Buscar

Revisão para AV2

Prévia do material em texto

Revisão para AV2
Considerando que em Jan/14 a inflação foi de 0,35% a.m., que Fev/14 foi de 0,30% a.m. e que Marco/14 a inflação foi de 0,45% a.m. Calcule o fator de correção referente ao mês de março?
Formula: 
Uma empresa pretende aplicar na produção de mercadorias 75.000 kgs de materiais diretos. Sendo o estoque final pretendido como margem de segurança de 10.000 kgs. Quantos kgs de materiais diretos a empresa deve adquirir se o estoque atual é de 15.000 kgs ? R: 60.000 kgs
Calcular também o Custo total “Caso “o custo unitário por kg de material direto for de R$ 7,00. R$ 525.000,00 reais
Na montagem do orçamento operacional, sabe-se por experiência d mercado, que normalmente uma parte das vendas a prazo, acaba não sendo recebidas por inadimplência dos clientes. Com base nisso e considerando os pressupostos teóricos assentados nos princípios da competência dos exercícios e da prudência é que a ciência contábil admite a constituição do PDD (Provisão de Devedores Duvidosos). Pergunta – se, por qual motivo deve-se constituir uma provisão?
R: Gerenciar melhor os resultados contábeis 
2) Sabesp reduz o orçamento e busca manter endividamento sobre controle. Empresa manterá controle de custos em 2015 com orçamento menor. Diretor afirma que a chuva dentro da média, garante abastecimento em 2015. A Sabesp manterá medidas de controle de custos em 2015. Com orçamento de custos menor que 2014, Enquanto enfrenta a crise hídrica no estado de São Paulo que pressiona negativamente seus resultados financeiros, assim com a empresa de fornecimento de agua e muitas ou outras empresas de diferentes recursos econômicos.
Sobre o orçamento empresarial, explique:
O que é orçamento?
 R: O Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro,
Qual o objetivo das empresas com a elaboração dos orçamentos?
R: estabelecer metas e objetivos
Quais vantagens dos orçamentos proporcionam as empresas?
R: Estabelecimento de metas claras, Compartilhamento da responsabilidade
Criação de uma base histórica de informações
Indicadores de Desempenho simples e acessíveis
Rápida identificação de desvios em relação as metas possibilitando ajustes em tempo
Quais desvantagens que o orçamento pode apresenta?
 R: Baseia-se em estimativas – sujeito a erros 
Plano de resultados por si só não garante o resultado projetado 
Custo de implantação e manutenção do sistema muita vezes não 
permite sua utilização plena por todas as empresas 
Os atrasos no levantamento dos dados pode prejudicar a 
implementação dos ajustes em tempo hábil 
Engessamento em demasia da empresa – o plano tem que ser 
seguido a qualquer custo! -, o que impede a criatividade e o 
empreendimento dos gestores setoriais e provoca conformismo, 
medo e insatisfação
3) Para entender o funcionamento dos sistemas existentes, dentro de uma organização, será necessário primeiramente entender seus significados e a relevância de seu surgimento.
Dentre as alternativas abaixo, qual melhor conceitua o sistema?
(5 alternativas) 
 R: Um conjunto de partes interdependentes que forma um todo interagente com o ambiente possuidor de objetivo comum as partes que o formam.
4) Uma empresa produz chapas de aço para construção civil. A empresa está realizando um orçamento anual para 2012 e pretende substituir as maquinas da marca X, pois tal equipamento está obsoleto, tem baixa produção e gera alto custo de manutenção.
Marque a seguir a opção que representa corretamente a tabela orçamentaria na qual deverá ser lançado o valor da venda de qual equipamento. Trata-se do ponto de partida para elaboração do orçamento empresarial?
 R: receitas extraoperacionais.
5) Dentro da estrutura do plano orçamentário, o orçamento que contém a maior parte das peças orçamentárias, por engloba todos os orçamentos das áreas administrativas, comercial e de produção, sendo equivalente na demonstração de resultados da empresa, as informações evidenciam as vendas. O custo dos produtos e as despesas administrativas e comercial é o orçamento:
(5 alternativas )
R: Operacional.
6) Os equipamentos são peças produzidas pela empresa para projetar o futuro e comparar dos dados efetivamente realizados com as projeções no que se diz a respeito aos tipos de orçamentos, assinale a alternativa correta:
( 5 alternativas )
R: O orçamento flexível diferencia os custos fixos dos variáveis ,constrói cenários e estipula diferentes níveis de atividades, o que facilita a análise das diferenç as entre projetado e realizado.
7) Destaque a fase do processo de elaboração do orçamento em que a empresa define o capital necessário para eventuais adequações de sua capacidade instalada:
(5 alternativas)
R: Plano de Investimentos em Ativo Permanente
8) Um orçamento de operações compreende um orçamento de produção. Recomenda-se a observação de alguns aspectos na elaboração do planejamento de produção, aos quais podemos apontar:
(5 alternativas)
R: um estreito relacionamento com a área de vendas e operações da organização; uma clara definição das responsabilidades e atribuições de planejamento a cada executivo da área de produção e uma coordenação efetiva entre a política de vendas, política de estoques e produção.
9) Julgue os itens seguintes referente ao orçamento empresarial, mercado de capitais e as informações gerenciais para tomada de decisões no ambiente empresarial. O orçamento de despesas administrativas da empresa está relacionada aos quantos necessários para gerir o negócio, incluindo a provisão para depreciação de moveis e utensílios, e os serviços profissionais de auditoria e consultorias.
(5 alternativas)
R: Certo.
10) O processo que envolve a avaliação e tomada de decisões em cenários prováveis, variando definir um plano para atingir uma situação futura desejada, com base nas informações sobre as variáveis ambientais pré- estabelecidas que configuram a situação atual é:
(5 alternativas)
R: Controladoria.
11) O orçamento geral é um resultado dos planos de uma empresa no qual são fixadas metas especificas de atividades de vendas, produção, distribuição e financiamentos, e que regra geral, culminam na elaboração das seguintes peças:
(5 alternativas)
R: Orçamento de caixa, projeção de resultados e balanço projetado.
12) Julgue os itens seguintes com a contabilidade gerencial e orçamento empresarial. O orçamento base ZERO não fornece informações detalhadas das receitas necessárias para cobrir os custos de manutenção de cada atividade da empresa, mas permite orientar os processos de produção de uma empresa conforme as alterações dos custos fixos e variáveis. Esta afirmação está:
(5 alternativas)
R: Errado.
13) Para que o planejamento das organizações possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação a ser dada as pessoas por meio de uma adequada comunicação da habilidade de liderança, motivação, e as relações administrativas que se refere as relações interpessoais dos administradores com seus subordinados, estamos falando da:
(5 alternativas)
R: Direção.
14) Um orçamento tem dois grandes objetivos. O primeiro, preparar a empresa para o futuro e prever investimentos, lançamentos de produtos e vendas para verificar como isso afetará a produção e o fluxo de caixa. O segundo objetivo é tentar controlar e reduzir as despesas do próximo período. Quando falamos em preparar a empresa para o futuro, os orçamentos são extremamente importantes e saudáveis. Como estamos falando do futuro com premissas, marque a alternativa correta em relação as vantagens da ferramenta do orçamento empresarial. I Fixação de objetivos e políticas para a empresa e suas unidades. II Com base em resultados econômicos e financiamentos projetados, importante decisões financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto. III Aumenta o grau de participação de todos os membros da administração na fixação de objetivos. IV Tende a melhorar a utilizaçãodos recursos. 
(5 alternativas)
R: As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
15) Na etapa conhecida como base de planejamento, são consideradas atividades que deverão ser envolvidas apenas nas alterativas:
(5 alternativas)
16) O procedimento que envolve as medidas de tomada pela administração para aumentar a probabilidade de que seus objetivos fixados sejam atingidas e que todas as partes da organização estejam trabalhando juntas na direção desses objetivos é o:
(5 alternativas)
R: controle orçamentário

Continue navegando