Buscar

GESTÃO DE PROCESSOS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608233293)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gestão de processos (ou gestão por processos) é hoje uma realidade concreta e desejada por organizações em todo o país. A utilização de fluxogramas é antiga no mundo das organizações no país. Já nas décadas de 1950 e 1960 surgia o fluxograma como um instrumento útil no estudo e na ação das organizações. Contudo, o uso de fluxogramas na atual gestão de processos sofre restrições. Uma dessas restrições é:
		
	
	a natural dificuldade que funcionários de apoio têm na interpretação dos símbolos típicos dos fluxogramas.
	
	ter uma simbologia incompatível com a moderna gestão de processos, por serem compostos por um número expressivo de símbolos que poucos benefícios trazem, em geral, aos gestores.
	
	que, curiosamente, consultores e gestores têm certa aversão aos fluxogramas porque, em geral, eles apresentam longas rotinas que dificultam sua pronta análise e imediata simplificação.
	
	o fato de que os modernos manuais virtuais tornaram o fluxograma um instrumento obsoleto quando se deseja compreender o fluxo de pessoas e papéis num dado momento.
	 
	o fato de que não existe gestão de processos com a simples aplicação do fluxograma, pois ele apenas registra, na maioria dos modelos de fluxogramas, um único processo, e raramente menciona alguma correspondência com outros processos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608233002)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a medição de de indicadores nos Processos de Gestão Estratégica é INCORRETO afirmar:
		
	 
	A medição serve para: controle, previsão, estimativa, tomada de decisão, identificação de problemas, solução de problemas, avaliação de melhoramentos (monitoramento da implantação da estratégia, ¿feedback¿ contínuo, parte do processo gerencial)
	
	A medição é o único mecanismo que nos permite saber se estamos removendo sistematicamente as causas comuns e especiais dos erros de nossos sistemas e processos, a uma velocidade razoável.
	 
	O sistema de medição de uma organização é como o painel de instrumentos de um avião. Cada instrumento indica uma variável. O piloto utiliza apenas uma medição para conduzir bem o avião, não há necessidade de várias.
	
	A medição pode ser utilizada de maneira eficaz para impulsionar e motivar a melhoria da performance.
	
	Não se pode medir aquilo que não se pode definir operacional e conceitualmente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608232644)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das ferramentas abaixo NÃO é utilizada para uma análise mais específica e profunda de um processo, gerando um modelo do seu funcionamento?
		
	
	SIPOT
	
	Mapa de Processos
	
	Diagramas UML
	 
	Matriz SWOT
	
	IDEF0
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608233814)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre as diversas funções de um fluxograma é correto dizer que seu emprego visa:
		
	
	Utilizar símbolos para codificar uma linguagem que o cliente entenda e faça uso dele.
	
	Ajustar o tempo de execução das atividades tendo como prioridade deste os stakeholders.
	
	Eliminar fluxo hierárquico do processo tornando-o mais autônomo.
	
	Ampliar o processo tornando-o mais extensivo às partes interessadas.
	 
	Eliminar fases desnecessárias, analisa e racionaliza o processo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608233796)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João trabalha no departamento de compras de uma fábrica, diretamente na aquisição dos insumos necessários à produção dos produtos. Segundo a gestão por processos, o cliente dos insumos adquiridos por João - entendido como o próximo elemento da cadeia de valor - é:
		
	
	O setor financeiro, pois precisará gerar as duplicatas a receber, a fim de que acompanhia seja competitiva e agregue valor.
	 
	O setor de produção (cujo dono do processo é o engenheiro de produção) que utilizará os insumos como input, comandará a transformação destes insumos , e entregará um bem transformado (com valor adicionado) à próxima etapa.
	
	O cliente final da empresa, ou seja, o consumidor, pois todos atuam pensando em atendê-lo. Em processos, o cliente é sempre o consumidor final, não importa a etapa.
	
	A Diretoria de Operações, pois João atua na operação, diretamente no core business.
	
	A área Contábil (comandada pelo Contabilista), pois João compra e alguém terá que registrar.

Continue navegando