Buscar

Teste de hipótese para a média

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA
DISCIPLINA: Bioestatística Experimental
PROFESSORA: Cristiane Albuquerque
ASSUNTO: Teste de hipótese para média
Exercício de Fixação
O tempo para transmitir 10 MB em determinada rede de computadores varia segundo um modelo normal, com média 7,4 seg e variância 1,3 seg². Depois de algumas mudanças na rede acredita-se numa redução no tempo de transmissão de dados, além de uma possível alteração na variabilidade. Foram realizados 10 ensaios independentes com um arquivo de 10 MB e foram anotados os tempos de transmissão, em segundos:
6,8 - 7,1 - 5,9 - 7,5 - 6,3 - 6,9 - 7,2 - 7,6 - 6,6 - 6,3
Existe evidência suficiente de que o tempo médio de transmissão foi reduzido? Use nível de significância de 1%.
Os registros dos últimos anos de um colégio atestam para calouros admitidos uma nota média 115 (teste vocacional). Para testar a hipóteses de que a média de uma nova turma é a mesma das turmas anteriores, retirou-se, ao acaso, uma amostra de 20 notas, obtendo-se média 118 e desvio padrão 20. Use (=0,05.
A percentagem média da receita municipal dos quase 600 municípios de um estado têm sido 7%. O governo pretende melhorar este índice e, para isso, está estudando alguns incentivos.
Para verificar os efeitos destes incentivos, sorteou 10 cidades e estudou quais seriam as percentagens investidas neles. Os resultados foram: 8, 10, 9, 11, 8, 12, 16, 9, 12, 10. Admitindo que estes números venham a ocorrer, os dados trazem evidência de melhoria? (Adote 5% de significância).

Outros materiais