Buscar

Apol 4

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.”
 
                          CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, A22, 08/07/2012 (adaptado).
 
Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.
PORQUE
II - O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
Você acertou!
É necessário que a sociedade invista em pesquisa científica (I) sabendo que direta ou indiretamente resultará em aplicabilidades diversas por vezes inesperadas II.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Os resultados da ciência pura têm levado a aplicações de forma inesperada.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Falsa, pois está comprovado que a ciência pura tem contribuído significativamente para a solução de muitos problemas de ordem científica e tecnológica.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Falsa: sem investimento não há avanço científico nem tecnológico.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
 
Falsa, por razões citadas.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Na busca pela compreensão do que é ciência, a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum é necessária. Sobre essa temática análise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I - O conhecimento científico e o senso comum utilizam o método científico.
II - O senso comum é aquele conhecimento adquirido no dia a dia e que passa de geração a geração.
III - O objetivo do senso comum não é fornecer explicações sobre os princípios que estão por detrás de suas verdades.
É correto o que se afirma em;
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Você acertou!
O senso comum é o tipo de conhecimento utilizado no dia a dia, que é aprendido no cotidiano e que passa de geração a geração, permitindo que as pessoas realizem suas atividades. (...) Seu objetivo não é o de fornecer explicações, assim pode permanecer na contradição e incompletude. Para o senso comum não há necessidade de explicar os princípios que estão por detrás de suas verdades. (...) O traço mais apropriado para caracterizar a ciência em relação ao senso comum é o método.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Recentemente a Sociologia da Ciência buscou uma contraposição ao modelo positivista de se fazer ciência pregado pelo Círculo de Vienna. 
Sobre a visão atual da Sociologia da Ciência assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a opção correta.
 
(   ) A Sociologia da Ciência voltou-se para a compreensão da dimensão social da atividade científica, correlacionando esta atividade a outras esferas da vida social, como a política e a econômica, considerando-a como uma instituição social.
(   ) A Sociologia a Ciência explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos que são membros desse grupo social.
(   ) A Sociologia da Ciência considera a ciência como construída socialmente.
(   ) A Sociologia da Ciência entende que os fatos científicos são realidades puras, com caráter de verdade objetiva.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F, F
	
	B
	V, V, V, F
Você acertou!
Trigueiro (2009) explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos que são membros desse grupo social. Assim, as comunidades científicas são grupos sociais, com regras e características próprias que conferem à ciência, além dos seus aspectos cognitivos, elementos sociais na produção científica. Ao analisar esse processo, a Sociologia da Ciência levanta o debate sobre verdade científica e racionalidade técnico científica que buscam a neutralidade científica e ciência pura. Para os estudiosos, ao enfatizar as relações entre os pares da comunidade científica para explicar o modo como se organiza e se realiza a atividade científica, por meio da junção de elementos sociais, culturais e políticos na obtenção dos fatos científicos, a ciência passa a ser construída socialmente.
	
	C
	V, F, V, F
	
	D
	F, V, F, V
Questão 4/5 - Instituições e Organização do Estado
A partir da Revolução Industrial do século XVIII, países como os Estados Unidos e a França rapidamente criaram leis que concediam patentes aos seus inventores. Esta proteção às criações intelectuais (“Propriedade Industrial”) se justificavam por vários motivos. Sobre estas justificativas, observe atentamente as duas afirmativas abaixo e a eventual relação entre elas:
1ª) Já naquela época, o desenvolvimento de certas tecnologias podia se transformar em um investimento bastante caro e demorado, obrigando o titular da invenção a inserir no preço do produto final uma fração que lhe permitisse recuperar seu investimento com pesquisa e desenvolvimento. A patente era, então, uma garantia para este investimento.
Consequentemente...
2ª) O Brasil, que era um país basicamente agrícola, somente foi criar sua primeira lei de patentes na década de 1950, após as políticas de industrialização dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
 
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que
Nota: 20.0
	
	A
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	C
	A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	D
	A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
Você acertou!
A resposta correta é a letra “D”. Embora o Brasil fosse um país agrícola, foi um dos primeiros países do mundo a ter uma lei de patentes, já em 1808, com a chegada da família real. Isto se deveu ao fato de que, naquele momento, era o Brasil a capital do Império português, dada a invasão da metrópole pelas forças de Napoleão.
Questão 5/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Algo que é bem comum é constatar que empresas das quais se comprava produtos ou utilizava serviços deixaram de existir, ou seja, fecharam suas portas, encerraram suas atividades. Isso em momentos de crise econômica tem por si só uma justificativa, mas quando a economia não está recessiva, quando há produção e consumo de bens e serviços, ou seja, quando há crescimento, quais são as causas destes fechamentos? Segundo o site www.g1.com.br, pesquisa realizada pelo SEBRAE de São Paulo apontou as principais causas de fechamentos das empresas:
Confira algunserros dos novos empresários que levaram a seu fechamento:
1º. 46% dos empreendedores iniciaram o negócio sem conhecer hábitos de consumo dos clientes e o número de consumidores que teriam;
2º. 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir a empresa;
3º. 38% não sabiam quantos concorrentes enfrentariam.
 
Diante do exposto podemos afirmar que:
I – Quase um 1/3 dos entrevistados não realizaram pesquisas para conhecer hábitos de consumo de seus futuros clientes.
II – 46% dos entrevistados não devem ou não viram nas pesquisas uma fonte de busca de dados para transformar em informações que lhe permitissem tomar decisões mais acertadas.
III – Não conhecer o conceito de capital de giro e qual é o montante necessário para os meses iniciais da empresa levaram pouco mais de 1/3 dos entrevistados a cometerem erros que culminaram no fechamento de suas empresas.
IV – Acreditar que seu produto, serviço ou atendimento continha alguma inovação e que isso bastaria para superar os concorrentes e talvez por isso não tenham se preocupado em conhecê-los em termos de números/quantidade e suas formas de atuação.
V – Os fatores descritos como erros, dão conta de explicar a maior parte das causas de fechamento das empresas.
 
Assinale a alternativa que contenha as opções corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e V
	
	B
	IV e V apenas
	
	C
	II, III, IV e V
Você acertou!
Somente a alternativa 1 não está correta, não pela afirmação em si, mas pelo número, na verdade o correto é quase 50%. As outras guardam relação direto com os dados apresentados pela pesquisa do SEBRAE-SP apontando questões ligadas direta e indireta com os resultados da pesquisa. Cabe ao aluno refletir sobre o que está posto e perceber a coerência das afirmações e assinalar a opção C.
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas

Continue navegando

Outros materiais