Buscar

Logica AV1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301980789)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No filme interativo do novo Fiat Idea Adventure, apresentado nas salas de cinemas, a sequência do filme era escolhida a partir do código enviado por SMS. Cada letra correspondia à escolha de uma sequência do filme. O sistema identificava a sequência mais votada e apresentava o filme escolhido. Complete corretamente: Apesar do grande sucesso, algumas pessoas não participaram porque ____
		
	
	apenas algumas operadoras estavam habilitadas a participar desse tipo de ação.
	
	é necessário o protocolo WAP para participar.
	
	apenas quem tem 3G no celular pode participar de promoções que envolvam códigos.
	
	apenas quem tem Bluetooth e está a curta distância da tela do cinema pôde participar.
	 
	não quiseram, ou estavam sem celular ou com problemas de cobertura, pois todos os celulares atualmente enviam SMS.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301980530)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O SMS permite diversas formas de interação. Os maiores estimuladores do uso de SMS são programas de televisão que propõem enquetes e votações a seus milhares de telespectadores. O SMS a partir de 2008 passou a ser utilizado pela classe D/E, e corresponde a 39% das mensagens enviadas no país. O SMS permite estratégias para campanhas promocionais, como por exemplo: "envie um SMS e concorra a prêmios" ou "envie uma frase e concorra". Essa estratégia do SMS, e que muitas vezes é paga pelo próprio consumidor, é conhecida como:
		
	
	MOBILE SITE
	
	MVNO
	 
	TEXT-TO-WIN
	
	MARKETING DE PROXIMIDADE
	 
	MMS
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301981543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 2012 a Clear, marca de xampu e condicionador da Unilever, realizou uma ação de publicidade nos aeroportos de Congonhas em São Paulo e em Recife para divulgar sua linha de xampus anticaspa. A ação era com máquinas tipo de venda automotizada de refrigerantes e cartazes espalhados pelos aeroportos informando que quem desejasse receber uma amostra grátis do produto, só precisavam enviar gratuitamente um SMS com a palavra "CLEAR" para o LA 30120 e retirar a amostra na máquina. Após o envio do SMS o usuário recebia uma mensagem "Clear Men agradece sua participação. Acesse www.clearanticaspa.com.br e saiba mais." Com base nas informações do case, podemos dizer que se trata de uma ação de:
		
	
	Storytelling
	 
	Mobile
	
	Crossmedia
	
	Outdoors
	
	Nova Mídia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301981551)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com a intenção de se aproximar do público jovem, durante os meses de junho a julho/2012, a Sprite realizou uma ação de mobile na Índia. Os principais objetivos eram: aumento da freqüência de compras do refrigerante e a aproximação da marca com o público-alvo. A promoção "Kholega Toh Milega", que contou com uma embalagem de edição especial, oferecia diversos prêmios. Para participar da promoção o consumidor de Sprite deveria enviar o pin code encontrado na embalagem via SMS para o número promocional divulgado. Com base no caso apresentado marque a alternativa que indica um aspecto positivo da utilização de Móbile Marketing nessa campanha:
		
	
	Alta audiência e baixa afinidade do mercado.
	 
	Interatividade e aproximação com o target.
	
	Alta Disperção frente aos esforços de comunicação.
	
	Custo de publicidade de massa baixo.
	
	Pouca aderência e baixa penetração entre os interessados.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301981558)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Basicamente existem três tipos de ações que podem ser realizadas com a tecnologia Bluetooth: Ações de Ponto Fixo, Ações de Ponto Móvel, Ações de Longo Alcance. Em todas essas ações existem algum tipo de limitador. Qual das opções abaixo não representa um limitador para as ações de comunicação realizadas por meio de tecnologia Bluetooth?
		
	
	Local e mobilidade do aparelho Bluetooth que emite o conteúdo publicitário.
	
	Disponibilidade do consumidor que recebe a transferência de dados pela tecnologia Bluetooth.
	 
	Barreiras físicas do local onde está sendo realizada a ação de publicidade
	
	Local e mobilidade dos aparelhos Bluetooth que recebem o conteúdo publicitário.
	 
	Tipo de clima local, alterações no ambiente como: tempo fechado, céu aberto entre outros.
		
	
	
	 
	
		
	 1a Questão (Ref.: 201301981587)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	Crosmedia diz respeito a todas as ações de propaganda convergentes para a internet. Esse tipo de estratégia objetiva se aproximar a mensagem do consumidor por meio da interatividade e dos processos colaborativos de formação de conteúdo.
	 
	A Crossmedia busca a sinergia entre os diversos esforços de comunicação de forma a construir uma percepção determinada no público alvo sobre os anunciantes.
	
	Para ser considerado uma ação de Crossmedia, a estratégia de comunicação deve estar inserida em no mínimo 3 meios diferentes com mensagens que se cruzam e se complementam dentro de um plano comum.
	
	Em uma estratégia de Crossmedia são considerados os meios de massa, assim com as ações de dirigidas, em um processo de comunicação integrado.
	
	Storytelling é um tipo de narrativa utilizado na publicidade para associar as marcas anunciantes a determinado conceitos/valores percebidos pelos clientes, por meio do envolvimento emocional destes com a própia narrativa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302563600)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A definição de uma hashtag é importante para
		
	
	dispersar a audiência de conteúdos em redes sociais.
	 
	publicação e recuperação de conversações nas re- des sociais.
	
	o design gráfico de redes sociais.
	
	um bom código de HTML.
	
	indexação de conteúdo em sites.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301981327)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Ricardo Cavallini "o consumidor torna-se um agente e não mais apenas um target. Gostando ou não, as empresas precisam conviver com esta realidade. Através da Internet, o consumidor é capaz de interagir de forma rápida, barata e assíncrona com outros consumidores e com as marcas. O consumidor vai de passivo a ativo, passando a tomar a iniciativa no relacionamento e ter voz ativa. Ele fala mais e é mais ouvido." Assinale abaixo os tipo de ações de marketing que usam a força de divulgação do consumidor.
		
	
	Bluetooth
	
	Site
	
	Email marketing
	 
	Blog
	
	Viral
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301981538)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O festival internacional de criatividade de Cannes (FRA) terá em 2012 uma categoria direcionada a premiar as melhores ações de publicidade para dispositivos móveis. O fato indica a importância que esse recurso vem tomando no mercado. Das opções abaixo, qual podemos destacar como uma ação de Mobile.
		
	
	Material impresso referindo-se a um produto geralmente dispoto no teto de redes de varejo, também conhecido como banderola.
	 
	Anúncio de Jornal com call to action (chamada para ação) referindo-se a aparelhos celulares.
	
	Mershandising em programa dominical de auditoria, da TV abert.
	 
	Recebimento de MMS de áudio com jungle sobre uma marca famosa de carros.
	
	Ações de PDV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302524662)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1) ¿A primeira coisa a se entender é que continuamos falando de marketing e de consumidores. Quando falamos de marketing digital e Internet, estamos falando sobre pessoas, suas histórias e seus desejos. Estamos falando sobre relacionamentos e necessidades a serem atendidas. É comum as empresas pensarem que porque estamos falando de Internet haja algo de novo no comportamento humano. É mais comum ainda que algumas pessoas difundam essasideias, como se a questão fosse a tecnologia e os recursos a serem utilizados. O consumidor é o mesmo, e seu comportamento on-line reflete os desejos e valores que ele traz de sua experiência na sociedade. As mudanças vêm da evolução do comportamento da sociedade, como no caso do novo código de defesa do consumidor, que deu um novo impulso ao desejo das pessoas por mais respeito e proteção na relação de consumo. O consumidor se sente mais amparado com o novo código e explora muito bem isso pela Internet.¿ (Torres, C. A bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2009. Pag. 62) Analisando o texto acima podemos concluir que: I - Identificar o que atrai e, mais importante, mobilizar o usuário na internet deve ser o ponto de partida para qualquer ação de marketing digital, uma vez que a linguagem e os canais a serem usados para cada público são diferentes. II - Um dos principais méritos do marketing digital é simplesmente chamar a atenção dos clientes, que tendem a agir de forma passiva frente às ferramentas digitais como redes sociais, blogs e sites de fabricantes. III - Entre os usos da internet pelas pessoas, destacam-se os seguintes: assistir a vídeos postados por outros usuários; acompanhar fóruns ou grupos de discussão on-line; visitar sites de relacionamento social; ler análises críticas dos consumidores; ler blogs; executar ou baixar músicas e filmes; escutar podcasts ¿ todos esses usos permitem algum tipo de ação de marketing digital. Estão corretas as assertivas
		
	 
	II e III apenas
	
	I apenas
	
	III apenas
	 
	I e III apenas
	
	II apenas
		
	
	
	 
	
		
	 1a Questão (Ref.: 201301981566)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Todo jogo é uma narrativa, assim como no cinema e nas novelas, a diferença esta no nível de interatividade permitida pelos jogos. Desse modo, para inserir uma mensagem, o criativo publicitário deve levar em consideração a natureza da narrativa. No famoso jogo do console Nintendo, o personagem Mário Bros é visto pelo jogador dentro de um contexto e distância no cenário. De que tipo de narrativa estamos falando.
		
	 
	Narrativa impessoal
	
	Narrativa Multiplayer
	
	Narrativa dinâmica
	 
	Narrativa em terceira pessoa
	
	Narrativa em primeira pessoa
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301981535)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Das opções de estratégias de Mobile, qual das situações descritas abaixo se caracteriza única e exclusivamente como uma ação de Click to Coupon?
		
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique para executar o download de diversos conteúdos.
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique para o usuário entrar para uma rede social.
	 
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique autorizar o usuário a ser cadastrado em um banco de dados.
	 
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique para obter algum tipo de desconto ou benefício.
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique para obter informações sobre uma promoção.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302517807)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Indique a seguir a única alternativa que apresenta a tríade do novo paradigma da comunicação na contemporaneidade.
		
	 
	Interatividade, Relevância, Experiência
	
	Cultura digital, Inteligência Coletiva, Convergência das Mídias
	 
	Crossmedia, Transmedia , Storytelling
	
	Cultura Participativa, Cultura de Nicho, Cultura Segmentada
	
	Documento escrito, Audiovisual e Informática
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301981531)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Das opções de estratégias de Mobile, qual das situações descritas abaixo se caracteriza única e exclusivamente como uma ação de Click to Call?
		
	
	Aquelas que ocorrem quando um usuário de internet solicita que seus contatos telefônicos integrem o banco de dados de terceiros.
	 
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de internet solicita que uma plataforma web (empresa ou insituição) entre em contato com um número cedido por ela própria.
	
	Aquelas que ocorrem quando um usuário de internet solicita o envio de determinado conteúdo de um website para seu e-mail pessoal.
	
	Aquelas que ocorrem quando um usuário de internet não autoriza o envio de determinado conteúdo de um website para um dispositivo móvel qualquer.
	 
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de internet autoriza o recebimento de SMS após o prenchimento de um formulário em uma webpágina.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301981569)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A agência de desenvolvimento de games a Aquiris criou para a marca de cremes dentais Colgate, um jogo que rodava dentro do Facebook. Neste game, um jogador era desafiado a realizar manobras com um mini skate que transformava a pia de um banheiro em um halfpipe (pista de skate em formato de U) radical. A cada manobra bem sucedida o personagem do game sofria intervenções gráficas que denotavam uma sensação extrema, ora de calor, ora de frio. Paralelamente a Colgate lançava um novo creme dental, diferenciado por gerar sensações de quentes e frias. Com base nas informações disponíveis, qual das opções abaixo não é um dos objetivos da Colgate com essa ação?
		
	
	Gerar uma experiência de marca positiva.
	 
	Lançar o novo produto para o mercado.
	 
	Ser percebida como uma marca tradicional.
	
	Aumentar as vendas.
	
	Ter presença em uma plataforma (Facebook) muito popular para o seu mercado alvo.
		
	
	
	 
	
		
	 1a Questão (Ref.: 201301981577)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O que são Games On Demand?
		
	 
	Jogos produzidos para atender uma demanda específica do mercado de jogos de console.
	 
	Jogos produzidos para atender uma demanda de um cliente que deseja ter para seus consumidores, jogos que possibilitem experiências com sua marca.
	
	Jogos produzidos para atender uma demanda de consumidores.
	
	Jogos multi meios, também conhecidos como franquias que tem como objetivo relacionar anunciantes e consumidores.
	
	Jogos pré-concebidos para uma demanda publicitária possível.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302524680)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿A ideia de meios de comunicação estanques foi erodida pelas tecnologias de comunicação e suas apropriações. Na cultura da convergência, velhas e novas mídias colidem, mídia corporativa e mídia alternativa se cruzam, o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis.¿ (JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009) A partir do comentário de Jenkins devemos encarar um planejamento de comunicação na era convergência como:
		
	
	Uma publicidade secundária; importando apenas a qualidade do produto e a do serviço e, portanto, é suficiente a propaganda boca-a-boca.
	 
	Uma publicidade que deva envolver redes sociais digitais, mensagens de texto para celulares e planos de fidelização.
	
	Uma publicidade que explore ao máximo promoções e lançamentos em banner e pop-ups, spam e Facebook.
	
	Uma publicidade que enfatize cada vez mais o preço e a proximidade entre o local de venda e o consumidor.
	
	Uma publicidade que deve reforçar com mais verba anúncios em grandes cadeias de televisão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301981542)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No ano de 2010, a Tesco, rede varejista de supermercado, surpreendeu o mundo publicitário ao trazer cartazes reproduzindo gôndolas de mercado, para dentro dos corredores das estações de metro na Coréia do Sul. O surpreendente não foi o envelopamento das paredes, mas a possibilidade de realizar compras por meio do celulare da tecnologia QR Code. Utilizando as suas câmeras fotográficas integradas, os consumidores podiam registrar pedidos com o celular, como nós fazemos ao colocar um produto no carrinho do mercado. Ao final de sua seleção, bastava encaminhar via celular o pedido ao mercado e pronto. Em questão de minutos eles recebiam seu pedido em suas residências. A ação de mídia indoor foi muito comentada no mercado publicitário, ganhou prêmio em Cannes e virou uma referencia de como uma boa idéia de publicidade faz muito bem para os negócios. Desse modo, como são chamadas as ações de publicidade que utilizam os recursos tecnológicos indicados acima.
		
	
	Crossmedia
	 
	Mobile
	
	Outdoors
	 
	Nova Mídia
	
	Storytelling
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302517806)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Indique a seguir a única alternativa que apresenta o termo usado quando uma mesma mensagem é levada para diversas mídias. O sentido básico deste termo é que uma pessoa pode acessar o mesmo conteúdo por diferentes meios. Isto é, o conteúdo (a mensagem) é distribuído através de diferentes mídias (o meio) para atingir o público (o receptor), mas tudo isso acontece sem que a mensagem tenha qualquer alteração de um meio para o outro.
		
	
	Storytelling
	 
	Transmedia
	
	Inteligência coletiva
	 
	Crossmedia
	
	Hipertexto
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301982406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a definição do conceito de memes, qual das opções abaixo é a correta.
		
	 
	Meme são idéias que se propagam pela internet como uma unidade de manisfestação cultural.
	
	Memes são os posts mais populares da internet, no Twiter conhecidos como Hashtag.
	
	Memes são imagens divertidas produzidas jornais de humor fora da internet.
	
	Manifestações de rua promovidas pela internet, também conhecidas como flashmob
	
	Tipo de comunicação viral utilizada pela publicidade para propagar anuncios.

Continue navegando