Buscar

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL EXERCICIO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
CEL0144_A2_201403200386_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: DENILSON DE OLIVEIRA PAULO
	Matrícula: 201403200386
	Disciplina: CEL0144 - PSICOLOGIA INSTITUC. 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
	
	
		1.
		A metodologia de análise das relações dentro da escola, espaço dinâmico onde se dá a prática do psicólogo escolar, foi a partir dos institucionalistas Bleger e Lapassade, visto que seus conceitos teóricos se aplicam dentro desta realidade. Com base nessas perspectivas, acredita-se que a escola deveria ser um lugar para o pensar, para a reflexão, para o saber. I- Os três níveis que a análise institucional de Lapassade considera como base da realidade social são: o do grupo, o da organização e o da instituição. II- Na conceituação de instituição, Lapassade distingue dois termos, O primeiro significa o que está estabelecido e que tem caráter de cristalização das formas de relação. O segundo refere-se ao movimento de criação e caracteriza-se como a capacidade de inventar novas formas de relação. São eles: instituido - instituinte; III- Na concepção de organização da vida social, criada pelo Estado, Lapassade atribui um lugar fundamental à burocracia, situando-a como uma questão política. Para ele a burocracia é: a organização da separação, e seu traço definidor é a forma de organização do poder, em que há uma alienação da condição de decisão sobre o fazer cotidiano, em favor de grupos que, embora em relação, não alinham seus interesses aos dos grupos ou indivíduos executores. Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	
	
	
	somente II e III
	
	
	somente I
	
	
	somente I e II
	
	 
	I, II e III
	
	
	somente I e III
	
	
	
		2.
		Em uma instituição deve-se considerar duas vertentes, o instituído e o instituinte, que significam respectivamente:
		
	
	
	
	
	momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições e/ tem uma conotação estática, cumpre um papel histórico-social, importante de regulação da sociedade.
	
	
	diz respeito às mudanças que vão ocorrer nas instituições e momento de estabilização das instituições.
	
	 
	momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições porque as leis, as normas e as pautas são padrões essenciais à vida em sociedade e/ movimento de transformação constante que tende a modificar, operar mutações, transmutações na realidade, dando origem a uma instituição, provocando rupturas nas instituições existentes.
	
	
	momento de transformação das instituições existentes e momento de estabelecimento de novas instiutições.
	
	
	diz respeito a uma potência, a um movimento de transformação constante que tende a modificar as instituições existentes e/ movimento inicial do processo de produção e criação de instituições.
	
	
		3.
		Lapassade utiliza o conceito, retirado da psicanálise, de contratransferência para se referir a contratransferência institucional o qual na análise institucional ficou denominada por :
		
	
	
	
	
	instituinte.
	
	
	neutralidade.
	
	
	implicação.
	
	 
	auto gestão.
	
	
	isolamento.
	
	
	
		4.
		Numa escola de ensino tradicional, que vinha apresentando problemas no processo de ensino/aprendizagem, depois de sofrer uma intervenção feita por um analista institucional, sua equipe escolar constata a necessidade de mudar seu modelo de ensino, afim de atender as demandas da comunidade escolar. Pode-se dizer que nessa dinâmica institucional a relação estabelecida está entre:
		
	
	
	
	 
	instituído e instituinte.
	
	
	instituição e organização.
	
	
	Estado e organização.
	
	
	grupo e instituição.
	
	
	grupo e organização.
	
	
		5.
		Na concepção de organização da vida social, criada pelo Estado, Lapassade atribui um lugar fundamental à burocracia, situando-a como uma questão política. Das afirmativas que se seguem, apenas uma não explicita a concepção de Burocracia de acordo com Lapassade:
		
	
	
	
	
	apresenta uma organização do poder constituindo-se numa relação de desiguais, quanto ao poder para definir o que deve ser feito.
	
	
	apresenta uma forma de organização do poder em que há uma alienação da condição de decisão sobre o fazer cotidiano em favor de grupos ou dirigentes.
	
	
	produz relações autoritárias, exclui determinados grupos quanto aos processos decisórios, explicitando a instituição da divisão do trabalho.
	
	
	apresenta um tipo de relação de poder que atravessa toda a vida social, desde as relações de produção até o lazer;
	
	 
	promove a igualdade de poder entre grupos de decisão e grupos de execução do fazer institucional.
	
	
		6.
		Como método de análise, a análise institucional redefine o conceito de instituição, que vem a ser? Marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Proposta de ação.
	
	
	Sofisticação.
	
	
	Intencionalidade.
	
	 
	Intervenção.
	
	
	Prognóstico.
	
	
	
		7.
		Lapassade concebe uma construção social da realidade a partir de uma inter-relação de três níveis ou instâncias: a) o grupo; b) a organização; c) o Estado. Na dinâmica dessa construção, Lapassade destaca o Estado no sistema social, que significa:
		
	
	
	
	
	a base da vida cotidiana, onde todas as relações sociais se estabelecem e cujo objetivo é manter a ordem, organizar o aprendizado e a produção.
	
	
	forma material muito variada que compreende desde um grande complexo organizacional tal como um ministério até um pequeno estabelecimento.
	
	
	grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que põem em efetividade, que concretizam, as opções que as instituições distribuem.
	
	 
	instituição propriamente dita, entendido como o conjunto de leis que regem a conduta social.
	
	
	elemento como instância de promoção, transmissão, reprodução ou transformação de valores, normas.
	
	
		8.
		Das afirmativas a seguir, apenas uma não se enquadra nos eixos que norteiam a proposta da Análise Institucional, que é :
		
	
	
	
	
	o papel do analista como desencadeador do processo de análise que deverá ser continuado, no dia a dia, pelos próprios agentes organizacionais.
	
	
	como método de análise, visa revelar nos grupos, o nível oculto de sua vida e funcionamento para um trabalho organizativo, sua libertação pela palavra, na direção da auto-análise, auto-gestão, autonomia;
	
	 
	intervenção de caráter político imediato, para garantir a manutenção da heteronomia, afim de que haja o cumprimento das regras pelos membros da instituição.
	
	
	rompimento das relações de poder rígidas e hierarquizadas.
	
	
	a explicitação da dimensão oculta das instituições nas ações cotidianas.

Continue navegando