vista tradicional o indivíduo não é responsável por suas ações sob essas circunstâncias. 
CONTRA CONTROLE
Skinner (1982) observa que, se o indivíduo tomar consciência deste processo que está ocorrendo ele será capaz de exercer o que Skinner chama de contra controle: O contra controle acontece quando os controlados passam a agir, e também possui um poder muito forte.
“Direitos humanos” é um exemplo pois tem efeitos que em geral são positivamente reforçadores e que denominamos bons. O homem tem os seus direitos no sentido de que fica limitado o poder que tem a agência governante de controla-lo. E defende esses direitos junto com os outros cidadãos quando resiste ao controle e luta por eles.
Da mesma forma agem com o seguro contra a miséria, que significa segurança contra os eventos aversivos que não são dispostos pela agência governante. O governo aumenta a segurança arranjando um ambiente no qual muitas consequências aversivas comuns não ocorram, no qual as consequências positivas sejam facilmente alcançadas, e no qual os estados de privação extremos sejam evitados. Esse governo naturalmente reforça o comportamento de apoiá-lo.

Outros materiais