Buscar

TRABALHO DE CONT.MET.PRAT.ENSINO CRECHES E ED.INFANTIL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALUNA PATRÍCIA DOS SANTOS MORAIS OLIVEIRA
PROFESSORA ROZANI MARINS
TRABALHO DE CONT.MET.PRAT.ENSINO CRECHES E ED.INFANTIL
1-Qual o valor da brincadeira para a preservação e resgate da nossa cultura?
A brincadeira é muito importante para a construção cultural de uma criança, preservar e valorizar nossas brincadeiras e cantigas ajudam a conservar as lembranças da infância, pois é um ato prazeroso de viver e reviver valores afetivos e culturais.A criança que brinca com brincadeiras que nossos pais e avós brincavam, ela resgata o valor cultural e a importância que manter "viva" aquele ato cultural.
2-O que vocês aprenderam sobre ser criança a partir da leitura do texto?
Na leitura do texto eu aprendi que ser criança é ser como uma folha em branco que aos poucos vai se colorindo e tomando forma,o ensino é o pilar fundamental desse desenho, pois é com ele que novas formas vão surgindo e se recriando, sempre se renovando e apito para a "novidade". A criança não se adapta à nós, e sim nós nos a adaptamos a criança,sempre buscando a melhor forma que possa ser da criança aprender. 
3-Façam algumas sugestões a respeito de como a escola pode garantir o espaço e o tempo de liberdade para a brincadeira e o professor aprender a respeito do que é ser criança.
Toda criança tem o direito de brincar e é brincando que ela consegue se expressar e fazer novas amizades, pois é brincando que se aprende. As escolas podem garantir esse espaço, tanto nas horas do recreio, quanto em sala de aula, o professor tem que usar tudo que ele tem em volta, conseguir através da brincadeira ensinar de uma forma descontraída e mais prazerosa para a criança, com alegria e leveza a criança aprende a conviver e compartilhar com outras crianças, reconhecer seu espaço e respeitar limites.
4-Comente sobre sua infância e suas brincadeiras: Como era? Do que vocês têm mais saudades? O que existe e foi modificado e o que deixou de existir? O que dava mais prazer e alegria?
A minha infância foi muito alegre, as nossas brincadeiras eram sempre em grupos, geralmente era, pique - esconde, alerta cor, pique-bandeira, queimado entre outras. A melhor coisa foram as amizades construídas através das brincadeiras.
O que eu tenho mais saudade, é da união que existia entre meus amigos, todos nós juntos se divertindo e brincando, a minha brincadeira preferida que eu sinto muita saudade era pique - esconde.
Acho que o que deixou de existir, foi uma brincadeira que eu amava quando era criança, chamado "pula elástico", geralmente muito brincado por meninas,onde duas meninas seguravam um elástico grande com as pernas enquanto uma outra menina vazia uma sequência de pulos sem pisar no elástico. 
O que eu também nunca mais vi foi o jogo pião e a bolinha de gude meu irmão era ótimo em jogar esses; Ele sempre acertava todas.
A brincadeira que dava mais prazer e alegria era o jogo de tabuleiro, nós sempre nós reuníamos em casa aos finas de semana para jogar com os amigos os jogos de tabuleiros.
5-Vocês sabem do que seus pais e seus avós brincavam? Comente!
minha mãe brincou muito das cinco marias, para ela essa brincadeira era muito divertida, pois era feito da seguinte maneira, a criança tinha que lançar todas as "marias" para o alto e deixa-las onde caírem, enquanto isso, ela recolhe um das "marias",lançando de novo para cima e ao mesmo tempo recolhe um saquinho do chão.
Já o meu pai brincou muito de soltar pipa e jogar bola, ele brincava de pula carniça também, onde se formava uma pequena fileira de crianças agachadas e outra criança pulava por cima dela.
SÃO GONÇALO
 2017

Continue navegando