Buscar

Sociologia Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia Aplicada
ATIVIDADES DA AULA 1
1- Segundo (BOCK 202) A psicologia é uma ciência que se especializa não só na descoberta, mas na redescoberta. Explique o que você entendeu por Psicologia, diferencie psicologia comum e psicologia cientifica. Dê exemplos de Psicologia do Senso Comum e De Psicologia Ciência.
R- Psicologia refere-se ao estudo científico dos processos mentais e comportamento do ser humano. Por outro lado, o senso comum refere-se ao bom senso na prática clínica. Como você pode ver a diferença fundamental entre psicologia e senso comum decorre de sua fonte de conhecimento. A psicologia se baseia em ciência, compreensão teórica e pesquisas, mas o senso comum se baseia na experiência e raciocínio. Esta é a principal diferença entre as duas palavras. Ex de Senso Comum: quando uma pessoa atravessa uma avenida movimentada, Mesmo não dispondo de instrumentos, sabemos avaliar a distância e a velocidade de um veículo quando atravessamos a rua. Ex de Psicologia Científica: quando utilizamos termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”, estamos usando termos definidos pela Psicologia científica.
2. Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Descreva o que é subjetividade. 
R-Subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar, e fazer de cada um. Subjetividade nada mais é do que a maneira que o ser humano vai construindo suas idéias, opiniões, conforme seu desenvolvimento e suas experiências adquiridas com o convívio social e cultural, e essas idéias são construídas internamente a partir dessas relações e também da sua constituição biológica. E é a partir dai que o ser humano constrói suas manifestações afetivas e comportamentais.
ATIVIDADES DA AULA 2
1. Nos primórdios, o trabalho deu-se pela cooperação de marido e mulher, cooperação social no clã, nas famílias patriarcais, reunindo sob o mesmo teto, parentes, escravos ou servos, para desenvolver-se entre clãs da mesma tribo ou de tribos diferentes. Em suma, o trabalho sempre foi um fator estruturante da sociedade e da posição do indivíduo.
Após ler a aula 02:
 
 Descreva a importância dos relacionamentos no trabalho.
 R= Para ter um desempenho adequado e atingir bons resultados, os profissionais precisam estar motivados e felizes com o trabalho que realizam. os profissionais apontaram o bom relacionamento com as pessoas do trabalho, como o principal fator de motivação, seguidos por reconhecimento como bom profissional e fazer o que gosta. Trabalhar com pessoas que tornam a rotina das empresas mais agradável é sempre positivo. Como grande parte dos profissionais passam de 8 a 10 horas dentro das organizações, nada mais adequado do que prezar o bom relacionamento, seja entre os colaboradores, ou até mesmo entre profissional e gestor, tornando este período mais tranqüilo.
 Explique a psicologia organizacional.
De forma geral, a Psicologia Organizacional estuda o bem-estar, o desenvolvimento e a relação entre os funcionários dentro de uma empresa. Essas informações coletadas são a base para traçar formas de alcançar o melhor desempenho da empresa e maximizar as potencialidades dos seus funcionários.
Os conhecimentos da psicologia abrangem as relações humanas de uma forma geral, portanto podem ser utilizados em diferentes ambientes: família, relacionamento amoroso, escola, trabalho. Nesse contexto, podemos dizer que a Psicologia Organizacional é a responsável pelo entendimento das relações dentro de uma organização/empresa.
As empresas são formadas por recursos materiais e humanos, ambos importantes para seu funcionamento, porém, são as pessoas que tornam possíveis os processos e alcançam os resultados. Entender e aprimorar a relação entre os trabalhadores é essencial para o sucesso da empresa.
	ATIVIDADES DA AULA 3
1- Objetivando conhecer mais sobre a liderança e sua importância para a empresa, elabore um texto explicativo sobre as teorias de liderança apresentadas na aula. 
R- As organizações são constituídas por pessoas, com sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos a força do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança, entre outras dinâmicas que motivam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa. Existem três diferentes abordagens teóricas a respeito da liderança. São elas: Teoria 
de traços de personalidade: sintetizam as características de personalidade possuídas pelo líder, tais como: inteligência, otimismo, empatia, flexibilidade, comunicabilidade 
perspicácia, entusiasmo, criatividade etc.; 
A compreensão do que representa a liderança nos dias atuais exige o conhecimento 
prévio dos caminhos pelas quais passou as teorias administrativas ao longo do tempo. 
Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas. O administrador precisa conhecer a motivação humana e as ferramentas de gestão de pessoas que poderão auxiliar o líder na tomada de decisões em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram as equipes de trabalho. A principal ferramenta da gestão de pessoas é o aprendizado continuo que direciona o líder para o aprendizado organizacional, ou seja, é preciso que ele devolva a capacidade de promover educação/desenvolvimento com serviço de alta qualidade e dar abertura para a transmissão de informação, tanto no ambiente interno, quanto no externo, de maneira a permitir a participação dos colaboradores na tomada de decisões, atuando como educador, negociador, incentivador e coordenador.
2- Após verificar a existências de vários tipos de liderança apresentadas na aula 3. Explique a liderança que provavelmente você colocaria em prática em uma empresa, enquanto administrador.
R- A teoria que mais me chamou atenção foram as teorias situacionais, pois elas explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do principio que não existe um único estilo ou característica de liderança para alcançar a eficácia dos subordinados. O líder é capaz de se ajustar a um grupo de pessoas e sobre condições variadas. O líder pode assumi diversos tipos de liderança, levando em consideração as situações, assim poderá dar maior liberdade ou impor maior autoridade a seus subordinados. Sendo assim acredito que esta é a melhor forma de liderar um grupo já que ele é composto por indivíduos com diferentes formações, então se adaptar a s estas situações trará mais eficácia ao grupo.
ATIVIDADES DA AULA 4
A Psicologia social estuda como as pessoas são influenciadas e como se influenciam umas com as outras.
1- Segundo Braghirolli et al (2005), toda sociedade é formada por diferentes
grupos e organizações, assim atualmente o indivíduo faz parte de vários grupos
simultaneamente. Um dos temas preferidos pela psicologia social moderna é o estudo dos grupos.
Com base na afirmativa acima.
Disserte sobre as contribuições da Psicologia social para o trabalho em equipe.
R- A Psicologia Social fornece um conjunto de conhecimentos capaz de sustentar um conjunto de ações do psicólogo, no âmbito das relações de trabalho, psicólogo este que passa a ocupar o lugar de assessor, lugar que representa sua melhor posição na hierarquia empresarial desde então.
 Explique como ocorre o Processo de Socialização.
Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que só se encerra na morte, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se após o nascimento e desenvolve-se através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas bandasfavoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Em outras palavras, a Socialização é o processo de adquirir conhecimento social, é o processo que transforma o ser humano, de um ser biológico para um ser social.
Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .
Bons Estudos. 
Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Continue navegando