Buscar

Tipos de Potência e Motores Elétricos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

qual a parcela da potencia que nao realiza trabalho..
Potencia reativa
uma corrente que o motor absorve da rede quyando funciona..
Potencia nominal
potencia cuja o resultado é a multiplicao da tensao s=vi
Potencia aparente
afeta diretamente a sua velocidade
Numero de polos
O motor elétrico absorve energia elétrica da linha e a transforma em energia mecânica
Rendimento
MOTOR ASSÍNCRONO: Motor de indução, que pode ser trifásico ou monofásico, SOMENTE ALIMENTADO por CA (Corrente Alternada). Tem seu nome pelo seguinte fato: O estator, quando alimentado, induz uma corrente no rotor, que, pela Lei de Lenz, tende a se opor ao campo que o gerou. Desta forma, o campo gerado acompanha o campo gerador. Se a velocidade do rotor for igual a do campo gerador (ou também chamado campo magnético girante), a induçao no rotor é zero e o motor nao funciona. Esta diferença de velocidade é chamada ESCORREGAMENTO e normalmente é expressa em termos percentuais. Sua velocidade está ligada ao número de pares de polos. 
MOTOR SÍNCRONO: Como o seu nome diz, a velocidade do rotor é igual a velocidade do campo magnético girante, pois o campo do rotor NÃO DEPENDE do campo do estator. Pode ter o rotor alimentado ou composto por imans. Somente funciona em CA. Pode ser utilizado como gerador. 
MOTORES UNIVERSAIS: Podem ser utilizados em CA e CC e são normalmente o motor que encontramos em batedeiras, liquidificadores, aspiradores de pó, etc. A velocidade deste motor pode variar através do posicionamento de suas escovas ou através de variação de tensão no campo. A maioria dos elétrodomésticos utiliza este motor, a exceção da geladeira e maquina de lavar, que usam um motor assíncoro, com partida auxiliar a capacitor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais