Buscar

SISTEMA LIMBICO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA LÍMBICO
-circuito de Papez: emoções do corpo estão centradas numa via que passa pelo hipocampo, fornix, corpo mamilar, trato mamilo talâmico, tálamo, capsula interna, giro do cíngulo, giro para hipocampal, hipocampo. 
-as emoções dos seres vivos estão relacionados a essas estruturas em conjunto
-aos poucos foi percebido que não são só as emoções relacionadas com o sistema límbico, mas também a memória
-não são só as estruturas do circuito de Papez que estão relacionadas ao sistema límbico. São elas: Área orbito frontal, núcleo dorso medial do tálamo, amigdala. 
-tronco encefálico também está relacionado, mas serve como um efetuador da parte motora do sistema límbico
-Funções: comportamento emocional, informações que chegam no telencéfalo, chegam no ponto final, depois essa informação vai até as estruturas do sistema límbico, sendo processadas do ponto de vista emocional, mas também do ponto de vista de garantia de sobrevivência do individuo, relacionada com os instintos e também respostas do sistema nervoso autônomo (funções vegetativas). Relacionado também com a memória e a aprendizagem. 
-integração de todos os estímulos que entram no telencefalo, estímulos que entram trazem algum tipo de resposta da sobrevivência da espécie. 
-a amigdala está mais relacionada com as questões emocionais e o hipocampo está mais relacionado com a memória. 
-hipocampo: tipo de córtex cerebral primitivo, em quase todos os animais vertebrados, a área da umas fibras de substancia branca que vão em direção posterior e formam a fimbria do hipocampo que aos poucos começam a se agrupar e formam uma estrutura única que é o fornix. Quando chega na porção mais alta por cima do tálamo, as duas colunas posteriores do fornix se unem formando o corpo do fornix. Antes disso, tem uma comunicação entre as colunas que é chamado de comissura do fornix ou comissura do hipocampo, comunicação de um hipocampo com o outro lado. Depois se separam os dois lados do fornix na altura do forame interventricular chegando na altura do corpo mamilar.
**como que acontece a questão da memória?? Separação em 3 tipos: operacional (informações para fazer algum tipo de tarefa, curto prazo), recente (dura alguns dias, mas não se retém por muito tempo no cérebro), tardia (longo prazo)
- a memória operacional já foi descoberta que não está no hipocampo, ela normalmente está em conexões do córtex pre frontal, com as áreas efetoras do sistema límbico. 
-memoria curto prazo e longo prazo tem que passar pelo hipocampo para que possam ter alterações de plasticidade neuronal pra começarem a ser retidas. Passando pelo hipocampo, dependendo da importância começa a cair no circuito de Papez e a ser repetida varias vezes, fazendo com que a informação seja retida. Só que a retenção da memoria não acontece no hipocampo, a informação é retida em outras áreas, não tem uma especifica. Sabe-se que são retidas nos: 2/3 posteriores do giro do cíngulo, na parte posterior do giro para hipocampal, no córtex da região pre motora do lobo frontal, 
-o 1/3 anterior do giro do cíngulo está relacionado às emoções. Cingulectomia, lesão do giro do cíngulo, em pessoas muito agressivas.
-o hipocampo está logo a frente da amigdala. 
-a amigdala se conecta com o hipocampo e estimula que o circuito se repita dependendo da carga emocional que tal informação tenha. 
-a amigdala influencia, através das respostas emocionais, o hipocampo a armazenar mais ou menos determinada memória. 
-cortex entorrinal: ponto de entrada das informações que vão para o hipocampo, porta para o sistema límbico. É uma das regiões que primeiro é lesionada no Alzhameir. 
-existem conexões além do circuito de Papez que se relacionam ao sistema límbico. 
-no centro de todo o sistema límbico está o hipotálamo, um dos principais centros controladores do sistema nervoso autônomo. Principal efetor das respostas que o sistema límbico da. Manda as informações para o tronco encefálico que distribui para os neurônios. 
-hipotálamo: coordenação e integração dos processos emocionais. 
-hipotálamo: ***sistema nervoso autônomo, emocional, centro da fome e saciedade, centro da sede
-tronco encefálico é relacionado ao sistema límbico, mas com sua porção final, que dá a atividade motora e resposta do SNA. 
-hipocampo: aprendizagem e memória
-amigdala: comportamento emocional
-resposta pode ter um caminho curto ou longo. Tálamo para amigdala, caminho curto. Áreas de associação do córtex, processamento de varias formas que chega na amigdala, caminho longo. 
-Teoria de Cannon-Bard: descreveu o estimulo da amigdala, exemplo do cachorro, ou corre ou luta. O organismo se prepara para manter a sobrevivência e isso se da por um estimulo que da amigdala vai ao hipotálamo e do hipotálamo para o tronco encefálico. Síndrome de emergência de Cannon, quando o corpo se prepara para responder a um estimulo que pode ser nocivo. Ocorre na via curta. 
-lesões da amigdala podem provocar comportamentos hiperssexualizados. Centro que coordena o sexo. 
-sistema mesolimbico: áreas do sistema límbico relacionadas ao prazer. Essas áreas são as áreas que provocam a adição a drogas e coisas que dão prazer. As áreas do sistema mesolimbico compreendem principalmente o córtex pre frontal ligado com um núcleo da base que esta entre a cabeça do núcleo caudado e o putamen, chamado de núcleo acumbens relacionado com uma porção do tronco encefálico chamada de área tegmentar ventral, que fica no fundo da fossa interpeduncular do mesencéfalo, logo depois da substancia negra. Comunicação do córtex pre frontal, achumbes e área tegmentar ventral, região responsável pela área da recompensa, áreas de prazer do cérebro. Área onde atuam as drogas. Quanto mais estimula essa área, vai perdendo neurônios e capacidade de excitabilidade dessa região, então precisa de doses cada vez maiores, estímulos maiores para conseguir a mesma resposta. 
-comissura das habênulas, relacionada ao sistema límbico, as habenulas elas servem como um inibidor da área do prazer.

Continue navegando