Buscar

Mapa conceitual psicodiagnóstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caminham juntos pois, para a psicanálise, além da intervenção terapêutica a análise também é um procedimento científico; 
O psicólogo precisa formar dentro de si uma postura a partir daquilo que vivenciou para poder utilizar a metodologia científica no contexto do Psicodiagnóstico. O pesquisador necessita de vivências para poder utilizá-las como filtro e base teórica que é essencial no Psicodiagnóstico.
Beathryz Barcelos Monteiro
Matrícula: 201402504489
Campus: Sulacap
Psicodiagnóstico 
O Psicodiagnóstico interventivo caminha junto com o método psicanalítico, sendo considerados através de entrevista psicanalítica os fatos vividos pelo próprio indivíduo. 
Ocorre 
a 
discussão
 sobre unir ou não
 
a Psicologia com Psicanálise, onde há a luta para esclarecer que a mesma possui caráter cientifico e situação similar acontece com o Psicodiagnóstico que intitula a experiência, conforme construída no contexto de um estilo de ser em desenvolvimento mediante o relacionamento com o outro;
Surge a questão do valor do conhecimento, que depende principalmente da qualidade dos instrumentos utilizados, especificamente de sua validade e precisão, dada as dificuldades que o profissional encontra de relatar e definir tais instrumentos. 
Surge a necessidade de uma neutralidade entre a conduta do psicólogo e o relacionamento psicoterapêutico. O pesquisador (psicólogo) precisa por um lado ter vivencias com o cliente, para entender o contexto em que o mesmo está inserido, mas por outro lado, o lado psicanalítico, isso deve ser feito com neutralidade e imparcialidade. 
Nesse contexto segue a necessidade de validação do processo terapêutico com o psicodiagnóstico, onde ambos têm necessidade de objetividade e comprovação do conhecimento produzido. Esse tipo de validade fundada no acordo intersubjetivo entre paciente e profissional é denominada “member checks” 
Em relação a questões éticas, surge garantia de produção de um conhecimento de qualidade que requer domínio teórico, prática clínica e desenvolvimento pessoal e cultural do pesquisador.
Embora seja uma pratica antiga, ganhou identidade pr
ópria a partir dos anos 90
 e tem recebido atenção especial aos seus fundamentos epistemológicos e metodológicos.
Psicodiagnóstico interventivo clinico é o processo de intervenções feitas através de testes ou aplicações de testes que oferecem ao paciente devoluções durante todo o processo avaliativo e não somente ao seu final. 
Através da associação liv
re é que pode 
se investigar e descobrir múltiplas explicações para eventos únicos na vida do indivíduo e assim organizá-las e realizar intervenções dirigidas ao paciente com o objetivo de obter uma compreensão geral e profunda do indivíduo.

Continue navegando